As juntas do motor são também conhecidas como juntas do cabeçote, junta da culassa ou juntas da cabeça, elas se situam em meio ao bloco de cilindros de um motor e a sua respectiva cabeça.
Finalidade
A finalidade das juntas do motor é assegurar que exista, nas câmaras de combustão, uma estanquicidade e também a continuidade de água que faz a refrigeração no motor e do circuito de passagem de óleo lubrificante. A junta do motor deve estar em perfeitas condições para que impessa a penetração da água, a penetração de mistura gasosa e ou de óleo que lubrifica o motor em circuitos adjacentes.
É preciso que haja uma resistência térmica muito elevada para suportar temperaturas elevadíssimas, a resistência química deve resistir a presença de água, óleo e mistura gasosa e a resistência mecânica para suportar a movimentação de bielas e a pressão do aperto. As juntas possuem orifícios que asseguram a continuidade de circuítos diversos que atravessam todo o motor do carro, estes mesmos orifícios servem à passagem de parafusos que fixam a cabeça ao bloco do motor, estes parafusos se denominam pemos ou prisioneiros.
Composição
As juntas de motores mais antigos eram confeccionadas em papel grosso e untadas em óleo grafitado, posteriormente elas foram substituídas por juntas feitas em cobre, duas folhas que possuiam amianto em seu interior. O uso de amianto foi proibído na Europa e também em muitos outros países ao redor do mundo, sendo assim este tipo de junta esta desaparecendo do mercado. Atualmente estas juntas são confeccionadas com cartões grafitados, específicos e reforçados por meio de uma camada de aço, de cobre ou ainda feita em múltiplas folhas em aço, em seu interior.
Avarias
Existem muitos problemas que podem ocorrer e avariar os motores de automóveis, especialmente as juntas do motor. Problemas no sistema lubrificante, por exemplo, podem ser responsáveis por uma deterioração nas juntas e este tipo de avaria pode causar perdas na potência dos motores.
Outro caso é a degradação do isolamento na ligação entre circuítos da água, do óleo ou dos gases da admissão e escape de motor que podem ocasionar danos graves no motor.
Outros Problemas
A qualidade do material utilizado na construção das juntas do motor é muito importante, pois em alguns casos ocorre um ligeiro assentamento causado pela exposição ao calor e também à vibração. É preciso reapertar os parafusos existentes na cabeça. A redução na força do aperto somada a movimentação das juntas do motor pode provocar quebra dos ilhós.
Para evitar problemas deste tipo é importante recorrer as recomendações feitas pelos fabricantes, especialmente no que se refere ao reaperto de parafusos localizados na cabeça do motor, após determinada quilometragem. Há também problemas de sobreaquecimento, combustão anormal, entre outros.