Da Guerra Para o Lazer

São raros as ferramentas ou objetos criados pelo homem para a Guerra que acabam se tornando um lazer após muito tempo. De carros até novas tecnologias, os ministérios cujo objetivo é criar equipamentos que promovam uma vantagem do exército em relação ao inimigo, não imaginaram que, após muito tempo, a sua criação serviria como um hobby para muitas pessoas. Estamos falando do jeep, ou jipe, criado na Segunda Guerra Mundial. O carro, hoje em dia, virou tradição para os amantes e natureza, pois com ele os limites são mínimos, pois ele sobre em grandes morros e pedras, além de ser muito forte. Com o avanço da tecnologia automobilística, eles começaram a ficar mais modernos. Entretanto, o jeep que ainda faz sucesso é o Willys. Além de não ser fabricado mais, a sua carroceria é mais forte que as mais novas. Sua única desvantagem é o alto consumo e o motor antigo.

Caminhões

História do Jeep Willys

A primeira versão desse tipo de carro foi feita na Segunda Guerra pelos norte americanos, que precisavam de algum modo de se locomover rapidamente e por todo o terreno, pois tiveram uma experiência ruim utilizando motos como principal meio de transporte na Primeira Guerra. O Jeep Willys foi o segundo a ser fabricado exclusivamente para o exército, pois o seu concorrente, a montadora Bantam, apesar de ter ganhado a preferência, não conseguiu produzir a quantidade desejada pelos militares, que acabaram selecionando a empresa Willys-Overland para produzir o carro.

Reboques

O Comercio

Após o fim da guerra, a empresa percebeu a possibilidade de comercializar o jeep para o mercado civil, ou seja, a sua utilização não se dava só para meios militares. A entrada do veículo no mercado começou na agricultura, pois era excelente “puxador de carga” e para implementar produtos agrícolas. Além disso, poderia ser utilizada para levar à família de seus proprietários a cidade. Com o crescimento da venda no mercado civil, a montadora Willys-Overland adaptou ainda mais o jeep, tornando-o mais confortável.

Da Guerra Para o Lazer

Restauração e Manutenção

São muitos que possuem o modelo do Jeep Willys de décadas atrás. Por isso, existe uma dificuldade para se achar peças para esse carro. No entanto, a sua manutenção é simples, pois por ser feito para guerra, não exige muitas mordomias; logo, todos os equipamentos que existem nele são fáceis de arrumar. Um exemplo dessa facilidade para a manutenção, é que muitos jeepeiros que colecionam ou que tem como hobby ter um jeep usam tintas normais para pintar o carro, ou seja, a possibilidade de mudar alguma coisa da parte estética é muito simples. Além disso, para muitos apaixonados por esse carro acreditam que um bom jeep é aquele sujo, pois mostra que mesmo 50 anos da sua fabricação, ele ainda consegue ir aonde os carros comuns não chegam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *