Muitos motoristas têm dúvidas, mas tem vergonha de perguntar e continuam se arriscando sem a resposta das suas perguntas. Se você também já se pegou pensando em qual a melhor forma de ajustar o retrovisor ou mesmo qual a diferença entre torque e potência continue lendo esse artigo.
Elaboramos uma lista de perguntas e respostas que são bastante comuns nos motoristas que acabaram de tirar a carteira ou mesmo dentre aqueles que não coragem de perguntar. Encontre a resposta para as suas principais dúvidas, depois de conferir todos esses detalhes você irá se tornar um motorista muito melhor.
Como Ajustar o Retrovisor Corretamente?
Saber como ajustar os espelhos retrovisores laterais é uma questão de segurança para o motorista. É necessário tomar muito cuidado com os chamados “pontos cegos”, aquele ângulo do espelho em que não é possível verificar a existência e objetos próximos ao carro.
Os pontos cegos podem ser a causa de muitos acidentes no trânsito, em especial aqueles que envolvem os pedestres e motocicletas. Por isso é necessário saber como fazer o ajuste do retrovisor e não ficar a mercê de um ponto cego.
Ajustando o Retrovisor
Para ter certeza de que os retrovisores do seu carro estão cobrindo o maior ângulo ao redor do automóvel é necessário fazer um teste. Essa conferência pode ser feita com a ajuda de duas referências, uma colocada em cada lado do carro.
Uma opção é escolher um cone e contar com a ajuda de um amigo para conferir se você consegue vê-lo nos diferentes pontos. Verifique com cuidado a visibilidade da dianteira do carro e também o lado de fora.
Para ficar ainda mais seguro de que o retrovisor está na posição correta você pode usar uma vassoura dentro do cone. Tornar o objeto mais alto é importante para fazer o ajusto numa altura boa, pois senão você acabará ajustando o espelho para mostrar mais o chão.
Faça isso dos dois lados, arrume a posição do retrovisor de forma a poder visualizar minimamente o cone ou a vassoura. No caso de aparecer apenas uma pontinha do cone (a parte inferior) é melhor, mas é necessário ver parte do seu automóvel mesmo que seja apenas um cantinho. O melhor ajuste é esse, cobre uma área maior ao redor do veículo.
Confira também esse vídeo .
Qual a Diferença Entre Torque e Potência?
Essa é outra dúvida que confunde muitos motoristas, ninguém é obrigado todos os meandros da mecânica, mas saber qual é essa diferente pode ser interessante na hora de comprar um carro.
O toque e a potência são grandezas usadas para quantificar as capacidades de rendimento de um motor. As duas são obtidas através do dinamômetro (um equipamento específico para fazer essa medição).
O equipamento é estático e consegue oferecer as condições de aceleração ideais para que o motor atinja todo o seu potencial. A potência é basicamente a medida de quanto o carro é capaz de desenvolver velocidade ou então o quão ágil é o carro.
Por exemplo, um carro que é potente terá mais facilidade para fazer uma ultrapassagem. Quanto mais potente é um carro mais ele consegue atingir velocidades elevadas. A medição da potência está ligada a rotação máxima obtida pelo motor. Assim quanto mais rotação mais potência, mas é importante destacar que existe uma faixa limite para as rotações.
Se forem produzidas rotações acima desse limite o motor pode explodir ou quebrar, explicando de outro modo. Assim podemos dizer que 1 cavalo ou 1 cv é a potência necessária para levantar a 1 metro de altura 75 kg num período de 1 segundo. Dessa forma 1 cv é igual a 75 kg.metros/por segundo, representado como 75 kg.m/s.
O torque é a medida que está ligada a capacidade do carro de produzir força. Podemos dizer que o torque nos diz quanto o carro é capaz de tracionar, puxar ou empurrar. O toque máximo de um veículo acontece sempre numa rotação intermediária, diferentemente da potência.
Essa medida é representada por metros.quilograma-força, representado por m.kgf. Em todos os manuais do proprietário constam as informações relativas a potência e torque máximo que o veículo é capaz.
Por Que Ao Dar a Partida No Carro Sai Água No Escapamento?
Quem ainda não percebeu isso deve conferir durante o inverno, pois nessa estação fria é bem comum que saia água do escapamento. O que acontece é que quando o veículo percorre distâncias curtas é normal que se tenha uma formação de água no interior do escapamento.
Funciona como a formação de chuva na atmosfera, uma massa de ar quente (aquela que sai do motor) se encontra com uma massa de ar fria (aquela do ambiente) e desse encontro nasce a condensação da tubulação e assim a água acaba sendo armazenada no interior do escapamento.
Quando o motor começa a funcionar a água que está armazenada é expelida juntamente com os gases de descarga. Porém, vale destacar que quando a água é expelida pelo escapamento com o motor já aquecido pode ser indício de um problema de uma junta ou do cabeçote, podem estar queimados.
Cuidando Da Qualidade Da Gasolina
Todos os dias são descobertos postos que vendem combustível adulterado, os motoristas estão cada vez mais apreensivos sobre como ter certeza de que a gasolina que estão colocando em seu carro é de qualidade.
Uma dica é escolher um posto de gasolina de sua confiança, um em que você saiba que não adulterações, e abastecer sempre no mesmo. Para ter certeza da qualidade do combustível oferecido pelo posto, seja gasolina, álcool ou diesel, exija teste do produto.
É um direito do motorista pedir o teste, para saber como esse teste funcionar você pode pedir as regras no próprio posto. Além de solicitar o teste o motorista tem o direito de ser informado a respeito de como o processo acontece. O combustível adulterado pode trazer graves problemas para o seu carro, então escolha um posto de confiança e fique seguro.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado no seu dia a dia como motorista, a sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Siga essas dicas e tenha mais segurança no trânsito.