O brasileiro é apaixonado por carros, reflexo disso é o desenvolvimento do mercado automobilístico que vem chamando muito a atenção de montadoras internacionais. Como podemos perceber atualmente, a marca chinesa vem atacando o mercado nacional, sempre tentando adquirir espaço entre algumas empresas que já estão fixas e são muito bem reconhecidas pelos consumidores brasileiros.
Esse também é o caso da Nissan, empresa de naturalidade japonesa que chama muito a atenção devido a qualidade de seus veículos. Durante alguns anos, a empresa oferecia apenas uma picape no mercado nacional, mas com seu desenvolvimento, foram feitos muitos investimentos para que a Nissan oferecesse ainda mais modelos no país.
Nissan – Brasil
No Brasil, a Nissan começou a oferecer seus veículo no ano 2000, essa iniciativa teve como base estruturar o Mercosul, fazendo com que a empresa desenvolvesse seus serviços. Para conseguir se desenvolver ainda mais rápido, a empresa fechou parceria com a Renault que passou a dar todo o suporte para a marca japonesa. Através desse suporte, a empresa conseguiu se desenvolver rapidamente, mas seu projeto de vender seus veículos em outros países do Mercosul começou a mudar quando o mercado nacional começou a se desenvolver rapidamente, fazendo com que a marca voltasse toda a sua atenção em sua estrutura no mercado brasileiro.
Logo em seu primeiro ano de atuação, a empresa conseguiu alcançar números expressivos e também ofereceu uma base de desenvolvimento para a Renault, que no mesmo ano também conseguiu vender bastante, principalmente se comparado com outros anos anteriores.
Para equipar o mercado nacional, a Nissan apostou na Frontier, picape atualmente bastante conhecida pelos brasileiros que na época fez muita fama quando foi lançada em versão cabine simples. Durante a sua atuação no mercado nacional (que se mantém até hoje), a picape recebeu várias modificações, sempre se mantendo entre uma das mais vendidas, conseguindo desbancar modelos já bastante conhecidos entre os consumidores brasileiros.
No começo de sua atuação, a marca também apresentou o utilitário esportivo X-Terra, que mesmo sendo um veículo bastante diferenciado não conseguiu atender as expectativas da empresa que já estava bastante feliz com o desenvolvimento da Frontier dentro do país.
Durante o ano de 2001 até o ano de 2011, a empresa atuou no mercado nacional somente com a Frontier, pois foi um momento que o Brasil passava por transição e o mercado automobilístico sofreu bastante com a falta de incentivo por parte do governo. Porém, durante os últimos anos, o mercado automobilístico recebeu grande ajuda do governo e consequentemente a Nissan aproveitou para se consolidar dentro do mercado nacional.
Linha de Montagem Nacional
Visando o bom momento que o país estava vivendo, no ano de 2011 a empresa resolveu se consolidar de vez dentro do mercado nacional. Com essa iniciativa, a marca informou que estava construindo uma linha de montagem na cidade de Resende, município que se encontra no estado do Rio de Janeiro. Com a construção dessa linha de montagem, a marca começou a oferecer novos modelos dentro do mercado nacional, visando aumentar o número de vendas e se tornar uma das marcas que mais vendem veículos para os brasileiros.
Sua linha de montagem é considerada uma das melhores no país, a tecnologia aplicada em seus serviços é muito alta, sendo que várias marcas utilizam o sistema usado pela Nissan como exemplo para criar sua linha de produção. Lembrando que essa linha de produção atua no mercado nacional e oferece atualmente descontos exclusivos nos modelos, pois no começo a empresa exportava seus veículos e as taxas eram num valor muito alto. Consequentemente, essas taxas foram repassadas aos consumidores, por isso, a construção de sua própria linha de montagem aumentou muito o número de vendas da marca.
Modelos Vendidos
Como não poderia ser diferente, a Nissan Frontier é um dos principais modelos a venda no mercado nacional, por ser uma picape já bastante conhecida e também por contar com alta tecnologia, os consumidores brasileiros se identificaram, reflexo disso é o grande numero de vendas que a picape teve durante os últimos anos.
A Nissan também preza muito pela qualidade e também pelo bom custo benefício e oferece isso na Frontier, sendo uma picape que oferece muita resistência e que chama muito a atenção devido a seu custo benefício, sendo mais barata do que algumas concorrentes que não oferecem tanta qualidade.
O Nissan Tiida chegou juntamente com a nova estratégia da marca que tem por finalidade aumentar ainda mais o número de consumidores de seus veículos, o Tiida é oferecido em versão hatch e sedan. Em ambos os casos, o modelo oferece muita qualidade e resistência, também oferece ótimo custo benefício, o que acaba chamando muito a atenção dos consumidores que estão a procura de um veículo que ofereça pouca manutenção, bom custo benefício e conforto para toda a sua família. O modelo é considerado um dos melhores em seu segmento, conseguindo atingir uma boa qualificação no número de vendas mensais.
O Livina é um modelo destinando principalmente à família. Por contar com um desenho estilo van, o modelo consegue atender perfeitamente a uma família de porte médio. Oferece também muita resistência e qualidade, sem deixar de lado o conforto, conseguindo acomodar facilmente 5 pessoas com espaço considerável em seu interior, sendo um ótimo veículo para viagens longas junto com a família. Trazendo as características da Nissan, o modelo também oferece muita resistência e pouca manutenção em relação aos veículos do mesmo segmento, o Livina oferece um ótimo custo benefício.
Uma das principais apostas da Nissan para aumentar o número de vendas dentro do mercado nacional foi o lançamento do March, modelo que veio para disputar mercado com veículos do segmento popular, sendo o modelo mais barato de toda a gama oferecida no Brasil. Assim como qualquer veículo popular, a principal característica é o seu custo benefício, pois a Nissan quer bater de frente com marcas já conhecidas pelos brasileiros e que já atuam a vários anos dentro do mercado nacional, diferente da Nissan que atua a 12 anos no Brasil.