Hoje em dia vemos a dependência que temos de transportes para percorrer longas distâncias e até mesmo algumas que são curtas mas que devido ao comodismo preferimos utilizar algum tipo de veículo. Isso se tornou comum para a vida de todos, tanto é que o número de veículos motorizados pelo mundo aumenta cada vez mais.
Isso ocorreu depois de muita descoberta ao longo dos anos, fazendo com que fosse acessível para muita gente. Comprar um carro, andar de avião, pegar um ônibus se tornou atividades bem comuns para a maioria das pessoas.
Esses veículos trouxeram muita poluição devido ao combustível que libera gases terríveis para atmosfera. Propagandas que tentam influenciar o uso de veículos públicos aumentaram muito, para que todos se conscientizassem que trem, metrô e ônibus seria a melhor opção.
Scania
Empresa muito conhecida por estar presente nas rodovias com grandes caminhões e ônibus. O que muitos não sabem é que a Scania também é uma produtora independente de motores a diesel que podem ser utilizados para outras máquinas. É uma marca Sueca, que possui sua sede em Södertälje na própria Suécia, já possui grandes instalações por diversos continentes como Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, não conseguindo se instalar na América do Norte por presença de marcas muito forte.
Distribuída por cerca de cem países com mais de trinta mil funcionários ela foi fundada em 1900 em uma cidade pequena do sul da Suécia chamadas de Malmo. Inicialmente a marca tinha outro nome, chamada de Maskinfabriks. Ao longo do tempo ela se associou e desfez diversas uniões, mas eram uniões pequenas, de empresas locais.
No ano de 2011 ela foi comprada pela Volks, o valor pago foi extremamente alto, chegando a quase sete milhões de euros. Essa união foi feita através de aquisições de parte majoritária das ações da empresa, alcançando assim 68,60% do direito a votos em todas as decisões tomadas.
Os produtos da Scania são bem tradicionais e começaram com caminhões, sendo o seu maior forte aqueles feitos para suportar pesos altos ou até mesmo extra altos. Depois que viram que seus motores deram muito certo, resolveram vendê-los separadamente para uso marítimos, industrial, máquinas agrícolas e até mesmo construção civis.
Com o tempo os caminhões de menor tonelagem também se tornam parte do portfólio da empresa e logo em seguida os ônibus ganharam a vez.
A fábrica passou anos exportando caminhões prontos da Suécia, sem sequer criar novas fábricas. A mudança só ocorreu em 1957, quando o primeiro caminhão foi produzido no Brasil. Depois disso foi expandido para México, Argentina, Holanda, Rússia e diversos outros ao longo do tempo.
O primeiro caminhão produzido foi comprado por um grande empresário da época chamado Ladair Michelon, sendo que até o dia de hoje é muito elogiado por fazer parte da construção do Transporte Rodoviário brasileiro.
Os chassis de ônibus e cavalos mecânicos fabricados no Brasil que eram produzidos nos anos 70 e 80 eram com capacidades bem altas, cerca de 40 toneladas para cima, sendo que somente nos anos 2000 que os modelos semi-pesados começaram a ser produzidos aqui.
Ônibus
Palavra latim que significa “para todos”. É um tipo veículo de transporte que consegue levar diversos passageiros de uma vez. O nome varia muito entre países e até mesmo entre regiões. Que começou a ser usada já no século XIX para transportes de passageiros feitos por cavalos, esses exercia a mesma função de um ônibus atual.
Para nós, no Brasil, a palavra original que era “omnibus” se tornou o popular ônibus que conhecemos. Em Portugal, mesmo sendo português também, o termo para designar o transporte coletivo lá é autocarro ou então camioneta. Ou seja, os diferentes lugares mesmo falando português possuem denominação diferente.
A história do ônibus começa na França com a intenção de transportar pessoas da cidade até o local de banhos públicos muito utilizados na época, porém apenas serviços combinados a uma carroça já típica. Que possuía mais bancos, feitos de madeira e depois começou a se tornar popular principalmente quando os carros não conseguiam transportar muitas pessoas.
Além de tudo foi fundamental para que o transporte público ganhasse força e principalmente que fosse implantado depois nos motores a diesel. Sendo fonte de renda de muitos empresários. Somente depois de alguns anos que algumas marcas começaram a perceber como seria esperto investir nesses modelos, a Scania foi uma delas.
Hoje em dia existe diversos tipos de ônibus, os mais simples para viagens dentro distâncias curtas, os mais modernos para viagens de média distância e os semi-leitos que as pessoas conseguem até mesmo dormir confortavelmente. Alguns ônibus também já possuem dois andares, wi-fi e outras modernidades.
Consumo de Ônibus Scania
Como um veículo de grande porte é comum que gaste um pouco mais do que um carro logicamente. Porém dependendo de todas as funcionalidades que o ônibus possui, o consumo aumenta. Além de que a falta de manutenção e simplesmente falta de revisões complicam esse aumento.
Alguns modelos da marca são destaques em economia, enquanto outros são o contrário. A marca no entanto tenta melhorar sempre esse quesito de seus modelos.