História dos Carros Compactos

O carro compacto nem sempre tem a sua importância reconhecida, mas podemos dizer que a sua invenção colocou a engenharia a serviço da economia do motorista que além de ter um custo mais baixo de compra também usa menos combustível.

O termo “carro compacto” se refere a um carro que é menor do que aquele que é considerado de tamanho médio. Esses carros “pequenos” tiveram a sua história começando juntamente com a era dos automóveis. Atualmente, a história desses carros está no estágio de busca por um modelo que tenha um custo mais baixo de aquisição, ofereça mais segurança e tenha mais economiza de combustível.

Os Microcarros

Microcarros

Microcarros

Após a Segunda Guerra Mundial a indústria de automóveis percebeu a necessidade de produzir carros que fossem menores e assim tivessem preços mais acessíveis para alavancar a venda em massa.

Os primeiros desenhos de carros menores que os médios e de preços mais acessíveis começaram a surgir nesse ponto da história. Esses microcarros foram chamados de carros bolha durante algum tempo.

Em geral os carros que se encaixavam nessa categoria eram os que de três ou quatro rodas que tinham dois assentos, um destinado ao motorista e um passageiro. Alguns desses modelos de carros tinham os assentos lado a lado, já outros tinham o banco do passageiro atrás do banco do motorista.

Os primeiros fabricantes a fazerem parte da produção de microcarros foram a Messerschmidt, a BMW, a Sunbeam e a Singer.

O Compacto Citroën 2CV

Citroën 2CV

Citroën 2CV

Um dos primeiros modelos de carros compactos a fazer grande sucesso no mercado foi o Citroën 2CV. A produção desse modelo aconteceu de 1949 a 1990, um dos mais longos períodos de produção de um carro na história automotiva.

No começo o Citroën 2CV usava um motor de 375 cilindradas que era resfriado a ar. O modelo original desse carro produzia nove cavalos de força e chegava a uma velocidade máxima de cerca de 64 km/h.

Foi somente no ano de 1981 que o Citroën 2CV ganhou um motor grande o suficiente para ser dirigido com segurança em alta velocidade nas estradas. Um carro que tinha um custo baixo e espaço para quatro adultos, mas que era alvo de muitas piadas.

Uma das principais piadas a respeito do Citroën 2CV era que esse carro chegava de 0 a 100 km/h em um dia.

O Compacto Chevrolet Corvair

Chevrolet Corvair

Chevrolet Corvair

Um dos primeiros modelos feitos pelos americanos com o objetivo de ser um verdadeiro compacto foi o Chevrolet Corvair. O lançamento desse carro aconteceu no ano de 1960, o carro contava com um motor 2.2 resfriado a ar e na sua traseira contava com a produção de 80 cavalos de força.

Mais tarde o motor foi substituído por um modelo de 95 cavalos, o objetivo do Chevrolet Corvair era ser um carro com uma suspensão de tecnologia moderna, ser um carro pequeno e de baixo custo. Além disso, a Chevrolet dizia que o Corvair era um carro divertido de dirigir.

Porém, sérias falhas em sua engenharia resultaram no livro “Inseguro a qualquer velocidade”, de Ralph Nader. Uma fama não muito boa para um carro, não é mesmo?

O Compacto Volkswagen Rabbit

Volkswagen Rabbit

Volkswagen Rabbit

O Volkswagen Rabbit tem uma participação importante na história dos carros compactos uma vez que ele foi o primeiro hatch a ser bem recebido no mercado americano.

O seu lançamento aconteceu no ano de 1975 e seu motor produzia apenas 70 cavalos, esse carro contava com uma performance aceitável e um consumo baixo de combustível. O conforto dentro do VW Rabbit era razoável também. Além disso, a Volkswagen começou a oferecer um modelo desse carros com motor a diesel que era bem mais econômico, mas que só contava com 48 cavalos.

No ano de 1985 o modelo deixou de se chamar Rabbit e passou a se chamar Golf nos Estados Unidos.

O Compacto Datsun Sunny

Datsun Sunny

Datsun Sunny

O Datsun Sunny foi um dos primeiros compactos japoneses a serem vendidos nos Estados Unidos, porém, sob o nome de B310. Esse modelo foi produzido entre 1977 a 1981, o mais interessante é que esse carro podia ser encontrado em várias versões dentre as quais estão a cupê, perua, sedã e outras.

Dependendo do modelo escolhido o carro podia contar com um motor de quatro cilindros de 1397cc ou mesmo uma outra unidade de quatro cilindros e 1171cc.

O Compacto Daewoo Matiz

Daewoo Matiz

Daewoo Matiz

No ano de 1998 a Daewoo lançou o Matiz um carro que causou grande alvoroço. Esse carro contou com o desenho de Giorgetto Guigiaro e além de econômico tinha um visual bastante singular e interessante.

Esse carro contava com um motor de 796 cc e podia chegar a atingir uma velocidade de cerca de 144 km/h. O carro ia de 0 a 96 km/h em apenas 17 segundos, uma marca respeitável para o ano.

No ano de 2003 o Matiz foi remodelado, já no ano de 2009 esse carrão era produzido por muitos fabricantes uma vez que o seu design foi licenciado. Dentre as compradoras da licença desse design estão a Formosa Motors de Taiwan e a Chevrolet. A última vende esse modelo sob o nome de Spark na Ásia, América do Sul e Europa.

O Compacto Smart Car

Smart Car

Smart Car

O microcarro que mais deu o que falar nos últimos anos renasceu das cinzas em 1998. O Smart já começou bem contando com o desenho feito pelo fabricante de relógios Swatch. A produção desse charmoso compacto ficou por conta da Mercedes-Benz.

O design desse carro é pouco comum, ele possui dois assentos e seu formato é o hatch com três portas. Esse modelo se destaca pelos seus painéis de carroceria feito de plástico reciclável e que podem ser substituídos pelo usuário. Além disso, esse carro conta com várias características ecologicamente corretas.

O seu motor é 1.0 e produz 78 cavalos de potência, isso faz com que esse carro seja leve e assim se torne um esportivo divertido de dirigir. Nos Estados Unidos o Smart é distribuído pela Penske Automotive.

Observando essa linha do tempo da história dos compactos percebemos que os modelos que eram alvo de piadas conquistaram um lugar de destaque dentre os carros mais vendidos e até mesmo aqueles considerados de luxo. Ter um carro compacto pode ser interessante além de ser um carro que irá te ajudar a economizar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *