Não é incomum dizer que os automóveis foram os grandes responsáveis pelo desenvolvimento dos seres humanos nos últimos tempos, não é mesmo? Pois é. Durante milhares e milhares de anos, os nossos ancestrais buscavam métodos para que a nossa estadia por aqui ficasse cada vez mais facilitada. E, veja bem! Até hoje, estamos conseguindo atingir esse objetivo.
Naqueles tempos, há milhares de anos atrás, os nossos primeiros ancestrais já davam sinais de que iriam se destacar para poderem sobreviver aos diversos acontecimentos (naturais ou não) que rondavam o nosso planeta. Como todo mundo já deve imaginar, os principais acontecimentos nesse sentido são, sem dúvida, a busca pela sobrevivência.
A Sobrevivência
E, nessa incessante busca pela sobrevivência, estão incluídos as caças para alimentação, bem como também a necessidade de se defender dos males da natureza, que eram os próprios fenômenos naturais, bem como, também, os ataques dos animais. E essas defesas eram feitas levando em conta os objetos disponíveis para tal. Sendo assim, era bastante normal, por exemplo, que lanças e machadinhas fossem fabricadas com o propósito da defesa própria, bem como, também, para caçar mais facilmente os alimentos.
E, com o passar do tempo, naturalmente, era esperado que as prioridades dos seres humanos mudassem. E, uma dessas novas prioridades era a possibilidade de carregar pesos inimagináveis. Um desses exemplos são as grandes e imponentes construções maias e astecas da América. Parecidas com as pirâmides egípcias, os historiadores vem quebrando a cabeça para tentar desvendar como os nativos americanos conseguiram construir tais monumentos sem a presença de uma tecnologia tão evoluída como nós possuímos hoje.
Só que, apesar de os carros terem sido os pioneiros em quesito de transporte, é evidente que o ser humano sempre teve ambições para lá de grandes. E isso se refletia, quase que totalmente, nos quesitos voltados para o carregamento de várias tonelagens de coisas. E, para isso, surgiram os caminhões. No nosso artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essas máquinas, bem como, também, algumas curiosidades sobre o Scania 113. Vamos lá?
Os Automóveis
Os automóveis podem ser descritos como sendo os carros, que são os veículos com bancos e quatro rodas que podem carregar até cinco pessoas dentro dele, além de um espaço no porta malas e, também, as motos, que são feitas para o deslocamento rápido de até duas pessoas.
A história do automóvel remonta desde os primórdios que a população começou a perceber as evoluções que o planeta começava a passar desde que os seres humanos começaram a descobrir as possibilidades existentes com uma produção artesanal das coisas: Eles apoiavam que era necessário que o mundo pudesse se industrializar de forma a atender diversos mercados, barateando os produtos e alcançando cada vez mais pessoas. E, com isso em mente, a humanidade caminhou a passos largos até a chegada da Revolução Industrial, fato que se concretizou a partir do século XVIII. Com a chegada da industrialização, primeiramente nos países europeus, o planeta começou a ter uma demanda de produtos que, além de fazer chegar a vários tipos de pessoas, ajudou também no barateamento de tais produtos, o que fortaleceu ainda mais a industrialização.
Só que, apesar de a industrialização chegar para a maioria dos produtos manufaturados, em um setor ela não chegou nem perto disso: estamos falando dos veículos. É lógico que, naquela época, a criação de veículos estava reservada apenas a alguns lugares específicos. Isso, no entanto, não era bom: os veículos, que não tinha muitas características de um veículo motorizado, eram fabricados de modo artesanal, sendo que um veículo saía pronto da linha de produção em 12 horas (ou seja, apenas dois carros por dia). Tal processo fazia com que o preço dos veículos atingisse níveis estratosféricos. Porém, um engenheiro estadunidense conhecido por Henry Ford chegou para mudar todo esse panorama.
A Chegada de Ford
Ele é bastante conhecido por acreditar que as pessoas trabalhavam bem a partir do momento que o seu trabalho fosse reconhecido. A partir daí, Ford começou a sua mudança com o pagamento de um salário que era bem superior ao pago pelas demais empresas. Ford pode ser considerado, também, como o primeiro empresário que acreditava que qualquer tipo de pessoa, independente se ela possuía ou não uma deficiência, poderia ser útil no trabalho, para alguma coisa.
E, assim, depois de mostrar os seus objetivos, Ford mostrou ao mundo não apenas um modelo acessível de veículo, que era o Ford T, mas uma nova maneira de trabalhar: estamos falando da Linha de Produção, que se caracteriza por uma extensa linha horizontal na fábrica, por onde o carro ia sendo montado por cada pessoa que era responsável por apenas uma área de trabalho. Isso fazia com que o tempo médio de preparação de um veículo caísse para incríveis quarenta segundos, o que, por tabela, fazia aumentar a produção de veículos e, por consequência, o preço diminuía e muito.
Com a chegada do Ford T, que foi o primeiro veículo construído pela fábrica e tinha o acessível preço de 900 dólares, a indústria automotiva pôde, finalmente, se firmar no mundo, com o surgimento de concorrentes da Ford que começaram a desenhar o formato do mercado de veículos no mundo todo. E, com o crescimento do estudo em torno dos veículos, nada mais justo do que investir também nos veículos mais pesados, não é mesmo? E foi justamente isso que ocorreu a partir de 1920.
Os Caminhões
Os caminhões, a partir da década de 1920, começaram a povoar as ruas, com a premissa de poder carregar grandes tonelagens de variados produtos, desde lixo a até mesmo o escoamento de grãos. Várias marcas surgiram nesse tempo, como a Volvo, a própria Ford, a Citroen, a Iveco, e, também, a Scania.
Essa última, talvez, seja a marca de caminhões mais famosa de todo o mundo. Isso porque a qualidade de seus veículos é reconhecida, praticamente, no mundo todo, facilitando ainda mais que ela seja conhecida em vários locais e a sua qualidade também seja cada vez melhorada.
Para conhecer um pouco mais sobre um dos modelos mais clássicos da Marca, o Scania 113, acesse o link abaixo:
https://blogdocaminhoneiro.com/2015/03/scania-113-um-futuro-classico/