Na década de trinta, o trânsito no Paraná era administrado somente pelas prefeituras municipais. Porém, foi no dia 15 de dezembro de 1938, que o interventor federal Sr. Manoel Ribas criou o departamento do Serviço de Trânsito (conhecido como DST), ligado a polícia civil. No ano de 1968, passou então a se chamar de departamento de trânsito (popular DETRAN). E, em 1974, o Detran passou a ser um Órgão especial, vinculado a secretaria de estado da segurança pública (que é até hoje).
O DETRAN Nos Dias de Hoje
O DETRAN tem como missão planejar, coordenar, fiscalizar, controlar e executar a política de trânsito, assim como, também deve cumprir e também fazer ser cumprida a legislação do trânsito em todo estado, pois todas as ações do DETRAN PR refletem diretamente na qualidade do trânsito. Hoje o DETRAN dá suporte para toda a população de Curitiba em três endereços. Um desses locais é no Tarumã, onde além de ser cede administrativa do órgão, também atende aproximadamente seiscentas pessoas por dia durante a semana. Outro endereço seria no posto central (no centro da capital), onde quase mil pessoas procuram atendimento todos os dias (a renovação da carteira de habilitação e a emissão de certidões são os serviços que mais são procurados). O último endereço então seria no posto da vila hauer, quase mil pessoas também são atendidas diariamente, é uma correria. Para quem mora no interior do Paraná, o trabalho é feito pelas Circunscrições Regionais de Trânsito (popularmente conhecido como Ciretrans). Existem cerca de cem em todo o estado.
As Principais Atividades do DETRAN PR
Entre as principais atividades do DETRAN do Paraná, encontramos o registro de veículos automotores e a habilitação dos condutores. Aliado a isso, o DETRAN desenvolve um misto de atividades que lhe competem nos termos do artigo vinte e dois do código de trânsito brasileiro.
O DETRAN e o Fluxo do Trânsito
Foi-se o tempo que para controlar o fluxo de veículos em Curitiba os inspetores do DST circulavam em suas Harlley Davidson vermelhas pela cidade e que eram conhecidos até pelo nome. Hoje em dia o fluxo de veículos (e também de motoristas, claro) é bem maior, onde as infrações de trânsito também não ficam para trás. Mesmo com o novo código de trânsito em vigor desde 1998, o número de infrações ainda não diminuiu consideravelmente, falta muito para que todos tenham uma boa educação no trânsito. Como o DETRAN é um órgão vinculado à secretaria de Estado da Segurança Pública, conta ainda com unidades volantes autônomas, como o DETRAN móvel, que “levam” seus serviços às mais diversas localidades do Estado, aumentando assim sua “força” de atuação.
Por Luiziane Acunha
boa noite, gostaria de ter informaçao sobre o licenciamento do meu veiculo se ja veio a corespondencia de pagamento deste ano grato pela vossa atençao Marcos R. P.