Importância do Abastecimento com Combustível Puro

Você está no grupo de pessoas que diz “estou indo ao posto de gasolina’? Saiba que na prática não está certo chamar o estabelecimento dessa forma uma vez que existem outros tipos de combustível além de gasolina.

Entender um pouco mais sobre os produtos oferecidos nesses estabelecimentos faz diferença para fazer as melhores escolhas. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre cada tipo de combustível e porque escolher opções puras é sempre melhor.

Tipos de Combustível

Gasolina Comum

O nome oficial dessa gasolina é Tipo C, de acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). Um combustível que é derivado do petróleo e que pode contar com a adição de uma porcentagem de etanol anidro variando entre 20% e 25%, a quantia depende da determinação do governo federal. Qualquer tipo de gasolina possui enxofre na sua fórmula, esse gás é dispersado pela atmosfera comprometendo a qualidade do ar.

A ANP através da resolução 38 de 9/12/2009 passou a regular a quantidade de enxofre presente na gasolina bem como determinou que a gasolina deve ter agentes detergentes para que realize a limpeza interna do motor. Embora não faça exigência de um componente em especial para realizar esse efeito detergente a ANP utiliza testes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para determinar o quanto ele é eficiente.

Gasolina Aditivada

A gasolina que chamamos de aditivada é aquela que tem em sua composição a gasolina comum (Tipo C) e agentes detergentes. Muitos devem estar se perguntando por que pagar mais caro numa gasolina com detergentes se a comum já conta com esses elementos. A diferença está no grau de limpeza que na gasolina comum poderia ser entendida como uma manutenção enquanto que na gasolina aditivada seria uma faxina completa.

Como possui uma quantidade bem maior de detergentes a gasolina aditivada evita que aconteça o acúmulo de detritos dentro do bloco (o que acontece com a gasolina comum) e ainda realiza uma limpeza efetiva do que eventualmente já se encontra lá dentro. Ressaltamos que não existe um ganho em desempenho com a gasolina aditivada e sim na limpeza.

Atenção

Nos casos de carros que já usaram muito combustível adulterado – e provavelmente já tem grandes depósitos de sujeira no tanque e também no motor – podem ser prejudicados com o uso muito repentino e intenso de aditivada uma vez que seus agentes detergentes podem desprender essas camadas fazendo com que o filtro de combustível acabe quebrando.

Gasolina Premium

O grande diferencial da gasolina premium é que ela possui uma octanagem maior se comparada com a gasolina comum (Tipo C). A queima da premium é dessa forma mais eficaz, mas isso não significa diretamente mais potência para o seu veículo. Um dos ganhos efetivos é o prolongamento da vida útil de alguns componentes.

Ainda possui um teor menor de enxofre em sua fórmula sendo então menos poluente. A premium realiza também uma limpeza interna do motor, mas é mais cara que os outros tipos de gasolina. Vale a pena se informar se o seu carro realmente precisa desse combustível.

Etanol

Etanol Comum

Um combustível que tem como matéria-prima a cana-de-açúcar fermentada. O combustível que encontramos nos postos é aquele do tipo hidratado uma vez que na sua forma original não promove a limpeza satisfatória dos componentes internos do motor da mesma forma que a gasolina faz.

Etanol Aditivado

Da mesma maneira que acontece com a gasolina aditivada, o etanol aditivado, também recebe uma maior quantidade de agentes detergentes para limpar os componentes do interior do motor.

Diesel

Antes de qualquer coisa é importante destacar que não são todos os veículos que podem rodar pelo Brasil com diesel. Para poder usar esse combustível é necessário que o veículo seja caracterizado como ônibus ou então possua um sistema de tração 4×4 com caixa de redução, essa recomendação é do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Diesel S-10

Trata-se do tipo de combustível mais ‘novo’ nos postos de gasolina uma vez que foi somente depois de uma resolução de 2013 da ANP que ele passou a ser obrigatório nos postos. A nomenclatura desse tipo de combustível vem da sua quantidade de enxofre que é de 10 ppm.

O tipo de diesel menos poluente e que pode ser encontrado com facilidade em postos de regiões metropolitanas sendo obrigatório para linhas do transporte coletivo municipais e intermunicipais. O diesel S-10 ainda recebe a adição de 5% de biodiesel que tem origem vegetal.

Diesel S-500

Um tipo de combustível muito poluente (contém 500 ppm de enxofre) e que por isso tem deixado de ser usado. Ainda é encontrado nos postos rodoviários ou mesmo em cidades que estão muito distantes dos grandes centros urbanos. Também conta com 5% de biodiesel.

Diesel Aditivado

Como esse tipo de combustível pode receber agentes com ações diferentes conta com diferentes nomes comerciais. O combustível pode contar com agentes de limpeza, agentes antiespumantes (que reduzem o tempo de abastecimento), desaguantes (que removem a umidade) e agentes que aumentam o nível de cetano que torna a combustão mais eficaz diminuindo então as emissões de poluição. Vale a pena perguntar no posto qual é o aditivo usado no diesel que você está comprando.

Gás Natural Veicular

Não possui nenhuma variação ou aditivo, sendo assim podemos concluir que se trata do combustível mais puro que podemos comprar no posto, ainda é o mais barato. O GNV é extraído das mesmas jazidas em que o petróleo é extraído. O gás é encanado e levado para os postos diretamente o que torna mais complicado que seja adulterado.

Os carros somente podem rodar com o GNV quando saem da fábrica preparados ou então passando por inspeção feita pelo InMetro (Instituto Nacional de Metrologia). Os postos podem se recusar a abastecer um veículo com GNV se essas condições não estejam respeitadas. Quando um carro não tem a adaptação bem feita coloca a vida das pessoas em volta em risco.

Combustível Adulterado

Agora que você conhece mais sobre os combustíveis já percebeu que cada um deles tem uma função específica e dessa forma abastecer com combustível adulterado pode prejudicar o seu carro. Quando for abastecer fique atento para preços que sejam muito baixos, pagar menos pode se tornar uma grande dor de cabeça. Se suspeitar de adulteração ligue para a ANP no número 0800-970-0267.

Dica – Suspeite de adulteração do combustível se o seu carro começar a ter falhas e engasgos bem como um consumo muito elevado.

Segundo especialistas em automotivos, à medida que o tempo passa, o combustível do veículo pode sofrer o processo de oxidação, formando uma substância cuja estrutura parece a de uma goma, que se deposita no sistema que alimenta o veículo, tendo como consequência um aumento do consumo de combustível. De acordo com os profissionais da área, a utilização de aditivos no combustível pode reduzir esse problema.

Por isso é fundamental que os motoristas só abasteçam seus carros em postos confiáveis, para evitar que o combustível possa estar adulterado. E por isso, vale a pena verificar em que estado de conservação a tampa do tanque de combustível se encontra, pois se ela não for bem fechada, pode ocorrer um aumento do gasto de combustível através de sua evaporação. Tomando o cuidado básico de verificar a origem do combustível que será utilizado no veículo, o motorista terá mais confiança para dirigir seu carro em segurança.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *