Aquaplanagem é uma condição que ocorre quando a água acumula em frente dos pneus de um carro, entre a borracha e a superfície da estrada. A pressão em frente força a camada aquática que pode reduzir a fricção e fazem com que o condutor perca o controle do carro. Embora possa ser experiência assustadora, em especial se as quatro rodas sofrem com o ocorrido a coisa mais importante é se lembrar de manter a calma.
Passo a Passo para Evitar Aquaplanagem
- 01-Alivie o pé do acelerador e dirija o seu carro com cuidado na direção da estrada. Faça isso até que o automóvel fique lento e se pode sentir os pneus no chão novamente.
- 02-Dirija devagar, com cuidado para evitar derrapagens e manter uma leve pressão sobre o freio e gás. Se tiver que frear, faça de modo suave. Se o seu carro tem freios antilock, então é possível pisar fundo no freio. Certifique-se de que não irá travar as rodas que por consequência pode gerar a indesejada derrapagem.
- 03-Evite acelerações e travagens bruscas. Não faça curvas fortes que podem jogar seu carro fora de curso.
- 04-Caso o carro comece a derrapar, mantenha a calma! Lentamente, solte o pedal do acelerador. Não entre em pânico! Continue a dirigir para que a frente viaje na direção certa. Evite travar a menos que se tenha antilock.
- 05-Tenha cautela em estradas sinuosas. Cuidados nunca são demais para dirigir sem problemas. Conduza devagar!
- 06-Tente conduzir nas pistas deixadas pelos carros à sua frente. Isso diminui a chance de que a água se acumule na frente dos pneus e faça com que se perca o controle do automóvel. Use maiores movimentos de direção para controlar o veículo.
- 07-Entenda como lidar com as condições de aquaplanagem específicas, dependendo do sentido de marcha e das rodas atingidas.
- 08-Ao derrapar, oriente os pneus na direção da derrapagem até pararem a aquaplanagem e entrarem em contato com o solo. Em seguida, dirija de modo rápido, na direção oposta para endireitar o veículo.
- 09-Quando as quatro rodas travam se faz necessário manter a calma. Desacelere soltando o pedal do acelerador e continue controlando o volante na direção da estrada. Dessa forma, quando um ou mais pneus recuperam a tração com o solo, o automóvel fica preparado para retomar à condução.
- 10-Evite a aquaplanagem ao substituir pneus usados, mantendo uma boa banda de rodagem e inflados de maneira correta. Certifique também de praticar uma condução segura em condições de chuva, diminuindo a velocidade e aumentando o poder de concentração na pista.
- 11-Os pneus gastos são mais propensos a aquaplanagem porque têm profundidade de piso raso. Unidades com maior risco tem um pequeno diâmetro, embora sejam largas.
Regras Gerais
É melhor evitar o veículo em uma situação de hidroplanagem se certificando de que os pneus estão em boas condições e dirigindo de maneira lenta ao longo das condições molhadas. Como regra geral se deve diminuir a velocidade em pelo menos um terço durante os dias chuvosos.
Especialistas apontam que as ranhuras pneumáticas são supostas a expelirem água, mas, por vezes, a formação aquática é tão grande que as mesmas não podem dispersar com qualidade. A liberação do pedal de gás abranda o carro o suficiente para que o pneu possa ser capaz de recuperar o contato com o solo.
Não frear de forma brusca! Apesar de que esse é o provável primeiro impulso. Travagens bruscas fazem com que as rodas travem e por consequência aumenta o risco de derrapagens. Proporciona maior perda de controle sobre o veículo.
Sistemas de controle eletrônico de estabilidade e freios antilock não são substitutos para a condução cautelosa. Cuide bem dos pneus. As sistemática traz técnicas avançadas de frenagem da roda, mas que ainda depende da existência de contato com a estrada. Na melhor das hipóteses, ajuda na recuperação quando o veículo desacelera o suficiente para recuperar a tração, mas não pode evitar a aquaplanagem.
Quando Acontece Aquaplanagem?
Aquaplanagem acontece quando a água na frente dos pneus se acumula além do peso que o carro pode empurrar para fora do caminho. A pressão faz com que o automóvel se levante e deslize sobre fina camada de água entre os pneus.
Possível evitar derrapagens dirigindo devagar e com cuidado, especialmente em curvas. Oriente o travão com um leve toque. Quando precisar parar ou diminuir, não freie forte, trave as rodas ou arrisque uma derrapagem. Mantenha pressão leve no pedal do freio.
Caso se encontre em uma derrapagem procure manter a calma. Alivie o pé do acelerador e dirija com cuidado na direção à frente. Caso o carro tenha ABS, freie de forma firme!
Evitar a aquaplanagem mantendo os pneus calibrados. Mantenha uma boa banda de rodagem do pneu. Não deixe para substituir pneus usados. Lentidão nas estradas molhadas, necessário ficar longe de poças. Tente conduzir nas marcas de pneus deixadas pelos carros à frente.
Uma vez que esteja na aquaplanagem não freie ou vire de repente. Alivie o pé do acelerador até que o carro fique mais lento e se possa sentir a estrada novamente. Caso seja necessário, use o freio com ações de bombeamento de modo suave.
Um motorista defensivo ajusta a velocidade às condições da estrada molhada em tempo para evitar ter que usar qualquer uma dessas medidas apontadas acima.
O Que é Aquaplanagem?
A aquaplanagem é termo usado para se referir à derrapagem ou deslizamento de pneus de carros em toda a superfície molhada. Ocorre quando um pneu encontra mais água do que o automóvel pode espalhar.
A pressão da água na parte da frente da roda empurra a mesma sob o pneu, por consequência o mesmo fica separado da superfície da estrada por uma fina película até perder a tração. O resultado é a perda de direção, da frenagem e do controle de potência.
Tipos de borracha têm piso (ranhuras) concebidos para canalizar a água por baixo do pneu. Isso cria maior atrito com a superfície da estrada e pode ajudar a prevenir ou minimizar situações de aquaplanagem.
Até a próxima!
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier