Óleos Lubrificantes

Além do nome de óleos lubrificantes, outros nomes que se referem a este mesmo produto são: óleos para motor e óleos de motor. Essas diferentes formas de referencia nomeiam os óleos que possuem substâncias, que são usadas para aumentar a vida das peças das máquinas. Elas diminuem os atritos que acontecem nos motores lubrificando as máquinas, daí o nome.

Existem 4 tipos de óleos lubrificantes: óleos graxos – origem animal e vegetal; óleos minerais – derivados do petróleo; óleos sintéticos – produzidos em laboratório; e óleos compostos – formados a partir da mistura de 2 ou 3 tipos de óleos.

Características

Óleos Lubrificantes

Óleos Lubrificantes

Os óleos para motor são classificados a partir de duas características: viscosidade e densidade.

Viscosidade

É um avaliador da velocidade de escorregamento, escoamento de certo óleo; se o óleo for muito viscoso, menos ele irá escoar, portanto, quando lubrificar o motor, maior será o tempo que irá manter-se entre as peças que fora colocado. A viscosidade dos óleos depende da temperatura do local em que está, ou seja, se estiver em um local de temperatura elevada, menos viscoso ele será, o que permite um escoamento fácil.

Quem avalia a variação da viscosidade juntamente com a temperatura é o IV – Índice de Viscosidade. Caso o IV seja alto, pequena será a variação do óleo de acordo com a temperatura, e vice-versa.

Densidade

É quem indica a massa do volume de óleo quando exposto a alguma temperatura. A importância disso é que ele mostra se houve ou não a deterioração do óleo, assim como a contaminação do mesmo.

Classificações

Motor

Motor

SAE e API são as principais classificações de lubrificantes, porém, são várias as classificações existentes. Essas classificações existem para que seja facilitada a vida do motorista ou comprador, quando este quer obter o óleo devido para seu motor.

Classificação SAE

Essa tabela classifica os lubrificantes de acordo com sua viscosidade, indicando-a por um número. Se o número for baixo, o lubrificante é menos viscoso, logo, se for alto, mais difícil de escoar é o óleo. A Classificação SAE é dividida em três categorias: a de Verão, a de Inverno e a de Multiviscosos (verão e inverno).

Classificação API

Tipos

Tipos

Essa classificação diz respeito a qual tipo de serviço a máquina irá operar. Os óleos da tabela API são classificados por duas únicas letras. Dessas duas letras, que são maiúsculas, a inicial indica qual o tipo de combustível do motor e a ultima o tipo de serviço.

Os óleos lubrificantes para motores de 4 tempos que funcionam a gasolina, álcool e gás natural tem o combustível do motor tipo S; e os de motor de 2 tempos a gasolina (como motosserras) são tipo T. Já a classificação API quanto aos motores a diesel é mais complexa, pois utiliza números para indicar o tipo de motor a que se destina o óleo lubrificante.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *