Motor Variant 1700

Você já pensou em como os transportes vem evoluindo nos últimos anos? Nossos pais e avós nunca pensaram em possuir carros que fossem tão tecnológicos como os de hoje. lembra daquela velha Brasília ou então daquele Fusca que fez extremo sucesso e que era considerado muito inovador  em meados do século XX. a evolução dos automóveis em dúvida é algo que espanta aqueles que realmente estudam sobre o assunto.

Se reparamos a maioria dos processos de fabricação foram originalmente implementados em fábricas automobilística, o que levou sempre a vontade de aprimorar e trazer novos conceitos para o chão de fábrica.Quando falamos em processo de fabricação pensamos em fordismo e toyotismo e outros métodos que deixaram a indústria automobilística uma das mais avançadas do mundo.

Era Uma Vez O Automóvel

Inicialmente parecia um sonho com pequenas peças sendo inventadas, mas ainda não tinha a forma final do que seria o automóvel.A locomoção sempre foi precária e o ser humano sempre buscou melhorá-la para atingir novas culturas, povos e o que achasse necessário.

temos a ciência de que foram muitos anos até chegar em um modelo que atendesse a população de forma prática e contínua.

Na época das embarcações a locomoção terrestre era feita totalmente por tração animal. Imagina o trabalho que as pessoas não tinha para conseguir chegar até grandes distâncias, o tanto de paradas, além de precisar alimentar os animais e descansá-los. Por isso somente grandes distâncias com grandes porções de águas entre elas eram privilegiadas pelos navios.

Foram milhares de anos para que surgisse uma nova tecnologia que pudesse trazer mudanças significativas para a sociedade. Isso aconteceu em meados do século XVII, durante a Primeira Revolução Industrial, com a locomotiva a vapor, que apesar de ainda limitada conseguia suprir muita a necessidade de locomoção.

Quando pensamos em trem, logo temos a imagem dos trilhos, que prendem o trajeto deles a serem somente aquele e isso é prejudicial para uma locomoção plana. E isso os grandes inventores da época já tinham percebido e por isso já começaram a pensar em algo que fosse diferente.

O grande diferencial para o desenvolvimento do automóvel foi sem dúvida nenhuma o motor a combustão que o tornava compacto, rápido para o tamanho e interessante para algumas empresas. Isso trouxe o olho para grandes empresários como Henry Ford que desenvolveu sua fortuna em cima de um produto novo no mercado que todo mundo gostaria de ter. E vendo o quanto o mercado estava crescendo nesse aspecto, outras empresas como General Motors (atual Chevrolet) e Toyota propuseram novidades perante a Ford e ganharam espaço no mercado em velocidades altíssimas.

É claro que todo esse processo competitivo ajudou no desenvolvimento do automóvel como vemos hoje. Sempre surgia algum modelo novo que fosse melhor que o outro anterior. Aos poucos outras marcas foram fazendo história como a Volkswagen e ganhando espaço em pátios de diversos países, ao ponto de conseguir adquirir outras marcas importantes.

Volkswagen

É uma empresa alemã de veículos que surgiu principalmente pela ajuda do governo um pouco antes da Segunda Guerra Mundial, sua localização na cidade de Wolfsburg e hoje em dia é apenas mais uma marca dentre várias do Grupo Volkswagen.

Com crescimento acelerado que teve nas últimas décadas do século 20 a Volkswagen,adquiriu marcas importantíssimas como Audi, Lamborghini, Ducati e Porsche. não satisfeita a própria marca começou a produzir ônibus e caminhões e logo depois comprou a Scania e a marca americana MAN. Foram processos de negociação com valores altíssimos, principalmente a Porsche que é uma marca de carros muito famosa pelos carros luxuosos que fabrica.

No Brasil, a Volks conseguiu se estabelecer depois de alguns incentivos do governo de Juscelino Kubitschek. Primeiro ela trouxe alguns modelos apenas para vendas e aos poucos foi trazendo a sua fábrica para montar um carro inteiramente aqui. Você com certeza já ouviu falar sobre Brasília, Fusca Variant e outros modelos que fizeram muito sucesso na década de 70 e 80 que com certeza fizeram a Volks decolar nesse período.

São modelos que apesar de já terem sido parados de fabricar ainda circulam pelas ruas, alguns deles já viraram itens de colecionador e mesmo assim há alguns jogados em ferro velho.

Variant E Seu Motor

Foi produzido entre os anos de 1970 e 1975 juntamente com a Kombi e o Fusca, na época a Volks optou por trazer o mesmo tipo de motores e sistema de sobrealimentação para os três tipos de carro.o motor desse carro era com 4 cilindros boxer, refrigerado a óleo e com duplo carburador. O sistema de transmissão era manual com cinco marchas sendo uma de ré e quatro de frente. seu tempo no mercado foi bem curto já que em 1974 foi lançada a Passat que fez muito mais sucesso e tirou variante do mercado mesmo assim ainda ouvi modelos ao longo do tempo que eram bem parecidos e que foram ícones devido a sua rapidez e sua tecnologia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *