Motard
Motard é um estilo de motos, este estilo é determinado pela mistura de diversos outros estilos. As supermotards têm uma funcionalidade ampla, o motociclista pode andar com ela em diversos tipos de terreno. O estilo SuperMotard também é chamado de “Fun Bikes” ou “Super Motos” vai da preferência de cada pessoa.
É uma moto muito utilizada em competições, normalmente essas corridas são em pistas muito diferentes umas das outras, algumas vezes é em terra, outras em asfalto.
Apesar de já saber da existência de competições nos Estados Unidos e na França, o motard é um novo estilo no mercado, são modelos fabricados em série.
Como identificar uma SuperMotard?
O primeiro passo é analisar a moto como um todo. Os modelos são trail com ciclística, rodas e pneus esportivos, lembre-se que o aro das rodas desse estilo de motos é aproximadamente 17 polegadas.
O país verde e amarelo, nosso Brasil brasileiro já adotou esse estilo de motos, até pelo fato de que as estradas brasileiras tem se adaptado de uma forma satisfatória.
No Brasil a motard moto veio para dar uma “cara” nova as corridas, a intenção é que cada corrida de motociclismo torne-se um evento no qual os pilotos, públicos e parceiros encontrem seu interesse e realizem os sonhos.
Muitas pessoas são apaixonadas por moto e pelo motociclismo, é a apologia ao prazer de pilotar, disputar, vibrar, torcer, chorar, se emocionar, enfim, o que não pode é não enxergar a diversão desse emocionante esporte, coberto por adrenalina e sede de vencer.
Subir em um motard moto para um piloto é sentir aquele “friozinho na barriga” e ter certeza da vitória. Todas as corridas com uma motard é como se fosse um espetáculo, o publico vibra com o show de acrobacia, técnica, equilíbrio e amor ao que está fazendo.
Como surgiu?
Foi nos anos 70 que as pessoas começaram a procurar saber quem era o melhpr piloto de motos do mundo. A partir desta questão, foi criada uma forma de competição olímpica. Nesta competição pilotos do mundo todo correriam e passariam por diversas provas e as mais variadas categorias (Dirt Track, Cross, Motovelocidade, Enduro, entre outras)
Os percursos seriam variados, teria de tudo um pouco: asfalto, jumps, terra, mato, enfim, tudo para testar a capacidade da moto e do que piloto conseguiria fazer com ela, e claro, a moto jamais poderia ser trocada, tinha que usar a mesma moto para todos os percursos destinados.
Essa competição foi um sucesso, apareceram diversos modelos de motos, motos potentes contra motos comuns, o que importava era que o piloto confiasse em si e no seu veículo. Este primeiro evento foi vencido nos Estados Unidos por Kent Howerton que pilotava uma Suzuki RM 320.
O que incomodava os pilotos eram as diversidades de pistas, fizeram uma pesquisa com todos envolvidos na competição e na organização para assim chegar a um denominador comum, e no ano seguinte a corrida passou a usar de um tipo exclusivo de traçado, porem com características de todos os tipos de pista, isso quer dizer que, ainda assim o percursso teria uma parte de terra, asfalto, jumps, grama, entre outros.
Por Luiziane Acunha