Câmbio Automático Consome Mais Combustível?

Quem tem carro sabe que não é nada fácil manter o tanque cheio com tanto aumento no preço do combustível e por isso é essencial economizar em tudo o que for possível. Um mito que assombra que os motoristas diz respeito ao maio consumo de combustível que o câmbio automático acarretaria num carro.

Mas, será que realmente o câmbio automático gasta mais combustível que o câmbio manual? A seguir vamos esclarecer essa dúvida e você poderá fazer a sua escolha baseada em fatos. Confira as nossas dicas para economizar combustível no dia a dia, afinal com o preço que está agora não dá para brincar com o tanque, não é mesmo?

Existe Diferença Entre o Câmbio Automático e o Manual?

Os carros automáticos, até o começo dos anos 1990, tinham apenas quatro marchas e dessa forma quando eram comparados com os seus semelhantes com câmbio manual de cinco marchas acabavam sempre ficando em desvantagem. Há algum tempo um sedã médio com câmbio automático de quatro marchas podia gastar 7,5 quilômetros por litro enquanto um modelo igual, mas com câmbio mecânico chegava a fazer 9 quilômetros por litro.

Dessa forma o manual tinha uma diferença de cerca de 20% em relação a versão automática. Para corrigir essa diferença os câmbios automáticos evoluíram e foram se modernizando não somente se adaptando ao mesmo número de marchas dos manuais como em alguns casos oferecendo até mais marchas. A tecnologia mais avançada acabou reduzindo a diferença de consumo de combustível que existe entre as duas versões para quase inexistente.

Câmbio de Dupla Embreagem

Um excelente exemplo dessa tecnologia avançada sendo utilizada para corrigir problemas é o câmbio de dupla embreagem que possui sistema robotizado ou DSG (Direct-Shift Gearbox) que está disponível em alguns modelos de carros premium de algumas das principais montadoras do mercado.

Esse sistema DSG é automatizado, entretanto, permite que sejam feitas trocas de marcha tanto no modo automático como no modo manual. Nesse sistema existem duas embreagens sendo que uma delas é para as marchas pares e as outras para as marchas ímpares o que oferece mais facilidade e praticidade na troca de forma que garante mais economia do combustível.

Outros Fatores

É importante que fique claro que mesmo que os diferentes tipos de câmbio ofereçam melhores condições de eficiência ao volante ainda existem outros fatores que podem influenciar no consumo maior ou menor de combustível como a forma como o motorista conduz o carro e o tipo do percurso que é feito.

Dicas Para Economizar Combustível Com Câmbio Mecânico

Uma das melhores maneiras de melhorar o seu consumo de combustível é não esticar as marchas, ou seja, fazer a troca entre 2.500 e 3 mil giros, basicamente em baixa rotação. Também é importante que o proprietário quando vai escolher o seu carro pense num modelo que seja compatível com o seu estilo de vida e com a necessidade de uso.

Por exemplo, um motorista que precisa de um carro que tenha maior potência para realizar percursos que ofereçam mais dificuldade e aposta num motor 1.0 pode acabar gastando mais combustível no dia a dia e com o tempo esse gasto extra pesa no bolso.

Dicas Para Economizar Combustível Com Câmbio Automático

Uma das formas mais eficientes para evitar um gasto desnecessário com o cãmbio automático é não dar arrancadas ou acelerar bruscamente o veículo. Também evite a troca de marchas com giros altos, ou seja, acima dos 4500 rpm. Para que você saiba qual é a faixa de rotação ideal para fazer a troca de marcha do seu carro é importante consultar o manual do proprietário ou então procurar mais informações na concessionária em que comprou o mesmo.

Significado das Letras nos Câmbios de Carros Automáticos

P – Parking (Estacionamento)

Esse comando é utilizado somente quando você deseja parar o carro e não quer ele tenha alguma chance de sair do lugar. O comando P trava o seu carro de forma que ele não se movimentará nem para frente e nem para trás.

R – Ré (Marcha Ré)

O nome é autoexplicativo, é válido lembrarmos que o carro somente deve ser colocado nessa posição quando o carro estiver parado.

N – Neutral (Neutro ou Ponto Morto)

Quando o motorista usa esse comando o seu carro fica com suas rodas livres e nenhuma das marchas engatada.

D – Drive (Dirigir)

Quando se coloca o câmbio nessa posição é como se você estivesse passando a 1ª marcha no carro e de acordo com a velocidade as marchas seguintes irão sendo passadas.

D3 (Drive3)

Significa dirigir usando apenas a 1ª, 2ª e 3ª marchas.

D2 (Drive2)

Já essa significa dirigir apenas usando a 1ª e a 2ª marcha.

Dicas Para Economizar Combustível no Dia a Dia

Reduza o Uso do Ar-Condicionado

Talvez você não saiba, mas o ar-condicionado é o responsável por mais ou menos 20% do aumento de combustível de um carro. Sendo assim tente reduzir o uso desse aparelho, uma forma de fazer isso é estacionar o veículo a sombra para que quando voltar para o carro não seja necessário ligar o ar. Desligue o ar alguns minutos antes de chegar ao seu destino.

Cuidado com o Peso do Carro

Para compreender essa lógica basta que você se lembre daquela lei básica da física (força = massa x aceleração), ou seja, quanto mais peso mais força é demandada e logo o carro usa mais combustível. Cuide para que o seu carro esteja sempre limpo e também evite deixá-lo cheio de objetos. Muitos motoristas nem se dão conta, mas carregam peso desnecessário como bagageiros removíveis e suportes para bicicletas, siga a regra de se não está usando retire do veículo.

Desligue o Motor

Deixar seu carro parado e ligado gera um gasto extra de combustível, cerca de um a dois litros por hora, tudo depende do tamanho do motor e do uso que é dado para o ar-condicionado. A recomendação dos especialistas é que se o carro for ficar parado por um período maior que 20 segundos é bom desligar o mesmo.

Tenha Calma ao Dirigir

Dirigir mais devagar além de ser mais prudente também é uma forma de economizar mais combustível. Quanto maior é a velocidade do carro maior é a resistência do ar e com isso maior será o consumo de combustível. Pode até ser que em velocidades menores não se note tanta diferença, mas em velocidades mais altas a diferença pode ser bem significativa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *