VW TL 1600 Ficha Técnica

Não é novidade para ninguém que os veículos são um grande amigo do ser humano. E isso pode ser atestado, geralmente, por conta da grande possibilidade de se fazer várias coisas com um automóvel, seja ele qual for. É sabido que a principal função deles é, sem dúvida, o transporte de pessoas e de alguns produtos e/ou objetos.

Mas, quando é que os seres humanos começaram a perceber que era necessário criar algum tipo de ferramenta para poder auxiliar o seu trabalho? É notório, desde os primórdios de sua origem que os seres humanos buscavam sempre fazer o seu trabalho ficar cada vez mais fácil. Isso pode ser comprovado com a invenção das lanças e das facas, bem como, também, das redes para a pesca de peixes. Com o passar do tempo, novas necessidades foram surgindo, incluindo, aí, a vontade de carregar coisas pesadas por longos períodos.

É aí que um dos principais itens de um carro foi criado: estou falando das rodas. Ela foi criada a partir de um toco de árvore que, roliço, passou a ser usado como calço para os objetos mais pesados e, com isso, fazer com que eles pudessem ser mais facilmente carregados entre uma distância e outra. Com o passar do tempo novamente, as rodas foram ganhando configurações onde foi possível que elas se parecessem com as rodas que temos a nossa disposição, hoje.

Atualmente, diversas montadoras estão com o intuito de trazer carros cada vez mais tecnológicos para as pessoas, bem como, também, meios mais sustentáveis para que o meio ambiente não pereça nesses casos. No nosso artigo de hoje, iremos contar um pouco mais sobre a história da indústria automobilística no planeta, bem como, também, sobre a Volkswagen, uma das principais montadoras de todo o planeta, além de falar sobre um modelo que fez história: o TL. Confira:

A História Da Indústria Automobilística

Como já foi dito anteriormente, o ser humano sempre buscou meios para fazer com que o seu trabalho ficasse cada vez mais fácil para todas as pessoas. E, com isso, diversos veículos foram criados, a partir da criação da roda, que passou a nortear a construção dos veículos. A história dos veículos modernos remonta ao século XIX, quando os trens à vapor começaram a se popularizar no mundo de fato, abrindo caminho para poder surgir veículos menores com o mesmo princípio.

Nesse sentido, os primeiros veículos movidos à um motor começaram a aparecer com uma maior frequência, tendo, inclusive, acontecido um acidente nos EUA, num lugar onde havia somente dois carros. E o pior: esses dois carros conseguiram bater um no outro.

Como você já pode começar a imaginar, os carros daquela época não eram feitos para qualquer tipo de pessoa. Por conta de seu processo de fabricação, que poderia levar até 12 horas para apenas um carro ficar pronto, o seu preço acabava por ficar lá nas alturas. Só que um grande visionário da indústria automobilística iria surgir para poder acabar com isso de vez: estamos falando de Henry Ford.

Ford

Henry Ford foi um importante engenheiro que, entre diversos feitos, foi o fundador da montadora que carrega o seu sobrenome e que ajudou a revolucionar a indústria de um jeito que nunca ninguém tinha visto antes: ele, além de pagar mais para os seus funcionários, ainda tinha preocupações com o estilo de produção, que era lento e bastante inviável economicamente. Depois de longos estudos feitos por ele, Henry Ford decidiu que era hora de instaurar um novo modo de produzir: surgia de seus esforços a linha de produção, que conseguia entregar um carro pronto em quarenta segundos, o que poderia aumentar a produção e, ao mesmo tempo, baixar os preços de um veículo.

Como Ford tinha em suas convicções a possibilidade de todas as classes sociais poder adquirir o seu próprio veículo, acabou por derrubar o preço e fazer com que o veículo passasse a chegar aos consumidores por um módico preço de 900 dólares, o que era bastante acessível na época. Chegava ao mercado, então, o Ford T.

Ford T

Ford T

Concorrência

Nem precisa dizer que o veículo foi um grande sucesso de vendas, não é verdade? Pois é. Lançado em 1908, o veículo se manteve na liderança por muitos e muitos anos, sempre vendendo muita qualidade e sofisticação. Ford, no entanto, não tinha uma visão muito futurista sobre as coisas. Uma célebre frase de Ford é estudada até hoje: “O cliente pode escolher a cor do seu carro, contando que seja da cor preta”.

Então, as décadas seguintes chegaram e, com elas, diversas concorrentes, que prometiam uma personalização maior e, com isso, uma grande fatia de clientes da Ford foram para as concorrentes. Uma dessas era a Volkswagen.

A Volkswagen

A Volkswagen surgiu na década de 1930, na Alemanha, quando esta ainda estava sob a bandeira nazista. Hitler queria que a economia se desenvolvesse e, com isso, resolveu fundar a montadora de automóveis e fomentar o comércio deles dentro do país. Com isso, o primeiro projeto de veículo da marca chegava às lojas: estamos falando do lendário Fusca, que é, até hoje, um dos carros mais queridos de todo o Brasil.

Depois de muitos anos de mercado, com a queda do nazismo e o fim da Segunda Guerra Mundial, a Volks continuou a sua expansão pelo mundo, escolhendo o Brasil como o primeiro mercado internacional para receber uma filial sua fora da Alemanha. E, na década de 1950, a empresa chegou ao país, importando, além do Fusca, a Kombi,  que foi produzida no Brasil até o ano de 2013.

Depois de muitos anos no Brasil, a VW percebeu que era hora de variar um pouco o seu “cardápio” de automóveis. E, assim, passou a lançar diversos modelos para que o brasileiro pudesse ter a seu dispor uma gama maior de veículos, saindo da mesmice que o Fusca promovia. Nessa grande leva de modelos, ícones surgiram, tais como a Brasília, a Variant e o Gol, sendo que, esse último é um dos maiores sucessos da VW, atrás apenas do fusca.

Para conferir a ficha técnica do VW TL 1600, confira o link a seguir:

https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=656

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Volkswagen

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *