Toyota Camry AU Version

O Toyota Camry é um carro comercializado internacionalmente e fabricado pela montadora japonesa Toyota desde 1982. O modelo conta com várias gerações sendo que a original é a versão compacta de tamanho, narrow-body. Na sequência foram criados outros modelos de Camry com a chegada de modelos de tamanho médio.

Esse carro, de acordo com a Toyota, é o seu segundo carro mundial ficando atrás somente do Corolla em vendas nas lojas da rede de concessionárias. O Toyota Camry tem um irmão no Japão, o Toyota Vista que também foi criado no ano de 1982. Também existem versões de diesel comercializados pela Toyota. Confira abaixo mais sobre a história dos modelos Camry da Toyota e como esse modelo passou a ser fabricado na Austrália.

Mudanças

Durante o período de 1979 a 1982 a identificação Camry esteve ligada a um carro de quatro portas modelo sedan que era chamado de Celica Camry. No ano de 1982 o modelo se tornou uma linha independente com a criação da série V10 e então se tornou disponível em versão cinco portas liftback além da versão sedan.

Outras Versões

No ano de 1986 foi criada a série Camry V20 em que a versão liftback foi substituída. Contudo, em 1990 a série V20 foi substituída pela série V30 e surgiu então o sedan hardtop que é um modelo exclusivo do Japão. Devido a imposições de regulamentos fiscais do Japão foi necessário que o corpo do carro se tornasse mais estreito.

No exterior existia a necessidade de um Camry de corpo maior e por isso foi criado em 1991 o modelo wide-body XV10 sedan e station wagon. Além disso, o Japão também passou a contar com um modelo mais amplo que era o Toyota Scepter. No ano de 1993 foi a vez do modelo XV10-bodied coupé que saiu da linha de produção no ano de 1998.

V40

No ano de 1994 chegou ao mercado uma versão V40 para substituir a V30, contudo, a XV10 continuou sem sofrer alterações. O seu substituto apenas chegou no ano de 1996 e se chamou Camry Gracia. O V40 foi produzido até o ano de 1998 e depois o modelo voltou a ser produzido conforme os sedans mais vendidos no Japão.

XV30

Esse novo modelo surgiu no mercado no ano de 2001 e era encontrado em duas versões de design dianteiro e traseiro. O Japão assim como outros mercados globais receberam uma versão diferente que era mais conservadora nos mercados do leste e sudeste asiático.

No ano de 2006 surgiu no mercado o XV40 que era derivado do Aurion, surgiu um modelo mais conservador para essa região. Depois do surgimento do modelo XV50 de 2011 os Camry passaram a contar com versões de corpo alternativos em mercados como o Japão e a Europa Oriental.

Lexus

A Lexus é a marca de luxo da Toyota e em 1989 foi criado um modelo Camry que era derivado do Lexus ES. Essa relação ainda existe, contudo, conforme as gerações passaram aumentou a distância entre o modelo de luxo e o modelo convencional. No ano de 2012 foi criado um modelo Daihatsu Altis que contava com a engenharia do Camry.

Camry na Austrália

A Austrália também contou com um trabalho de engenharia distinto com o modelo Holden Apollo que foi fabricado entre os anos de 1989 e 1996. Foi a partir de 1993 que foram criados modelos como o Camry Vienta que contava com motor V6. O modelo Toyota Aurion da Austrália é derivado do Camry desde 2006.

Um carro que conta com uma dianteira revisada e a sua traseira com um design diferenciado. A cabine também passou por algumas mudanças. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre a produção dos modelos Camry na Austrália. Um país que não tem tanta tradição em produção de carros, mas que se destacou por ser um bom mercado.

Toyota Austrália

A segunda geração de Camry produzidos na Austrália chegou ao mercado no ano de 1987. A produção havia começado a ser feita numa empresa recém-adquirida chamada de Australian Motors. Esse Camry chegou ao mercado com a missão de substituir o Corona T140 e o Camry que havia chegado antes dele.

O carro conta com quatro cilindros e um painel que foi idealizado para oferecer mais comodidade e facilidade para o motorista. Foram feitos altos investimentos em modernização do modelo para que ele pudesse agregar mais um pedaço do mercado. Uma curiosidade é que esse foi o primeiro Camry a ser fabricado fora do Japão.

Dentre os diferenciais que o Camry australiano oferecia estavam cinco velocidades de transmissão manual e com a possibilidade de atualizar para o automático de quatro velocidades. Contava ainda com rádio AM/FM, consolo central e ainda limpa para-brisas intermitentes com computador de bordo e relógios digital. Ainda houve a adição de uma inclinação da coluna de direção para o CS-X que acrescenta o sistema de chave de advertência de bloqueio.

Barateamento

O Camry V20 é um carro projetado pela Toyota para ser uma opção com custo menor para quem deseja um modelo desse estilo. Os materiais usados na confecção desse carro são de alta qualidade, mas com preços mais competitivos. Uma estratégia que parece bastante com a estratégia empregada pela Mercedes-Benz.

Um veículo confiável, com um bom trabalho de engenharia e sem adulteração de qualidade. As comparações do modelo japonês com os carros da Mercedes-Benz chegaram a conclusão de que o primeiro seria uma cópia do segundo, mas com um preço mais em conta. Contudo, esse sedan da Toyota tem um estilo menos angular em seu design. Para tornar o Camry mais atraente para os importadores o carro perdeu um pouco do seu estilo e identidade japoneses.

O design passou a ter um visual mais americanizado adquirindo então uma silhuetal mais elegante e suave que o tornou uma referência. É possível observar até mesmo uma referência aos carros da Audi. Essa influência também chegou a performance aerodinâmica do Camry. O modelo V20 conta com faróis e uma grade que tem um estilo curvo para deixar o para-brisas escondidos parcialmente. A porta ainda conta com uma terceira vedação.

A Toyota revela a sétima geração do Camry que vai se chamar Camry AU Version que foi mostrado na Austrália e pelo pouco que foi mostrado var ser um carro com design contemporâneo com melhoras na direção e com um interior bem mais espaçoso do que os modelos anteriores. Quanto a emissão de CO2 tudo foi feito para que ele estivesse dentro das normas. O carro está com tecnologia avançada com relação a segurança e os ruídos diminuídos deixam o carro mais requintado para que seus ocupantes possam fazer um passeio mais tranqüilo e confortável.

O interior foi todo projetado para que os ocupantes se sentissem em um local luxuoso, confortável e muito atraente. Com tecidos e couro o visual ficou incrível e o acabamento ficou perfeito. Os detalhes metálicos fizeram com que o carro ficasse magnífico. O exterior impactante e sofisticado perfeito para as pessoas que adoram marcar presença aonde vão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Toyota

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *