Autoecologia

Termo esse biológico, a autoecologia consiste na representação dos organismos em uma mesma espécie, e assim as explicações de como esses mesmos reagem a fatores abióticos e bióticos. O nome ganhou força quando Schroter, pesquisador, divulgou somente o termo ecologia em 1896, que até então não possui definição clara. Atualmente a autoecologia com a evolução dos estudos permite verificar como cada organismo se adapta ao sistema ambiental, considerando suas migrações e relações com outras espécies presente naquele ecossistema particular. Contudo hoje a difusão da autoecologia começa a ganhar forças no setor biológico, já que antes era muito pouca estudada, talvez pelo fato da natureza estiver também hoje vulnerável a certos aspectos envolvendo o ar, água, o solo que é tomado por elementos de novo parâmetro.

Fatores Abioticos

Novas Técnicas – Saúde e Bem Estar

A autoecologia é vista também como uma forma de aumento da capacidade de energia pessoal, daí o nome auto, que indica um equilíbrio perfeito entre nós seres humanos e a natureza. Essa nova técnica consiste em acreditar que dentro de nosso organismo também existe uma natureza individual e que precisa ser bem cuidada. São de fato importantes técnicas: ser capaz de decidir bem nossas questões pessoais, estar em equilíbrio emocional com nós mesmos e pessoas próximas e toda a adaptação dessa vida moderna, garantindo assim sempre bem estar, relaxamento e ganho de energias positivas. Essa milenar e tradicional atividade é atualmente considerada válida por muitos pesquisadores e cientistas que acreditam na força do próprio autoconhecimento e na busca por realizações particulares.

Ecologia

Os Tipos Autoecologicos

Por ser definida já como ciência particular de cada organismo em seu ecossistema, a autoecologia classifica-se em tipos únicos no sistema da natureza. Esses tipos considerados por sua vez fatores influentes delimitam os tipos abióticos, ou seja, luz, temperatura e precipitações atmosféricas; esses dois últimos motivos de grande preocupação, hoje com a elevação do efeito estufa; e posteriormente os fatores bióticos, que se trata dos próprios seres vivos em ambiente de adaptação. Dentro do fator temperatura atualmente há a comprovação na extrema mudança da posição dos raios solares que se manifestam através de altos índices de elevação, modificando assim muitos ecossistemas e levando alguns seres a morte instantânea, como é o caso dos peixes, devido à elevação da temperatura dos rios e também as aves que não suportam tanto calor.

Autoecologia

Pesquisas de Campo

Apresentando uma variedade nas pesquisas das áreas biologia e médica, autoecologia estende-se principalmente aos relatos e teorias de campo, comprovando assim a relação do ser vivo com seu habitat natural. Todas essas evoluções nas pesquisas de campo possibilitaram a evolução no sistema de relacionamento com o ecossistema, comprovando fatos que até então não podiam ser vistos como verdades, como adaptabilidade genética de populações e suas condições ambientais do local onde vivem em meio à interação entre um organismo e seu ambiente.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *