Não há nada mais frustrante do que perceber algumas gotas de tinta pulverizadas na lateria do carro, principalmente se o automóvel é novo ou acabou de ser pintado. Algo que pode acontecer em qualquer lugar. Aí você pensa: O que devo fazer quando isso acontece? Será que essa tinta sai? Meu carro ficará estragado? Vou precisar pintar novamente?
Existem diversos removedores de tinta que podem resolver o problema. Basta lançar uma busca no google e perceber pelo menos umas nove opções diferentes na Leroy Merlin. Mas, precisamos saber alguns detalhes para não errar na escolha do produto e danificar o carro.
O ideal é procurar resolver problema o mais breve possível, então não deixe para olhar essa questão no fim de semana. Quanto mais tempo a tinta permanecer na lateria mais difícil será para remover.
Primeiro: Tente descobrir qual era a base da tinta (se de água ou de óleo). Essa informação é muito importante para escolher o removedor certo. Se não descobrir, será necessário testar produtos, tomando o devido cuidado. Mas, atenção! Tente ir a uma oficina mecânica ou funilaria antes para obter a ajuda de um profissional. Funilaria é um serviço específico de técnicas para consertar peças da lataria de um veículo.
Listamos aqui alguns produtos removedores.
1) Xampu Para Carros Para Tintas à Base de Água
Você sabia que existem xampus para carros? Sim! Na prática é um sabão neutro que retira sujeiras protegendo o veículo, impedindo que a cera ou o verniz sejam danificados, e ainda realça o brilho.
Se na primeira lavada não sair, provavelmente, o profissional vai lixar a área afetada, usando uma lixa fina, e polir com pano de algodão. Na sequência, vai usar o produto para tentar retirar a tinta.
2) Thinner/Aguarrás ou Querosene
Esses são solventes indicados para remoção de tintas feitas a base de água. Geralmente, são produtos utilizados na manutenção de máquinas, ferramentas, motores, além de auxiliarem na remoção de graxas, óleos, gorduras e alguns produtos químicos, como tintas, por exemplo.
Como são produtos fortes, o profissional precisa testar primeiro antes de aplicar. E, assim, certificar-se de que nenhum dano acontecerá ao carro.
3) Massa Roxa ou Pasta Abrasiva
Trata-se de uma massa pastosa indicada para remover pinturas automotivas. Para aplicá-la é necessário amolece-la na água e colocar nas áreas afetadas pela tinta. Logo em seguida o polimento acontece para retirar as manchas.
4) Acetona
A acetona é um solvente mais comum de se encontrar em casa, considerando que é utilizada para remoção de esmaltes. Em alguns casos ela também pode ser eficiente na remoção de tintas, principalmente tinta spray. Já realizou algum teste com picho, por exemplo? Pois é, funciona. O profissional que for aplicar também precisa testar para não danificar o carro.
Se a tinta grudar no vidro da janela, por exemplo, a acetona será útil para retirá-la.
5) Álcool Isopropílico
Produto muito utilizado na limpeza de equipamentos hospitalares, na indústria farmacêutica e na limpeza de materiais eletrônicos, como computadores, por exemplo. É muito usado também para remover tinta de caneta de superfícies maleáveis, como tecidos.
6) Cera Líquida
A cera é utilizada constantemente nos carros para polir e dar brilho, além de, claro, conservar o material. Ajuda a repor o verniz e ainda elimina alguns riscos na lateria. Em alguns casos, ela também pode ser usada para remover a tinta.
Se nada funcionar, será necessário repintar o carro. Mas, não se preocupe que o profissional vai te orientar sobre o que fazer.