Carros 100% Brasileiros

Ter um automóvel próprio é o sonho da maioria das pessoas, que visam obter independência na hora de se deslocar para onde quiserem. Além da independência de locomoção que um carro pode proporcionar, muitas pessoas gostam do certo ‘status’ que um carro pode propiciar perante outras pessoas; carros grandes, como um SUV, pode demonstrar o quanto uma pessoa se desenvolveu economicamente, o que, em seus pensamentos, o coloca a ‘frente’ de outro.

E muitas marcas, pensando nisso, cada vez mais oferecem opões apara deixar os consumidores satisfeitos, com carros com vários componentes, que englobam desde a direção hidráulica, até a conectividade do carro com o smartphone, através de sistemas operacionais e, também, internet. Com essas possiblidades, pode-se saber que o carro, além de ter a principal missão de transportar coisas e pessoas, também pode propiciar entretenimento e um pouco de diversão para quem está no carro como passageiro.

Pode-se imaginar, também, que o preço de tais regalias não é baixo, o que pode encarecer o produto final. Lembrando que o Brasil é conhecido por ser um dos países com maior carga tributária no mundo, é de se raciocinar que o preço de tais carros com todos esses apetrechos só tende a ser muito alto.

E, se tratando de Brasil, por causa da paixão nacional pelos veículos, as montadoras, por mais que sejam internacionais, pensaram no consumidor brasileiro e, por isso, criaram modelos que possuem o DNA do Brasil em sua carcaça. E esse é o tema do artigo, que irá falar justamente sobre os carros genuinamente brasileiros. Confira:

VW Gol - 100% brasileiro

VW Gol – 100% brasileiro

Os Carros Com o Gene Do Brasileiro

É inegável o fato de que o Brasil é um dos países com maior comércio de carros do planeta. Como já explanado anteriormente, os brasileiros enxergam os veículos como uma garantia de “sucesso”, e não hesitam em exibi-lo aos outros, como um status de poder. Além dos impostos, esse é um outro motivo para os modelos custarem rios de dinheiro.

VW Gol

De autoria da alemã Volkswagen, o Gol é, de longe, o carro mais brasileiro dessa lista. Isso porque, o projeto, que começou a ganhar o gosto do brasileiro a partir dos anos 1990, tem, no nome, uma das coisas que são relacionadas a uma das maiores paixões tupiniquins: o futebol. Com um nome simples e uma mecânica robusta para um carro popular, o Gol foi conquistando o seu espaço e, a partir de 2000, passou a ser referência na hora da compra, sendo um dos mais vendidos do país. Perdeu a sua liderança a partir da década de 2010, quando outros modelos das concorrentes GM e Fiat começaram a despertar a atenção do consumidor.

As primeiras gerações do Gol eram bastante diferentes das atuais: com um estilo “quadrado”, a primeira geração é, até hoje, celebrada entre os fãs da VW, sendo que o modelo 1.6 do “Gol Quadrado” é requisitado entre os usados até hoje, com valores que chegam até os 15 mil reais.

A partir de 1994 que o Gol passaria a ter os contornos que chegariam até a sua geração atual, o G7. O “Gol Bolinha”, que passou a ditar, juntamente com o Ford Fiesta, sobre o novo design a ser colocado nos carros, não decepcionou em vendas, e continuou com o objetivo inicial da Volks, que era de arranjar um substituo à altura do Fusca, um dos maiores sucessos da companhia.

No final da primeira década de 2000, no ano de 2009, foi lançado o Gol G5, que inauguraria uma nova fase na vida do carro. Com contornos mais modernos, o G5 veio para sagrar a referência do popular para as pessoas. O VW Gol, em todas as suas gerações, já vendeu mais que de 5 milhões de carros em todo o país, o que o posiciona em único modelo a atingir esse feito em terras brasileiras.

Ford Ka (2014)

O Ford Ka, como conhecemos inicialmente, tinha um propósito bem definido: ser o primeiro carro de uma pessoa, e, se essa pessoa ter uma família, ela ser pequena. O carro, muitas vezes, era comparado com um ovo, pelo seu peculiar formato. No entanto, ele cumpriu o que prometia, que era ser um meio de transporte eficiente e econômico.

Porém, esse panorama de “primeiro carro” começou a perder sentido em 2014, muitos anos depois do primeiro modelo (da Europa) ser apresentado por aqui. O novo Ford K não só rompia com o preceito de ser pequeno, como também passou a ser um popular a nível Gol, oferecendo opções hatch e sedã.

Vale mencionar que esse novo modelo, o seu desenvolvimento e lançamento se deu pelo braço da Ford no Brasil, sendo que esse modelo é exportado para outros países.

Ford EcoSport

Outro Ford na lista, o EcoSport é conhecido por ter sido um dos pioneiros em se tratando de carros estilo SUV Utilitário. Com uma pegada moderna e, ao mesmo tempo, aventureira, o modelo da Ford angariou diversos fãs, desde o seu lançamento, que ocorreu em 2003. De lá até o ano de 2013, pouco se mudou o seu projeto (profundamente falando) se limitando à aparência da parte externa e interna, o deixando mais moderno com o passar do tempo.

Mas foi em 2013, diretamente da filial brasileira na Bahia, que o EcoSport ganhou novos traços, e passou pela primeira grande transformação. Um projeto genuinamente brasileiro, que passou a ser exportado no ano seguinte para outros países.

VW UP!

O VW UP! É outro exemplo de carro brasileiro. O seu projeto foi exportado da Europa, mas sua fabricação foi 100% nacional. Vindo para ocupar a vaga deixada pelo Gol (já que ele é comercializado num nível não mais compatível como de um carro popular), oferecendo um motor potente para um 1.0 (o tão falando Motor TSi) além de ser um dos primeiros modelos a oferecer direção elétrica – que é uma evolução à direção hidráulica- e que permite um maior controle do carro pelo motorista.

No entanto, o modelo vem sofrendo críticas justamente pelo preço que vem sido ofertado: o modelo chega aos 45 mil reais, o que muita gente considera “caro demais” para um modelo 1.0 popular, preferindo carros usados, mas mais potentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *