Quando o assunto é carro a aparência é sim muito importante, pois um bom veículo é aquele que está com tudo em dia e que aparenta essa boa situação. Além de fazer uma manutenção rigorosa na parte mecânica do veículo é importante ter alguns cuidados coma a aparência do seu carro.
Parte desses cuidados são meramente estéticos, porém, outros ajudam a assegurar a durabilidade e o funcionamento perfeito dos equipamentos. Saiba também que os cuidados estéticos tem a sua importância uma vez que na hora de revender o seu carro ajudarão a fazer um preço melhor.
Além disso, todos os cuidados que temos preventivamente com o veículo retornam para a gente na forma de economia. Confira abaixo as dicas de cuidados que vã ajudar a deixar o seu carro com uma aparência sempre de carro novo.
Mantenha Seu Carro Sempre Limpo
Um dos cuidados mais importantes e que fazem parte do dia a dia do uso de um carro é a limpeza do mesmo. Além de esse cuidado mostrar que você tem cuidado com o automóvel ajuda a evitar diversos danos que são causados devido ao acúmulo de sujeira.
Uma boa lavagem do carro é aquele que além de dar brilho ao automóvel também o mantêm protegido. Se você costuma lavar o seu carro em casa o ideal é fazer esse serviço na sombra. Além de ser bem mais cômodo lavar o carro longe do sol esse pequeno cuidado evita manchas na pintura da lataria.
Lavando o Carro
Para o trabalho de lavar o carro é importante contar com água e sabão neutro ou algum outro tipo de produto que seja específico para usar em automóveis. Enquanto lava o automóvel é importante molhar bastante o mesmo. Apenas tome cuidado para não exagerar e desperdiçar água.
Depois que o seu carro estiver nem molhado chega o momento de ensaboar a carroceria, faça isso por partes. Você pode começar pela parte da frente, por exemplo. Lave a enxague, após terminar essa parte siga para uma das laterais, depois para a traseira e assim até lavar o carro por completo.
É importante que você não tente lavar o carro inteiro de uma única vez. Fique atento também para começar a lavar de cima para baixo. Depois não esqueça de fazer o enxague do carro.
A Secagem do Carro
A secagem é muito importante para que o seu carro tenha brilho e não fique com manchas. É importante que você tenha o cuidado de usar um pano macio e que não solta fiapos.
Para limpar a parte de dentro do carro você deverá usar um aspirador de pó, tanto no carpete como nos bancos. Não deixe de dispensar um cuidado especial para as dobradiças e ainda as partes internas das portas. Esses lugares costumam acumular bastante sujeira.
Os tapetes do carro também devem ser lavados com água e sabão neutro, deixe secar a sombra. A limpeza do painel deve ser feita com pano úmido e em seguida com a ajuda de um pincel para que seja possível remover o pó dos contornos e também das saídas de ar.
A Limpeza dos Vidros
Para fazer a limpeza dos vidros do carro o mais indicado é contar com um produto “limpa vidros”, se não tiver um a mãos um pano com água já pode resolver. Depois de passar o produto ou o pano úmido utilize um pano seco. Uma dica interessante é usar um jornal amassado, isso além de limpar ainda dá brilho para os vidros.
Um vidro que precisa de bastante atenção é o traseiro quando ele tem desembaçador. Não se deve utilizar produtos químicos, também não esfregue com força para não causar danos nos filamentos elétricos. Você pode contar com um serviço de polimento de vidros profissional.
Esse tipo de trabalho ajuda a restaurar as deformidades dos vidros que ficam aqueles sinais de desgaste ou mesmo com marcas que são causadas por palhetas ressecadas ou com defeito do limpador de pára-brisa. Uma forma de restaurar o vidro sem comprometer a visibilidade do mesmo.
Palhetas
Quando chove todo mundo se lembra das palhetas do limpador do pára-brisa, porém, no restante do tempo esse importante item fica esquecido. Trata-se de um equipamento muito importante e que não deve passar despercebido. Como muitos motoristas se esquecem de trocar as palhetas foram desenvolvidos sensores que avisam que está na hora de fazer a troca.
Os fabricantes recomendam que a troca das palhetas seja feita pelo menos uma vez por ano para garantir que funcione corretamente. Em geral com o passar do tempo a borracha das palhetas fique ressecada e dependendo da situação pode chegar até a riscar o pára-brisa.
Para fazer a limpeza da borracha você só precisa de um pano umedecido com água, assim poderá retirar as possíveis impurezas. Uma boa dica é não colocar detergente no reservatório do limpador do pára-brisa, isso pode acabar manchando a pintura.
Querosene e Lataria Não Combinam
O querosene não é uma boa opção para fazer a manutenção da lataria do seu carro, pois se trata de um produto abrasivo que pode causar danos. O mais certo é não usar óleos e nem querosene para fazer a lavagem do seu carro. Porém, há alguns casos que são exceção e que até exigem o uso do querosene.
Quando a lataria fica com resíduos de asfalto ou piche é importante não deixar esses componentes muito tempo na carroceria para não causarem danos. Para fazer a remoção dos mesmos você precisará de um pano embebido de querosene, esfregue a área afetada pelo piche.
Porém, nada de fazer força para não riscar. Cuide também para não deixar o querosene secar. Assim que a sujeira tiver sido removida você deverá enxaguar bem a área e na sequência passar sabão neutro para remover por completo os resíduos. Enxague de novo.
Se você usa o seu carro em estradas de terra é importante lavar o seu carro pelo menos uma vez por semana. Os veículos que são usados na cidade ou mesmo em estradas que sejam asfaltadas devem ser lavados a cada 15 dias. O grande segredo é a cada 6 meses levar o seu carro para uma lavagem completa e profissional.