Os carros da Mazda são conhecidos pelo design arrojado e alta velocidade que são capazes de atingir. Consumidos pelo público de elite que demanda, acima de tudo, diferenciais consideráveis dos oferecidos pelos veículos convencionais. As linhas MX, CX e BT conquistaram diversos prêmios concedidos por revistas especializadas consumidas em nível mundial. Conheça quatro modelos Mazda de tirar o fôlego: MX-5, CX-5, CX-7 e BT-50.
Mazda MX-5
Ideal aos consumidores que desejam conversíveis modernos com tecnologia presente em grande parte da estrutura. As modificações dos modelos atuais são notórias nos principais pontos, desde condução até design exterior. O baixo centro de gravidade proporciona tração traseira para fazer com segurança até mesmo curvas.
O estilo representa outro ponto a favor do modelo. Novo rosto que expressa alto nível de esportividade. Jantes de alumínio ostentam design de dez raios. A personalidade fica realçada com as partes traseira, lateral e dianteira. Até mesmo os para-choques dianteiros auxiliam no processo aerodinâmico do veículo. Para o caráter dinâmico ficar privilegiado, os faróis dianteiros foram redesenhados, proporcionando, inclusive, opção pra aumentar a visualização dos condutores durantes nevoeiros.
Dirigir com cabelos ao vento em alta velocidade proporcionada adrenalina fora do comum. Veículo elogiado pela sensibilidade proporcionada pelos motoristas no momento de dirigir em rodovias. O ciclo do dinamismo fica atenuado com as alterações nos frisos laterais e espelhos retrovisores. A luz branca representa outra vantagem se compara com as cores tipo âmbar das versões anteriores.
Tecido ou couro preto, duas opções que podem ser escolhidas pelos clientes. O acabamento do apoio dos braços e nas portas, por dentro e fora, está sendo elogiado por grande parte dos especialistas pelo nível de personalização. De acordo com o site oficial da marca, em Portugal as versões europeias trazem sete cores oficiais para a carroceria do modelo. Painel refinado está entre as partes mais luxuosas da série. Outros destaques ficam por conta do sistema de áudio e da consola central.
Mazda CX-5
Sucesso nos grandes países europeus, o veículo conquistou consumidores do velho continente por causa do design arrojado, potência do motor e sensação pura do prazer de dirigir. A parte exterior contra com designers desenvolvidos por engenheiros de criação renomados no setor automotivo.
Os faróis trazem tecnologia que faz aumentar as luzes quando algum veículo se aproxima do CX-5, além de virar nas curvas para trazem maior luminosidade, inclusive nas curvas. As luzes traseiras realçam o visual esportivo, moldadas cuidadosamente, revelando presença de tons vermelhos durante o dia e iluminação qualificada em ambientes noturnos.
A carroceria traz como complemento as jantes compostas em liga leve. Faróis dianteiros juntos formam a imagem de uma chita forte estilo no visual. Escape duplo cromado que realça o estilo desportivo. De acordo com a fábrica, o veículo foi produzido com a tecnologia KODO, que ambiciona entre outros benefícios proporcionar a alma do movimento, criando respostas emocionais aos condutores – principal diferencial desta série da Mazda.
Lidera a classe por causa da segurança ativa para evitar com que a integridade física dos condutores fique abalada. O sistema SCBS – SMART CITY BRAKE SUPPORT – reduz os efeitos provocados pelas colisões frontais e traseiras. Existem, inclusive, sensores monitorando o tráfego existente ao redor do veículo para antecipar as situações e diminuir os riscos da futuras batidas.
Quando detecta riscos de colisão, proporciona travamento automático nas ações dos condutores de forma instantânea, existindo inclusive parada de emergência. No sistema LDW – LANE DEPARTURE WARNING – os motoristas são avisados quando o veículo começa a desviar da faixa. É acionado automaticamente após ultrapassar os 65 km/h.
Espaço interior elaborado para cinco pessoas viajarem com conforto e tranquilidade. Conduções elevada e visibilidade superior condicionam o veículo como um dos mais completos em todo mundo. O design traz texturas que existem apenas nas linhas Mazda contemporâneas desenhadas desde 2009, quando a fabrica renovou os conceitos estéticos nas linhas de produções. O volante auxilia na direção sem riscos de cedência.
Outro ponto que não pode esquecido está nas características ecológicas oriundas do motor diesel 2.2 MZR-CD 173 CV 127JW 350RPM, capaz de trabalhar forte sem prejudicar de forma direta a atmosfera com o lançamento de gases que danificam a atmosfera e proporcionam aumento no efeito estufa.
A presteza na estrada incomparável é auxiliada pelas jantes de alumino do para-brisa. Tecnologia presente inclusive no pinel de instrumentos de cobertura. Os botões que trazem funções adicionais estão em fácil alcance aos motoristas.
Mazda CX-7
“Leva para onde a estrada o levar”, frase oficial do veículo de acordo com informações colhidas no site oficial da marca. A motorização, embora potente por causa do turbo, foi elaborado por especialistas no intuito de oferecer condução divertida que economiza a energia e colabora com os preceitos de desenvolvimento sustentável. Elaborado com sistema inovador intitulado SCR – SELECTIVE CATALYTIC REDUCTION – no qual os óxidos de nitrogênio são convertidos na condução ecológica estipulada pelas normas de emissões EURO05. Motor 400NM Turbo Diesel Common Rail 2.2 litros MZR-CD com capacidade incrível de arrancar auxiliada pela injeção eletrônica.
As curvas são feitas com facilidade incrível mesmo entre condutores sem experiência. No sistema de distribuição ativo do veículo a potência é transferida às rodas traseiras no momento de necessidade do aumento de tração demandado em viagens feitas em altas velocidades. Direção assistida e suspensão firme representam dois complementos para manter o carro colado no na estrada, ofertando total estabilidade em formatos distintos de terreno.
Mazda BT-50
Principal pick-up da linha de produção Mazda na atualidade. Recebeu numeroso prêmio pelas características comerciais que existem em toda a estrutura por dentro e fora do veículo. A marca acredita na força do veículo não somente para fazer trabalhos na cidade, como também ao lazer encontrado nos campos. Conforto interno, potência e economia de combustível são três pontos vantajosos no BT-50.
Motor Turbo Diesel Common Rail que traz injeção eletrônica 1.5 MZR CD. A força do veículo permite com que sejam rebocadas até três toneladas. Além da potência na tração, a motorização permite com que em 10 segundos os motoristas possam acelerar de 00 a 100 Km/h. O combustível está adaptável gastar 8,3l em cada 100 km trafegados. As suspensões dianteiras e direções assistidas traz resposta rápida aos comandos dos condutores.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier