Dizem que são as mulheres que não entendem nada de carro e existem até aqueles que arriscam algumas piadinhas como “mulher no volante, perigo constante”, ou que as mulheres são ótimos pilotos, principalmente quando estão no fogão. Maldades à parte, a verdade é que tanto homens quanto mulheres, em sua grande maioria, passam apertado quando o assunto é automóvel, especialmente, quando o assunto são peças ou consertos.
Por exemplo, você sabe o que é um amortecedor? Por acaso sabe quais os princípios básicos de um amortecedor? Sabe quando trocar o amortecedor? Para dar uma mãozinha para homens e mulheres, vale explicar que os amortecedores compõem o sistema de suspensão do veículo e funcionam por princípios hidráulicos. Em conjunto com as molas, estão diretamente relacionados com a estabilidade, a segurança e o conforto do motorista.
Os fabricantes indicam a troca dos amortecedores a cada 30 mil quilômetros, mas a vida útil do equipamento pode ser estendida se alguns cuidados forem tomados, como evitar terrenos muito acidentados ou quando tiver de trafegar por pistas com buracos, fazê-lo com velocidades menores.