O Nissan Juke-R Concept é um exemplo de como a ousadia dos engenheiros pode ser muito bem vinda até nos carros que já estão consolidados num mercado ou numa posição. Para quem gosta de superesportivos vamos falar um pouco mais sobre essa aposta da Nissan. Um esportivo que já entrou para a lista dos carros japoneses de sucesso.
Conhecendo o Nissan Juke-R Concept
A ideia da Nissan foi simplesmente combinar o carro Juke com o coração de GT-R. Os versados em carros podem ter achado no mínimo exótica essa atitude, contudo, foi exatamente a coragem de fazer isso que tornou esse um dos carros esportivos mais velozes e diferentes dentre as opções feitas pelos japoneses. Os engenheiros com certeza fizeram uma boa aposta.
O Motor do Juke-R
O superesportivo japonês conta com um motor 3.8 V6 que possui dois turbocompressores que oferecem 486 cv. Trata-se do mesmo motor do GT-R, um crossover bem interessante. Como o Juke-R é um carro homologado para circular pelas ruas a Nissan procurou fazer muitos testes para ter certeza da sua segurança.
Os testes são feitos pela montadora para verificar a segurança e também para saber em que podem ajustar o carro. O objetivo é ter mais opções de variações de chassis bem como de suspensão. As variações do Juke-R em relação ao GT-R fazem parte das preocupações que a Nissan tem.
Produção Inglesa
O Juke-R tem sua produção feita pela Nissan da Inglatera, isso porque se trata de um conceito feito de maneira independente pela divisão inglesa da empresa. A edição do Nissan Juke-R é limitada, mas mesmo antes que começasse a ser feito já tinha três compradores acertados.
Dois desses compradores são de Dubai onde o protótipo do carro foi exposto com boa repercussão. O desenvolvimento desse projeto foi feito em parceria com a RML que trabalha com o Le Mans Series e WTCC. No concept do carro o motor era o 3.8 V6 de 492 do GT-R, mas o carro da linha de produção terá o propulsor de 552 cv de potência que integra o GT-R 2012. Para se ter uma ideia a velocidade máxima a que esse carro pode chegar é de 260 km/h.
Crossover
O Juke-R é o resultado da combinação dos modelos Juke e GT-R. O visual é aquele típico de carro com “cara de mau”, possui entradas de ar grandes e também dutos no capô. Também conta com rodas de alumínio com 20 polegadas que estão por dentro de caixas alargadas que se unem as suas saias laterais. O ponto que chama a atenção na parte de trás do carro é o aerofólio bipartido e ainda tem as saídas de escape que tem o formato de pentágono.
Sem Autorização?
Se o Juke-R já chamou atenção por trazer um motor superpotente também entrou na pauta da imprensa especializada por outro motivo. Rumores surgiram dizendo que a divisão inglesa da Nissan desenvolveu o projeto sem autorização da matriz no Japão. Seria esse o motivo da edição limitada e de a produção ficar concentrada na Inglaterra.
Os executivos da matriz receberam a notícia a respeito do Juke-R de surpresa e parece que num primeiro momento não gostaram de um modelo Juke ter sido usado num projeto que visa a alta performance. Contudo, o sucesso do Juke-R pode ter amenizado um pouco a situação, difícil ficar chateado com um carro que só recebe elogios de revistas e críticos especializados, não é mesmo?
Comprando um Juke-R
Os fãs de esportivos que gostaram do curioso Juke-R devem ter recebido o preço do carro como uma verdadeira apunhalada no coração, nada menos do que 590 mil dólares. Os engenheiros responsáveis pelo projeto garantem que cada centavo é compensado na performance sensacional desse carro. Lembramos que a produção é limitada a poucas unidades.
O carro está disponível para compradores de todo o mundo, contudo, cada uma das unidades produzidas será feita sob encomenda. Esse é um projeto de carro pensado para investidores e colecionadores que querem ter um carro com diferentes inovações e que será fabricado em quantidade reduzida.
A estimativa é de que sejam produzidas entre 20 e 25 unidades, um carro bastante exclusivo. Apesar das poucas unidades o carro promete ficar no hall dos esportivos mais celebrados já que na sua versão produzida terá um motor ainda mais potente do que aquele usado na versão conceito. Com certeza é um carro para quem é apaixonado por velocidade e tem algum dinheiro disponível para se dar um pequeno luxo.
O Juke
O carro Juke da Nissan foi criado com um objetivo bastante interessante, o de revolucionar o segmento de carros utilitários. Não se trata somente de uma proposta diferente aos carros tradicionais desse estilo, mas também criado para atender ao gosto de um público jovem que tem um estilo de vida mais urbano e deseja contar com um carro mais irreverente.
A Nissan apostou alto no seu modelo Juke seguindo a linha de conceito usada com o Qashqai que acabou sendo um dos grandes fenômenos de vendas. Cada modelo tem as suas peculiaridades, mas a Nissan tem grande fé no seu Juke. Em parte a eficiência do Juke vem da sua estética em especial do ajuste rígido feito na sua suspensão McPherson na frente junto com os braços diversos que ficam na traseira.
Um Carro Preciso
Um ponto que tem agradado em cheio aos motoristas que optaram pelo Juke é a sua direção que tem boa precisão e oferece as melhores respostas. Também tem comando de transmissão agradável para manusear além de apresentar frenagens eficazes. Além disso, o Juke apresenta na sua versão 1.6 Turbo uma excelente performance com uma resposta eficiente do câmbio XTronic CVT.
Contudo, há que se destacar que o carro não oferece tanto conforto e pode acabar sendo um pouco “beberrão”. Mas, nem tudo está perdido nesse carro que ainda oferece aquela sensação de prazer em dirigir por contar com a suspensão traseira de braços variados e ainda por ter o sistema de tração TVS. Vale ressaltar que esse é o primeiro dos utilitários esportivos compactos do mercado.
–
Juke-R o novo conceito da Nissan foi apresentado e pelo que foi vu=isto ele é poderoso, veloz e com um design magnífico. É um projeto de carro impactante e muito moderno que vai com certeza ser um grande sucesso em vendas. Foi anunciado no mês de outubro do ano de 2011 e as versões que estão sendo criadas são duas, uma com direção do lado direito outra do lado esquerdo. os testes já estão sendo feitos para que a montadora tenha total certeza que seu projeto será perfeito e irá atender as expectativas de seus clientes.
Com motor V6 twin turbo possui desempenho perfeito, as rodas de vinte polegadas liga leve completam o visual ameaçador r arrojado do veículo. Por dentro apresenta mais espaço e muito conforto principalmente em seus acentos. Para o motorista total prazer na direção devido a alta tecnologia utilizada o que torna as viagens mais interessantes e menos cansativas.