Gol g5 Gastando Muito Combustível

O gol é um carro da marca Volkswagen, é um carro totalmente brasileiro, que foi exportado para o México e Argentina também. O primeiro modelo foi lançado em 1980 e como era um carro acessível e popular, fez muito sucesso, sendo considerado um dos carros mais famosos da marca.

O interessante é que o Gol foi um dos primeiros automóveis a serem projetados e feitos totalmente no Brasil. E por isso ele também um dos poucos automóveis brasileiros que passaram cinco milhões de unidades produzidas.

Chegou a ultrapassar até mesmo o Fusca em 2009, mas isso realmente acontece, porque o gol ainda é produzido e o Fusca já saiu de linha. Depois de muito sucesso passou a ser exportado para todo mundo, sendo mais de cinquenta países e mais de um milhão de unidades, tornando também o carro mais exportado pela Volks.

Como o carro já possui mais de vinte anos, ele sempre passa por mudança para que fique de acordo com o mercado atual. Existe muitas versões do Gol, e muitos exemplares estão na rua, tendo dados de que é sem dúvida um dos carros mais roubados no Brasil.

Com a tecnologia apenas aumentado no século passado, o Fusca que era a sensação do momento ia deixando de ser o mais vendido e outros modelos da Fiat e da Chevrolet chegavam ao mercado com design mais chamativo, gerando uma alta concorrência.

Para que não ficasse para traz, a Volks logo lança no mercado o Gol na final da década de 70. Como era necessário que o modelo se adaptasse as condições do território brasileiro, ele foi totalmente produzido aqui, para que fosse testado e aprovado pelos consumidores e não tivesse problemas com as estradas brasileiras.

Seus detalhes foram decididos na Fábrica II da Volks no bairro paulistano de Vila Carioca. Na época existia um carro muito vendido na Europa que tinha algumas especificações que atendiam a necessidade do que a Volks queria no Brasil, esse carro chamava Polo, que apesar de ser bem amis caro no Brasil tinha muito em comum com o Gol.

Esse carro tinha sido criado na Alemanha e não tinha tudo que o brasileiro precisava, mas para que os criadores não começassem do zero, o polo foi utilizado como projeto base.

Na época a Volks estava lançando outros carros importantes que não deram certo no Brasil que era o TL e o SP-2.  No mesmo período, na Europa ela lançava o Golf e outros carros com nomes associados a esporte. Por isso ao escolher o nome do Gol, eles levaram em consideração o esporte mais praticado e amado pelos brasileiros, que seria o futebol.

O gol trabalha em gerações e já se encontra na terceira geração. É dividido por números G1, G2, G3, G4, G5, G6 e G7.

Gol G5

Foi lançado em 2008 e foi produzido até 2012, sendo o primeiro modelo da terceira geração. Foi uma grande mudança, com alterações tanto internamente quanto externamente. Sua plataforma também mudou, sendo adotada a mesma do Polo e do Fox. Comercialmente a Volks adotou o nome de Novo Gol.

Algumas das mudanças foram o motor transversal. Possuía a versão 1.0 e 1.6 e todos os modelos eram cinco portas. Foi lançada com sete opções de cores, suspensão traseira igual a anterior, porém a dianteira é mais resistente. O câmbio também ficou igual ao do Fox e possuía opções de air-bag duplo e freios tambor.

Ele teve um lançamento bem parecido com as primeiras vezes em que se fazia propaganda do Gol, associando o carro a confiança e lealdade de um cão.

Foi lançado algumas séries especiais para divulgação de coisas eventos e empresas que são patrocinadas, que seria o Rock in rio e Seleção, o que mais mudava era algumas opções melhores no som do carro e nas cores. Também foi feita uma versão para comemoração de 25 anos que o modelo rodava no mercado com grande sucesso.

Teve algumas outra séries especiais ao longo de sua produção. Como a versão Rallye, que tinha uma suspensão mais alta, pneus que podiam ser usados na terra com facilidade e algumas características parecidas com a da saveiro.

Gasto de Combustível

Com as mudanças no Novo Gol, também veio um aumento de consumo de gasolina. Claro que é um consumo mais razoável, se existe algum problema mais sério é necessário verificar se o motor e todas as peças que envolvem o combustível precisam de reparo, ou então de troca.

Muitos proprietários dizem que ele é um carro muito bom para viagens, fazendo uma média quilometragem por litro de combustível bem alta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Volkswagen

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *