Quase todo mundo quer ter algum tipo de conhecimento mecânico do seu carro seja para tentar “diagnosticar” aquele barulhinho ou mesmo para não ser enganado pelos profissionais que se aproveitam dos leigos. Independente do motivo, é sempre bom saber um pouco mais sobre o que usamos em nosso dia a dia.
Conheça melhor o seu carro através de uma descrição das peças e do funcionamento delas. Lembre-se que o conhecimento é bastante útil, mas isso não o torna um mecânico e por isso mesmo no caso de ter problemas com o veículo procure um profissional.
Peças e Para Que Servem
Selecionamos algumas das principais peças de um carro para explicar a você o que elas são e como funcionam. Você olhará para o seu carro com outros olhos, com certeza.
Coxim de Apoio do Amortecedor
Talvez você nunca tenha ouvido falar no Coxim da Suspensão, mas saiba que essa peça tem uma função imprescindível para o seu veículo. Primeiramente, é importante esclarecer que se trata de uma peça metálica que é revestida por uma borracha.
A função básica dessa peça é atuar em conjunto com a suspensão do monobloco do veículo para absorver os ruídos ou choques na região. Além disso, essa peça é composta por um rolamento o que lhe confere também uma função de auxiliar o movimento de girar das rodas dianteiras.
Fique de olho no alinhamento dessa peça, pois como ela compõem a suspensão do monobloco no caso de estar desgastada poderá causar grandes problemas ao veículo.
Embreagem
A embreagem já é mais conhecida até mesmo para os mais leigos, mas é importante conhecer a fundo para que ela serve. Basicamente o conjunto da embreagem é responsável por fazer a transferência da potência e do torque do motor do carro para a transmissão de uma forma progressiva.
Esse sistema permite que o seu carro circule de forma mais confortável e leve pelas cidades. No momento em que o pedal da embreagem é pressionado o fluxo da potência do torque é interrompido permitindo que seja feita a mudança de marcha.
http://www.youtube.com/watch?v=FIePpKpL344Filtros
Todos os veículos possuem filtros e o seu grande objetivo é proteger algumas peças e sistemas das partículas de sujeira e poeira. Quando os filtros não trabalham de forma correta pode acontecer o acumulo dessa sujeira de forma a prejudicar o bom funcionamento de peças importantes.
Conheça alguns dos principais filtros de um carro:
Filtro de Ar – Fica posicionado bem no começo do coletor de ar e tem como principal serventia reter a poeira e demais partículas que podem ser aspiradas pelo motor.
Filtro de Combustível – Em geral, esse filtro fica localizado bem próximo aos bicos injetores ou mesmo do carburador. Tem como função evitar que partículas de sujeira entrem em contato com o combustível.
Filtro de Óleo – Esse é um dos filtros que pode ser visto com mais facilidade, pois fica localizado no bloco do motor. A sua função assim como o filtro de combustível é evitar que impurezas se misturem com os líquidos, nesse caso com o óleo.
Freios
Os freios são componentes muito importantes de um carro e imprescindíveis para evitar acidentes. Existem dois tipos de sistemas de freios, a disco e o a tambor.
Sistema de Freio a Disco
O funcionamento desse tipo de sistema de freio acontece através de duas pastilhas que prendem o disco que é responsável por movimentar as rodas do carro.
Sistema de Freio a Tambor
Nesse sistema existe um conjunto de lonas alojadas dentro das rodas que permitem parar o movimento das mesmas.
Sistema Misto
A maioria dos carros de hoje tem um sistema misto de disco e tambor. As rodas da frente funcionam com o sistema a disco e as de trás com o sistema a tambor.
Sistema de Freio ABS
O sistema ABS (Antilock Braking System) oferece mais segurança e por isso mesmo tem se tornado cada vez mais comum. O que diferencia esse sistema dos demais é o fato de ele possuir um dispositivo eletrônico que permite que as rodas não travem durante uma frenagem brusca.
O funcionamento desse sistema se dá através de um sistema que fica instalado perto do motor e que está ligado e quatro sensores que comandam cada uma das quatro rodas. No momento em que o freio é acionado pelo motorista os sensores fazem uma leitura da velocidade de cada uma das rodas.
A partir desse calculo é possível que o sistema ABS saiba qual a roda deve girar mais devagar e qual deve girar mais rapidamente para evitar que aconteça uma derrapagem.
Óleos
Todo carro precisa de diversos tipos de óleo, vale ressaltar que são considerados óleos todas as substâncias que estão no estado líquido em temperaturas normais. Em geral servem para diminuir o atrito entre as peças do carro.
Junta Homocinética
Se o seu carro possui tração dianteira então utiliza essa junta, pois a função principal dela é fazer a união dos semieixos as rodas externas do carro. Isso permite que as rodas dianteiras tenham um movimento mais estável. Essa junta tem evita aquelas vibrações que podem ocorrer na cruzeta ou cardã.
Junta do Cabeçote
A localização dessa peça dentro do veículo é entre o bloco e o cabeçote do motor. Uma curiosidade é que essa junta consegue reproduzir de forma exata as formas dos perfis que são encontrados dentro do cabeçote.
Como essa é uma peça que deve resistir a altas temperaturas é feita de duas chapas de amianto e também de cobre. A função principal é fornecer apoio com vedação hermética para as câmaras de combustão e também a de preservar a passagem de água e óleo.
Luzes de Alerta do Painel
A grande função dessas luzes de alerta do painel é avisar ao motorista que um circuito elétrico se fechou. Um dos principais exemplos é a luz de alerta do óleo ou fluido de freio. Os dois sistemas estão ligados a uma boia que desce quando os líquidos estão acabando e encosta num interruptor que acaba fechando o sistema e assim faz a luz do painel acender.
http://www.youtube.com/watch?v=UpBgsksXbJkIgnição Eletrônica
A função da ignição é começar o processo de queima que faz a mistura de ar e combustível, processo necessário para que o carro se movimente. A ignição eletrônica faz o calculo do ponto de ignição o que garante mais eficiência.