Sistema de Arrefecimento

O sistema de arrefecimento dos veículos são responsáveis pelo controle de temperatura dos motores e a explosão dos mesmos. Em antigos automóveis a preocupação era apenas em promover a dissipação do calor que era gerado no motor. Em automóveis mais modernos existe o gerenciamento eletrônico, e este método é capaz de controlar a quantia de combustível a ser injetado no motor e também o ponto da ignição.

Qualquer mudança de temperatura já altera o funcionamento do motor e esta alteração pode significar mais despesas e desgastes em seu veículo, ou seja, um sistema de arrefecimento que permite ao motor funcionar em temperatura ideal representa mais durabilidade, menos manutenção, menor atrito e desgaste, economia maior de combustível, menor emissão de poluentes e aumento em seu desempenho.

Como funciona?

Sistema de Arrefecimento

Sistema de Arrefecimento

A bomba tem a função de fazer com que o líquido do arrefecimento circule pelo sistema, e até que este líquido atinja a sua temperatura ideal para o funcionamento o fluxo é impedido de ir ao radiador pela válvula termostática. No momento em que o líquido atingir a temperatura normal, parte deste fluxo poderá ser direcionado, pela válvula, até o radiador.

Assim que a temperatura se aproxime de seu limite máximo, este fluxo de líquido de arrefecimento vai ser direcionado até o radiador, por meio da válvula termostática. O aumento de pressão e de volume do líquido são diretamente relacionados com o aumento de temperatura. As válvulas que se encontram no reservatório, em sua tampa, servem para controlar a pressão deste sistema, cujo objetivo é atuar sob pressão e desta forma evitar danos no motor aumentando seu ponto de ebulição.

Manutenção

Funcionamento

Funcionamento

Existem agentes que podem prejudicar o funcionamento adequado do sistema de arrefecimento de seu carro como, por exemplo, a corrosão. Para evitar danos é aconselhável verificar o funcionamento do mesmo conforme instruções de seu fabricante. Esteja alerta para o uso adequado de aditivo, existe uma proporção indicada a ser usada na água, que varia de acordo com a utilização do veículo. É importante consultar o fabricante quanto as proporções corretas específicas em cada modelo, conforme a sua aplicação.

Verificação de mangueiras

Controle

Controle

Comece pela inspeção visual deste sistema, nesta caso observe a existência de deformações e ressecamentos nas mangueiras. Além desta simples verificação existem outras formas de análise como a verificação de existência de possíveis vazamentos, que é feita por meio de pressão a ser aplicada com o auxílio de bomba manual.

Verificar a tampa do reservatório também é importante, mas o ideal é que seu carro seja levado a uma oficina autorizada, onde atuam profissionais qualificados que poderão realizar uma avaliação adequada e completa em todas as etapas deste sistema que é de suma importância para o perfeito desempenho de seu veículo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *