Como Se Planejar para Comprar Carro?

Nos dias de hoje comprar carro usado ou novo não representa tarefa fácil, de forma principal entre o público popular que não tem dinheiro para pagar no ato. Nesse sentido, além da vontade precisa existe a pré-disposição de fazer cortes no orçamento para conquistar o sonho de ter o automóvel próprio. Antes de começar a organização para comprar o automotivo necessário ter em mente de que assim que saem das lojas começam o processo de depreciação. Nesse sentido, tenha em mente de que não se trata de investimento que valoriza no mercado, como no caso da casa própria, por exemplo.

A: Na Ponta de Lápis

A necessidade de colocar os gastos na ponta do lápis se relaciona com os custos que existem ao usar transporte público. Por exemplo, será que o gasto que há para ir ao trabalho ou fazer passeios de lazer está abaixo do custo de financiamento, combustível, manutenção e seguro do veículo? Pode ser surpreendente, mas por vezes os gastos com transporte público pode ultrapassar os pagamentos do veículo e nesse sentido vale a pena comprar o carro, seja de modo financiado ou à vista.

B: Discutir Orçamento Doméstico

Necessário sentar com os familiares ou pelo menos todos que devem usufruir do carro para encontrar orçamento no sentido de fazer a compra via prestações. Por vezes, com a reunião das poupanças existe a possibilidade de comprar veículo zero quilômetro ou mesmo usado. Por esse motivo, a conversa familiar para decidir pontos importantes como à compra de veículos pode surpreender e ao mesmo tempo aumentar o poder de quantia a ser oferecida conforme o plano de pagamento. De qualquer maneira, a união pode fazer a diferença.

C: Poupar nas Compras Econômicas

Quem conhece o orçamento e não enxerga brechas para investir ao menos no financiamento pode começar a conter os gastos improdutivos para comprar o carro. Por exemplo, a compra de produtos baratos ou realizar menos formas de lazer em curto espaço de tempo pode trazer quantias suficientes para fazer esse tipo de aquisição.

Procure colocar na ponta do lápis quantas besteiras são gastas ao mês e quais os itens que são necessários. Tem vício de drogas lícitas ou ilícitas? Largue disse imediatamente e veja a quantidade de dinheiro que é gasto por mês em troca de algo que apenas faz mal para a saúde. Faça exercícios físicos, melhore o condicionamento do cérebro e trabalhe mais no sentido de reservar maior dinheiro para comprar o veículo. Deixe o consumo que faz mal de lado e encare o caminho de comprar o carro como algo positivo para a sua vida.

D: Poupar na Poupança

De forma prática é melhor comprar o veículo à vista. No sentido de conquistar esse objetivo uma dica está em acumular a quantia na conta poupança que tem retirada facilitada e não incide em impostos de renda. O dinheiro pode ser juntado também para pagar as primeiras prestações ou mesmo dar entrada para não acumular o conjunto de prestação. A poupança pode ser uma grande aliada no sentido de comprar o veículo, independente da forma como o mesmo será consumido. 

E: Realiza Pesquisas

Enquanto junta o dinheiro ou discute o orçamento para encontrar brechas a comprar o veículo existe a necessidade de fazer a pesquisa, não apenas dos preços dos carros como também na média da precificação em termos de manutenção ou mesmo do seguro. Com a internet a pesquisa fica facilitada, em principal entre compradores que desejam fazer a compra de usados. Ao realizar a pesquisa em fóruns de notícia existe a possibilidade de conhecer a grande parte de opiniões referente ao modelo e por consequência fazer o veredito se vale a pena ou não comprar o modelo que está sendo almejado.

 F: Gastos Adicionais com Documentos

Grande parte de compradores de carro populares se esquece de que existem gastos adicionais a serem considerados, desde o emplacamento até o ato de lançar o documento original e em dia. Procure saber se existe a necessidade de pagar o IPVA e seguro obrigatório. Não se pode ignorar o fato de que existem empresas que oferecem esse tipo de pagamento grátis para atrair o público.

G: Formas de Pagamento

As formas de pagamento representa ponto a se considerar em qualquer plano que está sendo traçado para comprar o carro. Por exemplo, quem compra a vista tem maior poder de barganha para diminuir o preço ou solicitar itens opcionais adicionais que podem valorizar o veículo na hora de comprar. Consórcios também são interessantes, desde que não exista a necessidade imediata de ter o veículo em mãos.

O leasing era modalidade comum no passado, mas nos dias de hoje poucos usam esse tipo de compra, senão as grandes empresas locadoras de veículos. Nos dias atuais, grande parte dos compradores no Brasil opta por financiar o automotivo em diversos meses porque não tem dinheiro disponível para pagar no ato – tome cuidado, por vezes os juros fazem com que o pagamento se torne o dobro do que o veículo valia na época da compra, visto que quando saiu da loja começou a se desvalorizar. 

H: Proteção e Seguro!

Ter veículo em terras nacionais sem a presença de seguro pode ser um grande tiro no pé. Por esse motivo, tenha em mente de que existe a necessidade de pesquisar o valor do seguro antes de efetivar a compra do veículo. Atenção, quanto mais segurança existir menor será o preço do prêmio à seguradora. Quem tem garagem e alarmes pode pagar menos do que motoristas que estacionam na rua.

 I: Gasto do Combustível

Quem deseja economizar com o carro precisa levar em conta a quantidade de quilômetros que o mesmo realiza por litro de combustível. Esse tipo de informação pode ser conquistado nos sites do INMETRO ou de outras instituições que trabalham para fazer esse tipo de avaliação

 J: Produção Nacional

Consumidores que desejam economizar em termos de revisão e manutenção podem apostar nos carros que são produzidos em terras nacionais ao levar em conta que as peças são mais baratas. 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *