Conheça mais sobre esse evento
O cerrado brasileiro abrigou uma interessante prova: a 2º Etapa do Mitsubishi Outdoor Sudeste.
As cidades sede do evento, Estrela do Sul e Cascalho Rico, ambas em Minas Gerais, receberam 300 competidores,que cruzaram rios, subiram montanhas e realizaram várias provas de resistência para ganhar o título, e muito mais do que isso: ganhar a sensação de liberdade e aventura que um rali deste tipo proporciona.
Na primeira etapa deste circuito o objetivo era acumular mais pontos durante cinco horas. A segunda etapa é mais rigorosa e possui provas mais difíceis.
Equipamentos necessários
Para realizar as provas é necessário um kit com vários equipamentos e ferramentas importantes.
Os carros (picapes 4×4), por exemplo, devem possuir odômetros para medir a distância percorrida, radiocomunicadores para receber e enviar instruções e comunicação em situações de perigo e bússolas para localização.
Além disso, os participantes devem levar bicicletas para percorrer percursos onde os carros não possuem acesso, capacetes de proteção e coletes salva-vidas para os trechos de água.
A comida também é importante. Os competidores devem levar sacos com comidas leves e rápidas, pois não há muito tempo para fazer as refeições. O kit geralmente inclui barras de cereais, energéticos e isotônicos, além de sucos. Os alimentos devem ser energéticos mas não comprometer a agilidade.
A organização fornece um GPS para controlar o circuito.
Regras do campeonato
Existem regras para garantir a segurança durante o percurso. Estas regras devem ser respeitadas, sob o risco de perder pontos, receber penalidades diversas e até ser desclassificado. Entre as principais regras estão:
– O limite de velocidade não pode ser ultrapassado.
– Dirigir na contramão é proibido
– É obrigatório o uso do passaporte especial, que deve receber um carimbo em todos os postos de controle (PCs) que houver no percurso.
Desafios
Os Postos de Controle funcionam como fiscais de prova, para garantir que todos estão passando pelos pontos obrigatórios, e também como distribuidores das provas.
O número de provas pode variar, mas cada uma delas vale uma quantidade de pontos. Existem algumas que são obrigatórias.
A responsabilidade de definir por quais Postos de Controle a equipe passará é do navegador, tão importante quanto o piloto da picape. O navegador é o responsável por definir as estratégias e quais tarefas serão cumpridas.
Tarefas comuns nas provas
Percurso com bicicleta
O percurso é realizado com uma bicicleta e existe um local demarcado onde o participante deve chegar.
Provas na água
As provas realizadas em rios, cachoeiras e lagos podem ser a nado, com equipamentos como botes ou apenas uma bóia. O objetivo também é chegar a um local definido.
Existem até provas de corrida em córregos.
Garimpo
É simulado um garimpo, onde o grupo deve encontrar “pedras preciosas”.
Caça ao tesouro
O grupo deve encontrar tesouros escondidos na mata, com o auxílio de mapas e instrumentos de medição.