Motor Cansado: O Que Fazer?

Quem tem carro sabe que quando o veículo começa a gastar óleo, apresentar barulhos e ruídos ou perder força algo de muito grave está acontecendo. A melhor atitude a se tomar é procurar uma boa retífica de motores para fazer a remoção e reinstalação do motor.

No caso de não encontrar uma retífica por perto você pode optar por uma oficina reparadora de veículos que atenda com qualidade. O mais importante é procurar ajuda para o motor do seu carro, pois é a parte mais importante de um automóvel e precisa de toda a nossa atenção.

Se alguma intervenção precisar ser feita no motor do seu carro é importante que seja por profissionais, pois todas as peças e mecanismos requerem conhecimento para serem manipulados. Saiba que as peças que compõem um motor atuam em sincronia e tolerâncias milesimais.

Motor Cansado: O Que Fazer?

Motor Cansado: O Que Fazer?

Como é Feito o Processo De Retificação Do Motor?

Quando o motor está cansado, apresentando problemas é muito importante que ele passe pela retificação. Esse processo é muito importante para a vida útil do seu carro, por isso mesmo existem regras para fazer o procedimento da melhor maneira.

A ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas fez uma reedição da norma técnica NBR 13.032 e através desse documento os proprietários de carros tem acesso a procedimentos necessários para a recuperação do conjunto do motor, assim é possível ter um funcionamento de qualidade por uma outra vida.

Em outras palavras podemos dizer que o processo começa com a desmontagem técnica, essa deve ser realizada com todo o cuidado para evitar que alguma peça seja danificada. Assim as peças podem ser reaproveitadas, na sequência as peças passam por um processo de limpeza química que permite retirar os resíduos que são depositados ao longo do tempo.

Depois disso um técnico que tenha todas as informações do motor deverá iniciar um detalhado e minucioso exame de todas as peças. Nessa fase é de extrema importância medir e analisar as peças para saber quais poderão ser reaproveitadas e quais não.

Aquelas que não puderem ser reaproveitadas deverão ser substituídas ou então passar por um processo de usinagem.

Como é Feito o Processo De Retificação Do Motor?

Como é Feito o Processo De Retificação Do Motor?

O Que é a Usinagem?

O processo conhecido como usinagem é aquele que permite o restabelecimento da superfície de contato. O material depositado ou imperfeições são removidas, vale lembrar que esse procedimento exige grande precisão e deve ser feito por um profissional habilitado.

Para se ter uma ideia da precisão necessária alguns procedimentos de usinagem são feitos com apenas alguns décimos de segundos. Peça caras do motor como cabeçote, comando, bloco, virabrequim e biela podem ser reaproveitadas no motor desde que passem pelo processo de retificação da sua superfície de contato.

Antes de sair trocando todas as peças do seu motor tenha a certeza de que é realmente necessário fazer a substituição. Muitos motoristas pelo fato de demonstrarem desconhecimento quando chegam às oficinas mecânicas acabam sendo lesados. A dica é sempre procurar uma oficina de sua confiança.

Depois Da Usinagem

Depois que as peças passam pelo processo de usinagem são encaminhadas para um banho químico. Na sequência seguem para um departamento onde deverão ser ajustadas as demais peças reutilizadas e também as novas.

Quando o motor for montado receberá na sua lateral um selo de registro referente a temperatura máxima que ele atingiu durante o seu funcionamento. O motor ainda terá uma novar carga de óleo lubrificante, filtros e estará pronto para ser ensaiado.

O Ensaio Do Motor

O ensaio do motor retificado é como se fosse um tira teima para saber se ele está funcionando bem e se não tem chance de apresentar qualquer outro tipo de problema. Esse ensaio pode ser desde um funcionamento no qual se verifique a pressão do óleo até uma temperatura de funcionamento, qualidade dos gases expelidos pelo escape e presença de ruídos.

Todos esses itens devem ser verificados para evitar que o motorista que estava rodando com um motor cansado receba de volta um motor com defeito. Se o motor em questão for de grande porte a sugestão é fazer o seu ensaio num dinamômetro (um equipamento que é responsável por medir a carga de arraste do motor).

Assim será exigido que o motor se esforce provocando um tipo de amaciamento numa condição ideal de operação. No ensaio é importante exigir o máximo do motor, pois numa situação normal pode ser necessário que ele opere no seu máximo e se não estiver pronto poderá ser bem complicado.

Depois Do Ensaio

Quando o ensaio acaba o motor passa por uma limpeza e recebe uma camada de tinta protetiva. A cor da tinta deve ser a mesma original de fábrica, assim está pronto para ser reinstalado.

O dono do carro irá receber um certificado de garantia acompanhado da nota fiscal. Fica a dica de que as melhores retíficas de motores fazem parte da rede de suporte pós-venda de amplitude nacional que tem sua administração feita pela CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores.

O Que o Proprietário Deve Olhar?

No momento em que o proprietário recebe o seu carro depois de ele passar pela retífica do motor é importante prestar atenção a alguns detalhes. Certifique-se de que está tudo ok com os instrumentos do painel, confira se há vazamentos ou mesmo ruídos inexplicáveis.

Qualquer coisa anormal com o veículo, por menor que seja essa anormalidade, deve ser comunicada a retífica. A empresa irá indicar os procedimentos que devem ser realizados. Retorne sempre a empresa que prestou o serviço de origem, se não for possível retornar a empresa de origem é possível recorrer a CONAREM.

Recondicionamento Do Motor

Fazer o recondicionamento do motor é uma opção recomendada para aumentar a vida útil do motor de um veículo de forma segura e econômica. Se você acha que o motor do seu carro está cansado e precisa de uma vida útil a mais conheça as opções no site http://www.conarem.com.br/.

Nesse site o proprietário do veículo poderá encontrar várias informações sobre o processo de recondicionamento do motor. Isso sem contar com a possibilidade de verificar a lista das melhores retíficas do país. O motor do seu carro é o coração dele e quando ele passa a bater devagar ou para de vez o veículo morre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *