Vapor De Gasolina Na Brasília

É fato que o Brasileiro é um ser apaixonado por automóveis. E isso pode ser explicado pela grande vontade de se adquirir um destes quando se chega à maioridade e, assim, começa o processo para tirar a primeira habilitação. Infelizmente, o país é conhecido por oferecer carros com uma gama de ferramentas não muito avançada por um preço exorbitante.

Felizmente, o comércio de usados está mais aquecido do que nunca, sendo possível a compra de carros usados, completos e conservados, pelo preço (ou até mais barato) de um carro popular zero quilômetro.

Mas ainda faz bastante sucesso no país os modelos que já tenham mais de 30 ou 40 anos de estrada, muitos por questões sentimentais, nas quais muitos consideram como os carros mais bonitos os que foram produzidos nessa época. A Brasília, por exemplo, que é fruto da Volkswagen, é um dos carros mais queridinhos do brasileiro, sendo alvo até de composições, como o “Brasília Amarela”, do grupo Mamonas Assassinas.

E, por falar em Brasília, sabemos que ele é um carro bastante diferente do padrão atual, se formos comparar. Mas, que na época era um carro elegante e confortável, sendo econômico, também.  Para que ele ficasse ainda mais econômico, algumas pessoas passaram a oferecer um sistema que iria economizar ainda mais gasolina no tanque: é o chamado vapor de gasolina.

O Vapor de Gasolina Realmente Funciona?

Segundo especialistas, o uso do Vapor de Gasolina para fins de economia de combustível não tem nenhum efeito prático. Isso é bastante convincente, já que as montadoras trabalham insistentemente para poder desenvolver motores que controlem o consumo de combustível. E, como pode ver, vários mecânicos que oferecem essa possibilidade não sabem muito bem como que funciona essa “tecnologia”, não tendo uma certificação técnica válida para isso. Se realmente esse sistema valesse a pena, o criador iria procurar uma a uma montadora que estivesse interessada em seu negócio, para buscar uma parte dos lucros que iria receber. Não seria disponibilizado na internet de jeito nenhum.

Em termos mais técnicos, o vapor à gasolina já é utilizado nos motores, mas não como uma forma de suprir por completo o uso de combustível, já que os vapores são utilizados para queimar no motor, quando os mesmos são armazenados em um filtro de carvão para serem reaproveitados mais tarde.

Quando se aplica um sistema de vapor de gasolina no motor do carro, ele pode entrar em conflito com o sistema original, podendo afetar o desempenho e outras coisas mais que podem afetar o carro de maneira mais grave, já que, se o combustível original entrar juntamente com o vapor de gasolina, o sensor de injeção eletrônica pode interpretar como “excesso” de combustível no pistão, o que vai fazer diminuir a vazão de combustível para dentro do motor, fazendo com que ele, por fim, perca potência e afete o desempenho do automóvel.

Por isso, se você é proprietário de uma Brasília e estava atrás de um vapor de gasolina para ele, esqueça. É capaz de você gastar mais dinheiro consertando algum problema por causa do uso dessa tecnologia do que investir esse dinheiro em mais combustível comum.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Volkswagen

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *