Como Evitar Problemas Com Bateria Do Carro

A bateria é considerada uma das partes mais importantes de um carro. Por isso é importante manter as boas condições na maioria das vezes, para evitar problemas que podem levar à substituição, que pode ser mais caro. Recomenda-se fazer uma verificação periódica sobre os cabos da bateria e terminais para qualquer sujeira ou químicos acumulados.

  • Certifique-se de que não há corrosão ou conexões frouxas.
  • Carregue a bateria corretamente.
  • Lembre-se que a sobrecarga e a subcarga pode causar danos à bateria.

Problemas de baterias de automóveis são um dos principais vividos pelos proprietários de veículos. A peça é parte importante para a instalação elétrica de um automóvel. Caso ela seja utilizada por longo período do tempo o desempenho tende a degradar, resultando na problemática.

Há tipos de baterias de carro que exigem manutenção e reparação regular a fim de funcionar como esperado. Existem problemas que podem surgir devido a uma energia ruim.

Se o carro permanece em um ambiente frio por quantidade substancial de tempo, ele pode não funcionar. Em tal caso, a quantidade de energia requerida irá exceder a quantidade disponível na bateria.

Outra causa para uma bateria ruim é o desgaste que ela passou até o presente. Isso inclui o custo e ciclo de descarga, um dos principais motivos para enfraquecer. A bateria também irá executar de forma ineficiente até tiver sido submetida a danos físicos devido ao acidente de carro ou qualquer outro motivo.

Qualquer fissura na bateria pode resultar em vazamento de ácido. Da mesma forma, existem outras razões para ela ficar fraca ou ruim, como a instalação inadequada e sobrecarga.

Os principais sintomas são os faróis fracos ou motores com dificuldades na partida. Se a luz perder brilho depois de ser ligada, isto significa que existe algum problema com a peça. Ao virar a chave para ligar o carro e existir um estalo, então significa que o sistema de ignição funciona bem, mas a bateria não tem a potência necessária para servir ao propósito. O ar condicionado ou aquecedor também não vai funcionar se ela está fraca.

Para evitar problemas de bateria no seu veículo verifique os cabos e terminais para encontrar qualquer sujeira ou acúmulo de química. Procure se há alguma corrosão ou conexões soltas, uma das principais razões para a peça não ser capaz de manter energia necessária.

Se encontrar sujeira ou acúmulo nos terminais e cabos, limpe com um aspirador ou uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Para obter o melhor desempenho é necessário ter a certeza de que existe carga necessária.

Bateria e Problemas De Partida

A razão mais comum do carro não pegar é uma bateria morta. Caso tenha um testador procure testar para saber se a carga está fraca. Se existir desgaste se faz necessário substituir a peça e limpar as conexões para garantir o bom contato.

Não se pode ignorar o fato de que ao longo do tempo as conexões da bateria podem ficar corroídas. Essa corrosão interrompe a conexão. Tente limpar e ligar novamente. O início da corrosão não apenas mantém a bateria de ligação, que pode afetar qualquer componente elétrico, como também o motor de arranque.

Teste a conexão ao segurar um testador de chumbo no circuito do fio que envolve o motor de arranque. Este é o menor dos dois conectados. Tenha a certeza de que nenhuma parte do corpo está perto das peças móveis do motor. Solicite para algum amigo virar a chave e verifique a corrente. Caso exista é preciso trocar a peça.

Se o motor não traz ignição, não haverá fogo. Faísca fica criada pelo respectivo sistema do carro. Solução de problemas não é difícil! O primeiro lugar para verificar está na bobina, conforme aponta grande parte dos especialistas.

Detectar Bateria Morta

Quando a bateria está degradada os faróis parecem não brilhar com força total. Nesses momentos o motor de arranque faz cliques e ruídos em geral. Isso significa que é preciso um empurrãozinho em grande parte das vezes.

A conexão final dos cabos de ligação deve ser a negativa, feita de modo direto para o bloco do motor a evitar que uma faísca perto da bateria possa explodir por causa do gás de hidrogênio. Estalo do arranque indica carga morta. Isso pode ser problema comum em motores de carros populares.

Evitar Problemas Com Descarte De Bateria

Dentro das baterias existe alta incidência de produtos líquidos tóxico e corrosivos que precisam ser descartados de modo correto. Além do mais, pilhas velhas são reconstruídas. Jogar no lixo é ruim para o meio ambiente! Caso tenha nova unidade instalada ao comprar na loja se pode reciclar o modelo velho no mesmo local, poupando tempo e dinheiro.

Especialistas apontam que as baterias automotivas não duram para sempre!  Ao observar os faróis escurecendo ou se eles possuem entre três e sete anos se pode ser necessário certas mudanças.

Trocar Antes De Quebrar

Por vezes se faz necessário encaminhar o veículo ao mecânico experiente e confiável, ou mesmo fazer o trabalho sozinho. Alterar uma bateria é um trabalho rápido e fácil na maioria dos carros e vans.

Troque a bateria! Não gaste tempo e dinheiro, o problema pode não ser com a própria peça. Tome as seguintes dicas consideração: Olhe para o sulfato de acumulação na forma de um resíduo esbranquiçado ou azul ao redor do terminal. Remover o excesso às vezes resolve os problemas como uma bateria com defeito, por exemplo. Não toque esse pó com as mãos nuas, existem riscos de corroer a pele.

Verifique se a bateria está recarregada de modo correto dirigindo por trinta minutos. Necessário também verificar o alternador. Alguns carros também têm um medidor de bateria que funciona com o motor ligado.

Vale ressaltar que se faz necessário comprar o modelo completo de substituição. Se certifique das informações de tamanho do motor. Em caso de dúvidas solicite a troca no mesmo local em que fazer a substituição. As baterias automotivas variam em diâmetro e capacidade elétrica. Necessário comprar uma unidade que corresponda ao compartimento do veículo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Problema Na Bateria Do Carro

Muitos já passaram ou conhece alguém que tenha passado por algum problema na bateria do carro. Não é uma situação incomum de ocorrer, portanto saber resolve-la é muito importante. Um dos processos mais conhecidos são de fazer chupeta na bateria, é um processo bem simples e pode te ajudar muito em uma situação de emergência. Vale ressaltar que é muito importante saber identificar o problema, nem sempre o problema está apenas na bateria, se o motor por exemplo estiver fazendo algum tipo de barulho, pode ser algo na parte elétrica ou mecânica do veículo fique atento nesse detalhe.

Problema Na Bateria Do Carro

Problema Na Bateria Do Carro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *