Baterias dos Carros Elétricos

Impossível não lembrar os telefones celulares da década de 90 que tinham uma bateria com a autonomia muito limitada de modo que muitas vezes era preciso que se levasse mais de uma bateria para ser trocada se não quiséssemos correr o risco de ficar sem poder falar, muitas vezes esperando telefonemas de importância ou tendo que fazer algum inadiável. Imagine que naquela época estes celulares já eram vistos como grandes avanços da tecnologia como realmente o eram embora precisássemos ter no Belo Carro aquele famoso carregador veicular de baterias de celulares e que eram ligados no acendedor de cigarros. Esse era um equipamento que não podia faltar a quem tivesse o celular.

Baterias dos Carros Elétricos

Baterias dos Carros Elétricos

Isto foi assim até que as baterias níquel cádmio foram trocadas pelas de íons de lítio, cuja capacidade era três vezes mais que as antigas, além de menor peso e tamanho e não precisavam ser totalmente descarregadas antes de uma nova carga devido ao chamado efeito memória. Hoje os avanços tecnológicos avançam a passos de gigante, mas quanto às baterias dos carros elétricos estão buscando soluções para uma maior autonomia que as baterias que temos de íons de lítio (Li-ion). As maravilhas da engenharia e da química na fabricação de Automóveis e invenções neste ramo são realmente fantásticas e as baterias de Li-ion são a chave mestra para que se faça o sucesso completo dos carros híbridos, mas é preciso conhecer também O Perigo dos Híbridos.

Compra

Compra

São as preferidas pela capacidade de armazenamento maior e também pela densidade de energia que é superior as antigas de níquel cádmio (NiCd). Houve um problema e uma defasagem grande entre as baterias usadas nos telefones e na indústria de automóvel que eram baseados em dois fatores principais. Um era o preço, pois estas baterias custavam muito dinheiro e o outro era o fato de serem quimicamente muito instáveis uma vez que há dez anos ao serem recarregadas as baterias de Li-ion ofereciam risco de explodirem. Também não esqueça o problema do aquecimento que mereceu muita atenção até ser resolvido. A Mercedes-Benz deu um tiro certeiro e através do sistema de ar condicionado, resfria o compartimento das baterias. Estes serão sem dúvidas, Carros para Salvar o Planeta.

Venda

Venda

As baterias dos Super Carros elétricos hoje estão na agenda das fábricas que buscam soluções para problemas difíceis como este, de uma maneira definitiva, pois os carros elétricos já estão se tornando uma realidade que só precisa de aperfeiçoamento. O Abastecimento de Carros Elétricos já não vai ser um problema tão grande, graças à evolução da tecnologia. A General Motors vem acelerando os estudos na tecnologia Li-ion  e incrementando o desenvolvimento de novos modelos. A GM numa parceria com a Hitachi, montadora japonesa, devem colocar no mercado já no ano que vem, mas com modelos 2011, uma safra nova de carros híbridos como: Cadillac CTS, Saturn Aura, Corvette e Chevrolet Camaro. Hoje estes carros têm dois motores sendo que um é elétrico para arrancadas e baixa velocidade, na alta velocidade faz uso de um motor à combustão. Um outro bom exemplo será o Mini Cooper Elétrico. As baterias dos carros elétricos são recarregadas em fontes externas e com a energia despendida nas reduções de marchas e desacelerações. A GM está aperfeiçoando este sistema de recarga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *