Dicas Para Uma Viagem de Moto Inesquecível

Quase todo mundo já sonhou em sair por aí numa viagem de moto incrível, não é mesmo? Saiba que é possível realizar esse sonho de conhecer algum lugar especial sobre duas rodas. A seguir vamos te dar dicas de como fazer uma viagem de moto inesquecível, depois disso tudo o que você vai querer é começar essa aventura.

Dicas Para Fazer Uma Viagem de Moto Inesquecível

O Lugar dos Sonhos – Escolha do Destino

Uma das coisas mais legais de viajar é escolher o destino para onde se vai, não é mesmo? Porém, mesmo sendo algo muito divertido pode ser também algo complicado, pois existem tantas possibilidades. Quem não deseja ousar tanto na escolha do destino pode pensar em conhecer cidades vizinhas.

Na verdade o mais importante na hora de fazer a escolha do destino é pensar na beleza do percurso a ser realizado até chegar ao local. Dessa forma o destino mais interessante é aquele que oferece as estradas mais bonitas para que a sua viagem seja inesquecível. Vale a pena ainda considerar a facilidade do percurso e a qualidade das estradas.

Gosto e Estilo

Leve em consideração na hora de fazer essa escolha qual é o seu gosto e o seu estilo. Por exemplo, algumas pessoas preferem viajar por estradas de terra enquanto outros preferem viajar por rodovias. Há aqueles que desejem empreender uma viagem de mais velocidade ou mesmo mais lenta para aproveitar e curtir a paisagem.

Pesquise bastante sobre o percurso antes de se colocar na estrada, assim terá mais chances de encontrar o destino ideal. Curtir o percurso de viagem é muito mais importante do que chegar ao destino.

Estação do Ano

A escolha do percurso e do destino também deve ser feita de olho na estação do ano. Como a viagem será feita de moto é importante que seja numa estação de temperaturas agradáveis e de preferência com pouco vento e chuva. Um exemplo disso é a Europa que durante os meses de junho e julho tem bastante sol e calor o que pode ser desconfortável uma vez que o piloto precisa estar com luvas, capacete e roupa adequada.

Em contrapartida se nesses meses o calor de 40°C é o problema, nos meses do final do ano, o problema se torna as baixas temperaturas, a chuva e neve. A dica é pesquisar quais são as condições climáticas do local para onde você pretende ir e assim se preparar para qualquer possível problema. Prefira viajar em estações medianas, no caso da Europa, por exemplo, seriam os meses entre março e maio ou entre setembro e novembro.

Cuidados

As condições climáticas devem ser analisadas muito mais além das altas ou das baixas temperaturas. Em alguns lugares como na Croácia, por exemplo, o vento é um dos principais vilões, ele recebe o nome de Borá. A violência das rajadas de vento pode com facilidade derrubar uma moto de 400 quilos.

Se acontecer de você encontrar rajadas de vento poderosas pelo caminho vale a pena considerar mudar o trajeto. Em qualquer continente o mau tempo pode estragar a sua viagem. O vento talvez seja o pior e mais difícil dos problemas a serem driblados.

Os Equipamentos

Uma viagem de moto pode ser bem bastante perigosa se o motociclista não utiliza o equipamento correto. Dentre os equipamentos necessários estão o capacete adequado, roupa de proteção, máscara, botas resistentes e luvas. Além de comodidade esses equipamentos garantem mais segurança para o motociclista.

No caso de quem vai alugar a moto no local da viagem e não quer ter que carregar tanto peso é bom perguntar se é possível alugar também os equipamentos necessários. Pode ser uma solução inteligente para não precisar carregar tanto peso.

Equipamentos no Verão

Numa viagem realizada durante o verão a dica é usar jaqueta, calça, luvas e botas que possuam sistema de ventilação. Durante o inverno a roupa deve ser adequada para te ajudar a suportar o frio. Lembre-se que não tem nada mais desagradável do que passar frio na moto.

Uma forma de vencer o frio é usar capas, prefira aquelas que têm tecnologias específicas para diversas condições do clima. Existem alguns tipos como polartec que possui capacidade de isolamento; gore-tex que possui tecido impermeável e transpirável, hyvent que é feito com membrana à base de poliuretano impermeável e que tem boa resistência ao vento.

Outros Equipamentos

Com certeza a roupa é um equipamento muito importante numa viagem realizada de moto, no entanto, existem outros equipamentos que não podem ser deixados de lado. O GPS e o intercomunicador, por exemplo, facilitam e muito o percurso. Existem inúmeros tipos e marcas de aparelhos de GPS específicos para motocicletas, esses equipamentos facilitam muito a navegação.

O intercomunicador também tem grande importância numa viagem dessas em especial quando se está realizando uma viagem em dupla ou em grupo. Trata-se de uma maneira segura para se comunicar com as outras pessoas do seu grupo. Até quem está viajando sozinho faz um bom uso desse aparelho, pois ele permite que você possa escutar os comandos do seu GPS, escute músicas e atenda a telefonemas.

Na hora de fazer a escolha do seu intercomunicador verifique qual o tempo de conversação disponível bem como o número de pessoas que conseguem estar em conferência bem como qual é o alcance e a sua compatibilidade.

Estude o Destino e o Trajeto

Alguns motociclistas acreditam que somente ter um bom aparelho de GPS resolve todos os problemas, mas não é bem assim. Mesmo que o seu equipamento seja bom é importante conhecer o trajeto que você irá fazer com antecedência para não acabar tendo surpresas desagradáveis.

Tenha um mapa para que seja mais fácil traçar o seu itinerário de viagem. Saiba que assim como qualquer outro equipamento o GPS pode acabar falhando, não ver estradas escondidas ou mesmo não estar atualizado com mudanças no trajeto. Compre um mapa atualizado para que possa ter uma ideia geral de para onde está indo. Não se deixe surpreender, estude e planeje em detalhes como será a sua viagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Motos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *