A Troller é uma marca brasileira de automóveis, sendo em sua maioria carros do tipo off road. Ela se encontra no Ceará na cidade de Horizonte, durante muitos anos foi independente, até a sua venda para Ford, agregando mais um nome para a marca.
Os carros produzidos pela Troller são do tipo Off Road, explicando melhor que é esse tipo de carro:
No Brasil é conhecido mais como fora de estrada ou Todo-terreno, e são modelos utilizados para locais não convencionais, sem asfalto, ou seja especifico para terra. Se tornou um ícone para as atividades de trilha e outras dentro da natureza.
Como sabemos essas atividades precisam de carros resistentes, com alta tração para não haver atolamento em estradas com barro, suportando todos os obstáculos encontrados. Para essas atividades são utilizados jipes, motos e caminhonetes. Por isso a marca Troller é muito utilizado por ter todas essas especificações, os jipes T4 trazem para seus usuários velocidade e adrenalina.
Os primeiros veículos com o modelo off road foram inventados por uma questão de necessidade na época da Segunda Guerra Mundial para ajudar na locomoção dos soldados e de suprimentos por lugares de difícil acesso. Mas com o passar do tempo a utilização desses veículos ficou para lazer e competições.
E para essas atividades ocorrerem é necessário o máximo de segurança possível, a utilização de equipamentos de proteção é muito importante por ser um esporte radical, os que praticam com motos precisam ainda mais. Já os jipes são bem mais seguros por toda lataria.
História Da Troller
A troller nasceu de uma ideia de um empresário chamado Rogério Farias, no ano de 1995 no Ceará, porém por ser um empresário pequeno acabou sendo vendida para outro empresário chamado Mário Araripe, que já tinha conhecimento de mercado e pode investir bastante na marca para ela crescer.
A marca foi se moldando de acordo com o mercado, ao ver o alto crescimento do esporte off road ele logo investiram no jipe T4 que se tornou o símbolo da marca e que foi evoluindo a cada ano. Durante esse processo de construção da imagem da Troller ela desenvolveu jipes militares, carros-bombeiro e veículos para minas subterrâneas.
O modelo inicial da firma foi o Rf Sport lançado em 1997, após o maior desenvolvimento dentro da empresa o RF foi substituído pelo modelo T4 em 1999. Esse foi se modificando a cada ano que era relançado, o motor por exemplo era inicialmente a gasolina e depois ficou sendo diesel.
Outra tentativa da Troller foi o lançamento da picape pantanal no ano de 2006, tentando alcançar uma nova gama de clientes e atender diferentes gostos que apareciam. Infelizmente não deu certo e alguns anos depois ela foi retirada do mercado por diversos problemas, o principal sendo no chassi.
Atualmente o maior nome da marca Troller é o T4, que sempre tem novos modelos no mercado, com apenas algumas modificações na capota, no motor, entre outros. É notável que a cada ano que passa as modificações ficam cada vez menores, o grande momento foi somente quando a marca foi adquirida pela Ford, depois ela ficou um pouco estacionada.
Ao adquirir um jipe da marca troller deve-se ter bastante atenção, e sempre que for fazer a manutenção ir em mecânicos que entendam seu funcionamento, pois o modelo possui muitas peças de fornecedores diferentes. Um problema que deu no motor de maneira geral foi o uso do 3.2 à diesel que não se adaptou ao veículo.
Compra da Ford
Para a compra da Troller, houve uma grande especulação e precisou até que o presidente da época ( Luiz Inácio Lula da Silva) participasse de uma audiência para que tudo fosse feito dentro dos conformes e assim em 2007 a Troller se tornou parte do grupo Ford juntamente com a Mazda, Mercury e Lincoln.
Com o grande poder aquisitivo da Ford, algumas coisas foram mudadas dentro da empresa. Primeiramente a mudança foi trazer a parte administrativa e financeira para São Bernardo do Campo e a parte industrial continuou na cidade natal no Ceará.
Ficha Técnica Troller 3.0 2008
É um modelo com alimentação a diesel de injeção direta, com 163 cv de potência. Sua velocidade máxima chega a 155 km/h, sendo que gasta cerca de 10.8 segundos para chegar ao 100 km/h.
Seu tanque comporta 72 litros, tem espaço para cinco pessoas, pesa cerca de 1850 kilos. Seu câmbio é manual com 5 marchas. Possui tração 4×4, muito importante para o off road. E conta com quatro freios à disco sendo dois deles ventilados.