Os carros são verdadeiras paixões para alguns motoristas, que por sua vez, querem personalizá-los, para dar mais identidade e diferenciá-los. Por isso, alteram as configurações que o veículo trás de fábrica. É um assunto que tem muitas controvérsias e nem sempre é tão simples modificar um carro como possa parecer. No caso da suspensão esportiva, que nada mais é do que o rebaixamento da suspensão, o cuidado para se fazer a mudança deve ser redobrado, para não comprometer a segurança.
Entendendo O Sistema De Suspensão
Entendendo melhor o sistema de suspensão, dá para compreender porque a suspensão esportiva deve ser vista com cuidado.
O sistema de suspensão tem a função de dar estabilidade e garantir que a estrutura do carro não seja alterada e faz isso absorvendo as irregularidades que possam aparecer no meio do caminho. Por isso, saem de fábrica com um ajuste que o passageiro ao passar por irregularidades do solo não se sacodem, por exemplo. Porém, quando é feita uma alteração nas molas e nos amortecedores, necessárias para se fazer a suspensão esportiva, o que está sendo feito é abaixando o centro de gravidade dele, o que deixa mais estável e com melhor aerodinâmica. O resultado é um carro mais esportivo, mas quem estiver dentro dele perceberá a estabilidade do solo. O veículo fica menos confortável e mais duro.
Tipos De Suspensões
Fixa ou móvel são os dois tipos de suspensões, que podem ser variáveis (móveis) ou fixas. As preferidas, que são as móveis não podem ser aplicadas de forma legal. Um veículo jamais sairá de fábrica dessa forma.
Ter uma suspensão esportiva significa não estar de acordo com as regras, pois o Inmetro não aprova a suspensão com rosca e nem a com ar comprimido. O motivo para não aprová-los é simples: falta de segurança. Em um caso ou outro, o carro deixa de ser completamente estável.
Nos carros mais modernos, os motoristas podem escolher o tipo de conforto que desejam, eles possuem a suspensão variável de forma segura. Alguns modelos, o próprio veículo de acordo com a pista e a velocidade faz a melhor escolha.
Alteração Das Molas
Quando se fala em suspensão esportiva automaticamente estamos falando em alterar as molas. Porém, isso requer um certo cuidado e o primeiro deles é verificar com um software o dimensionamento. Esse cálculo contará com diversas variáveis para dar certo, como por exemplo: a carga, o comprimento, o diâmetro, quanto elos têm, a tensão máxima, o inclinamento dos elos e mais.
Também devem ser verificados o que será “pedido” a essas molas e para tal é necessário conhecer a geometria da suspensão. Para terminar, conhecer todo tipo de tratamento térmico.
Como dá para perceber é uma série de detalhes que devem ser avaliados para se optar por uma suspensão esportiva e por esse motivo, os técnicos especializados dizem que não é recomendado fazer de qualquer maneira. Não importa o que será feito, deve ser bem avaliado.
Segundo os especialistas no assunto, num primeiro momento pode até parecer que está tudo indo bem, porém, não vai demorar muito para os problemas surgirem. Os mais comuns são trincas na longarina, amortecedores que estouram, túneis com trincas, se danifica os batentes dos amortecedores. Esses são só os primeiros problemas.
Eles indicam para quem quer uma suspensão esportiva, fazer a troca da molas usando kits de molas esportivas que são vendidos especificamente para ada modelo de carro. Sendo pensadas pelo fabricante, o kit garante que as demais peça não sofrerão em médio prazo.
Alteração Dos Amortecedores
Os amortecedores de um veículo servem para controlar as oscilações que sofrem as molas tanto inferiores quanto as superiores. Estamos falando dos amortecedores porque uma vez que para ter uma suspensão esportiva você decida usar um kit de molas esportivo terá também que fazer a troca dos mesmos. Você vai tirar os amortecedores originais e colocar um kit de amortecedores esportivos. Lembrando que esses kits devem ser para aquele modelo de carro específico.
No Brasil ainda não é possível encontrar kits para cada um dos modelos de veículo. Por isso, para um motorista de um determinado modelo de carro ter uma suspensão esportiva é preciso comprar um kit importado, que evidentemente, custa muito mais.
Uma dica para quem está querendo fazer essa troca e não gastar muito é ficar de olho nas comunidades na internet. De repente, além de informações, você pode ter uma dica mais econômica de onde adquirir um kit, além de saber mais sobre prestadoras de serviço e oficinas que oferecem um bom serviço.
Atenção: Velocidades Altas Devem Ser Evitadas
Os veículos antes de saírem de uma fábrica passaram por vários testes, garantindo o que são capazes de suportar e o desempenho. Esses testes são feitos com equipamentos pensados exatamente para isso e que são capazes de verificar falhas. Mesmo com todo esse cuidado, ainda aparecem defeitos mais a frente.
Agora imagina quando pegamos um carro e colocamos suspensão esportiva, o que na prática indica que alteramos o projeto original. Por isso, quando uma alteração é feita, o veículo passa a precisar de mais atenção e velocidades altas devem ser evitadas.
Um exemplo para entender é que se um amortecedor estourar ou quebrar a situação ficará muito mais perigosa se você estiver dirigindo com velocidade acima de 100 quilômetros por hora.
A grande maioria das pessoas que fazem essa modificação estão conscientes disso e respeitam a velocidade máxima, assim como ficam atentas, redobrando a atenção quando fazem a manutenção preventiva.
Normalmente, alguém que fez alterações no veículo é mais cuidado e está atendo a cada ruído ou sinal de instabilidade.
Parte Burocrática Da Mudança
Não é só trocar e pronto. Trocou por uma suspensão esportiva é necessário legalizar a troca. Conhecer a lei é fundamental para não ter problemas no futuro. Por exemplo, se você precisar acionar o seguro e não estiver com a mudança regular, a grande parte das seguradoras não cobrirá o sinistro.
A lei que regulamenta e indica o que é necessário para legalizar a alteração são as de números 291 e 292 do dia 29 de agosto de 2008. Vale a pena ler tudo detalhando antes de fazer as alterações.
Uma das primeiras coisas daqueles que querem personalizar seus carros buscando uma estética mais aprimorada ou mesmo tentando garantir o aumento da performance do veículo é se valer do rebaixamento da suspensão, uma prática que se tornou bastante comum.
O visual é o que mais atrai num carro rebaixado, que ganha um ar mais agressivo, com um toque extra de esportividade. Mas alguns exageram na mão e acabam tornando os carros praticamente indirigíveis, uma vez que uma suspensão rebaixada demais prejudica todo o sistema de suspensão e torna o carro mais difícil de pilotar, sem contar os incômodos de lombadas ou irregularidades nas vias.
Para rebaixar o carro da forma correta, não basta apenas ir cortando os elos das molas do sistema. É necessário um conjunto de técnicas e peças especiais para garantir o visual desejado mas sem perder de vista a segurança e o conforto de dirigir. A suspensão esportiva é composta por um conjunto de amortecedores especiais, geralmente equipados com sistemas de gás, e também de molas especiais que são fabricadas para suportarem uma maior carga.