A seguir vamos ver um vídeo com o comercial feito para a divulgação do novo Volkswagen Fox onde dois velhinhos conversam. O marido fala para a esposa que em 50 anos de casados nunca a traiu, veja só a estratégia usada por ela para não responder à pergunta dele:
O Volkswagen Fox 2019 é, certamente, uma das alternativas mais racionais e que faz parte da linha de compactos da fabricante. O modelo oferece ao consumidor um bom custo benefício, além de equipamentos na medida certa e um preço bem interessante, que é, normalmente, abaixo do valor do segmento.
Por um bom preço, o novo Volkswagen Fox possui vários itens disponíveis, e que, nos concorrentes, eles são oferecidos como itens opcionais. Por exemplo: vidros elétricos nas 4 portas, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, rodas de liga-leve, dentre outros. Sem falar no motor 1.6 8V que, apesar de ser um modelo já defasado, ele consegue entregar um bom desempenho.
É possível encontrar o Volkswagen Fox 2019 em duas configurações. São elas: Xtreme e Connect. Sendo as duas com câmbio manual. E o Xtremeainda possui a opção de transmissão automatizada i-Motion.
Detalhes do FOX 2019
O visual do FOX 2019 contém faróis de dupla parábola, além de repetidores de direção na parte inferior da sua lente. Possui a grade fina, em acabamento preto brilhante, e friso cromado.
Os retrovisores contêm repetidores de direção, conforme a versão. E barras longitudinais no teto, também de acordo com a versão do modelo. Rodas de liga leve de aros 15 ou 16 polegadas. Possui faróis de neblina e o para-choque vem com apêndice alusivo ao Golf, e o seu acabamento da parte central é na cor preta. Conforme a versão, o escape é cromado. Lanternas traseiras compactas, divididas pela tampa do porta-malas, onde tem um logotipo da Volkswagen, que serve de maçaneta.
Na parte de dentro do veículo, o painel nos remete ao Golf, incluindo até a instrumentação analógica e com display de computador a bordo. O Volante é parecido, cujo acabamento é na cor preta brilhante. Possui piloto automático.
Câmbio manual com 5 ou 6 marchas, e com o automatizado I-Motion com 5 velocidades. O ar condicionado do Fox 2019 é manual. O painel vem com um acabamento em 2 tons, e com o sistema multimídia Composition Touch, cuja tela possui 6,5 polegadas.
Quanto à parte mecânica do veículo, não houve mudança. O motor continua sendo o 1.6 8V flex de 4 cilindros, cuja capacidade de entrega pode chegar à 104 cv de potência, e com 15,36 kgfm de torque.
Características do Fox Connect 2019
O Fox Connect 2019 pode ser reconhecido por meio dos adesivos laterais que trazem o nome da versão; lanternas e faróis escurecidos; rodas de liga-leve de 15 polegadas; faróis de neblina; direção elétrica; retrovisores externos e travas nas portas; porta-malas elétrico; volante multifuncional; computador de bordo; central multimídia com uma tela de 6,5 polegadas, e que é sensível ao toque; sensor de estacionamento traseiro; piloto automático; Android Auto e Apple CarPlay, faróis de neblina contendo luz de conversão estática, e etc.
Características do Fox Xtreme 2019
Esse modelo já veio com um visual mais moderno. Ele possui uma grade dianteira que se parece com uma colmeia, contendo friso inferior cromado; os para-choques são os mesmos do antigo CrossFox; possui faróis com máscara negra; faróis auxiliares retangulares contendo tripla função (luz de neblina, luz de conversão estática e luz de longo alcance); as maçanetas e os retrovisores são pretos; tem rack o teto; moldura plástica nas caixas de roda e também na parte inferior das portas; rodas de liga-leve diamantadas de 16 polegadas; acabamento escuro e com costuras vermelhas nos bancos; volante revestido em couro e câmera de ré. Motor 1.6 8V de até 104 cv de potência, e com transmissão manual de 5 marchas.
A História do Fox
No início dos anos 2000, a VW do Brasil estava desenvolvendo muitos trabalhos, que eram potenciais produtos para comercializar no futuro. Um desses trabalhos, porém, acabou atraindo mais a atenção da direção da empresa. Era um hatch compacto, cuja altura não era muito comum, e ele se parecia com uma minivan. Quem desenhou o projeto foi Marco Pavone, sobre a plataforma PQ24. Porém, a matriz alemã não aceitou o projeto.
Durante a fase inicial do projeto, o mesmo já se mostrava uma boa opção para o mercado brasileiro. No entanto, ele teria de ser finalizado em Wolfsburg. Na ocasião, o veículo foi levado para a Alemanha em segredo, sem que o CEO da época, Martin Winterkorn, soubesse. Foi assim que o veículo foi finalizado. Depois disso, ele foi engavetado por mais ou menos um ano.
O modelo ficou conhecido internamente como Lupo. E foi aprovado e lançado no ano de 2003, já com o nome “Fox”, que já havia sido usado antes no Voyage, e que foi exportado para os Estados Unidos nos anos 80. O modelo virou um sucesso, pois conseguiu atrair a atenção do mercado.
Como a aceitação do hatch mais alto foi muito boa, ele acabou sendo exportado para a Europa e recebeu o nome de Lupo. E ainda conseguiu influenciar de forma direta o desenvolvimento do modelo Golf Plus.
No Brasil, o VW Fox veio com a PQ simplificada, com as seguintes medidas: 1,64 metros de largura; 3,80 metros de comprimento; 2,64 metros de entre eixos e 1,54 metros de altura. No banco do motorista, tinha uma gaveta sob o assento e o porta-luvas possuía 270 litros. Sem falar no sistema que possibilitava que o banco traseiro deslizasse, para que o bagageiro fosse ampliado. Porém, devido à acidentes com as mãos dos condutores, esse dispositivo acabou deixando de existir no modelo compacto nacional.
No Brasil, o VW Fox já veio com motores flex, podendo ser 1.0 de até 76 cv, ou 1.6 até 104 cv. Os dois modelos da família EA111, com 8 válvulas. Quando era para exportação, o modelo enviado para a Europa possuía um motor EA111 1.4 8v de 78 cavalos, que era o mesmo da Kombi na ocasião.