Não é novidade para ninguém que os carros fazem parte da nossa vida desde meados do fim do século XIX. Baseados em antigos veículos de tração animal, tais como a charrete ou a carroça, os carros nasceram da necessidade de o ser humano precisar se deslocar por vários caminhos para poder levar objetos de valor ou, até mesmo, as próprias pessoas para lugares mais distantes em pouco espaço de tempo.
Vale lembrar que, naquela época, já existia o trem de ferro, veículo que era o mais rápido daquela época, mesmo com as dificuldades impostas com o motor à vapor, que demandava uma grande mão de obra por parte das pessoas da época, por conta do uso de carvão para poder funcionar o motor e, por consequência, todo o trem.
Um dos maiores responsáveis pelo surgimento dos carros não é o ser humano em si, logicamente. Nesse sentido, um dos itens que mais colaborou para que os carros pudessem existir hoje foi, sem dúvida, a criação da roda, que aconteceu há milhares de anos atrás. Inicialmente, a roda foi concebida para que os seres humanos tivessem uma facilidade maior para poder levar objetos pesados de um lado para outro . Isso, segundo historiadores, foi o responsável por fazer com que as grandes rochas das imponentes pirâmides do Egito fossem carregadas dos locais distantes para onde estão localizadas hoje.
Os Carros Hoje
Podemos ver que comprar um carro não é uma tarefa fácil. Isso se deve, basicamente, por conta dos grandes riscos que corremos ao assumir um veículo: gastos com o pagamento, já que, em muitas vezes, não temos todo o dinheiro que é pedido por um carro (que costuma ser bastante caro no Brasil). As parcelas não são nada baratas e, ainda, os custos de manutenção que, dependendo do veículo, podem não ser muito baratas. Nesse caso, o que é recomendado é que se faça um balanço do que realmente é importante para você e se, em seu orçamento, cabe o financiamento de um carrinho para chamar de seu.
Deixando um pouco esses problemas de lado, não se pode esquecer que, hoje, os carros são muito importantes no mundo todo, embora o seu uso esteja sendo cada vez mais repensado e, em alguns sentidos, até rejeitado. Mas logicamente que a cultura automobilística ainda demorará muito tempo para poder se desvencilhar dos seres humanos.
Isso é dito pois existem diversas pessoas que amam a história dos carros, bem como, também, o efeito deles na sociedade moderna. Além disso, uma parcela da população é bastante apaixonada por modelos antigos de automóveis, e esse artigo trará alguns dos modelos de carros mais antigos do planeta. Confira:
Os Carros Mais Antigos Do Mundo
Os carros começaram a ser produzidos no planeta a partir da segunda metade do século XIX, com poucos modelos restritos apenas à grande elite das regiões norte-americanas. Para você ter uma ideia, um dos estados dos EUA tinha apenas dois carros, nos anos 1870 e, ainda assim, conseguiram causar um acidente. Nesse meio tempo, podemos imaginar que a tendência era que somente poucas pessoas teriam acesso aos automóveis. Só que eles não contavam com a astúcia e a atitude visionária que um engenheiro teria: Henry Ford.
O fundador da montadora de mesmo nome acreditava que os carros tinham que ser disponibilizados para todas as classes sociais e, com isso, estudou meios de fazer com que um projeto dessa dimensão fosse levado à sério.
Até que, no final do século XIX, Ford inaugura a sua primeira montadora dos EUA, com um novo conceito de produção (que até hoje é estudado e aplicado na maioria das empresas) e que, junto com esse conceito, revelou um automóvel com mais de cinco mil peças: o Ford T, que viria pelo preço “módico” de 900 dólares – o que Ford julgava ser bem acessível até mesmo para as camadas mais pobres – fazendo com o que o carro começasse a ficar popular regionalmente e mundialmente.
Ford T
O Ford T é, como já dito acima, o primeiro carro produzido e lançado pela Ford. Ele tinha como principal atrativo o preço, que era considerado popular. Com mais de cinco mil peças em sua composição, era um esforço de Henry Ford de fazer com que a moda dos veículos começasse a pegar entre as pessoas. Podendo comportar até cinco pessoas em seu interior, o Ford T se destacou justamente pelo preço e, também, por ser um carro com relativa facilidade de dirigir e de se consertar, também.
Tamanha foi a sua importância no mundo dos automóveis que ele é visto como um ícone do mundo automobilístico. No filme “Carros”, de 2006, o Ford T fez uma participação, sendo a personagem Lizzie a intérprete do simpático automóvel.
Fusca
Embora não seja um dos carros mais antigos do mundo, é claro que ele deveria estar nessa lista, pois a sua produção se iniciou durante a década de 1930 na Alemanha – e, também, porque o modelo entrou para a história da Volkswagen. Foi idealizado por Adolf Hitler, que queria um automóvel de qualidade para os alemães, haja vista que a Alemanha estava sofrendo uma grave crise econômica que estava condenando a sociedade.
Depois do lançamento do Fusca, a Volks começou a tentar expandir seu comércio pelo mundo, chegando ao Brasil em 1950. Aqui, o Fusca foi e ainda é um grande sucesso, tendo sempre um modelo a ser procurado nas revendedoras espalhadas pelo país.
Benz Patent Motorwagen
Um dos primeiros carros a serem projetados no planeta (o Ford T foi lançado somente em 1908), o Benz Motorwagen foi um protótipo datado de 1884, se consagrando como o primeiro modelo com motor à combustão interna. Ou seja, podemos dizer que foi um dos primeiros veículos que começaram a despontar com o uso de combustível fóssil para poder funcionar. Nesse sentido, o Benz serviu como uma tendência que fora seguida pelas montadoras nos anos seguintes, sendo seguida até hoje em partes, pois há grandes movimentos dentro da indústria automobilística para que se repense o uso de combustíveis fósseis em seus veículos, por conta de fatores ambientais.