De forma prática para que o veículo fique encerado de forma correta existe a necessidade de seguir procedimentos especiais, do contrário há risco de acontecer problemáticas na estrutura de lataria e por consequência desvalorizar o veículo no mercado de usados. Também existe a necessidade de saber qual o momento correto para começar o procedimento. De fato, não existe o conselho de fazer o processo de forma constante, visto que a parte externa pode ficar prejudicar em níveis a se considerar de modo negativo.
Nos dias de hoje existem diversas empresas que são especialistas no ato de encerar o veículo e por esse motivo os interessados que não possuem tempo para fazer esse tipo de limpeza pode encaminhar aos profissionais. Por outro lado, quem tem tempo e não dispõe de dinheiro em excesso pode realizar os procedimentos por conta própria.
Em termos práticos vale ressaltar que o ato de encerar tem relação de forma direta no sentido de manter a qualidade da pintura que existe na estrutura automotiva. Esse ponto representa elemento indispensável não apenas para valorizar como também no sentido de conservar o veículo. Não se pode ignorar o fato de que na prática o serviço tem aspectos simples e podem ser realizados por donos e donas de automotivos.
Qual Momento Correto para Encerar o Carro?
Interessante notar que a ocasião correta para realizar o processo se encontra quando o veículo começa a demonstrar tonalidade do tipo opaca. Nesse sentido se convém dizer que representa o momento em que o veículo perder o brilho de forma direta e parece ser mais velho do que é na realidade. De acordo com especialistas o período para encerar o veículo varia entre trinta e quarenta dias, o que tem variação de acordo com o clima que predomina na cidade, ou conforme a estação do ano. Quanto maior o calor, mas chances existem de fazer o procedimento, de forma principal ao levar em conta o excesso de umidade que acontecer por conta das ações do sol.
Não se pode ignorar o fato de que nas cidades que estão compostas por clima do tipo arenoso a necessidade de encerar o carro aumenta de forma a se considerar. Nesse sentido os especialistas indicam que o processo pode ser feito depois que acontece a lavagem.
Quais Principais Cuidados para Encerar o Carro?
Encerar o veículo não é brincadeira de criança. Existem cuidados que devem ser levados em consideração antes de iniciar o ato de encerar o veículo de forma correta. Por exemplo, existe a necessidade de lavar e deixar o veículo limpo de forma completa, além de seco. Por consequência a lataria precisa estar com estrutura fria.
Caso exista a possibilidade procure iniciar o procedimento de encerar ao deixar o carro estacionado na sombra, visto que as luzes solares atuam no sentido de secar de forma rápida e sem uniformidade, prejudicando de forma direta no ato de deixar brilhando como se o trabalho tivesse sido feito por profissionais. Depois de levar em conta os respectivos procedimentos, então o veículo pode ser considerado em estado ideal para iniciar o processo que objetivo encerar de forma correta.
Dicas para Encerar o Carro de Forma Correta
A: O primeiro ponto que deve ser levado em consideração se encontra nos materiais a serem usados para encerar o veículo de forma correta. Compre lata de cera que seja de boa qualidade e ideal de acordo com a tonalidade que existe na pintura do automotivo. Também existe a necessidade de ter um pano de algodão que esteja limpa para realizar o processo com maior nível de qualidade.
Não se esqueça de colocar em uso também a esponja. Especialistas atentam ao fato de que para encerar o veículo de forma correta existe a necessidade de ter flanela que não solta fiapos, como àquelas compostas de microfibra, por exemplo – esse tipo de material representa ponto necessário para lustrar no processo final. Representa elemento a se considerar usar produtos que sejam macios para não arranhar a lataria.
B: De acordo com grande parte dos especialistas em encerar veículos existe a necessidade de não encerar o veículo de uma vez completa. As práticas precisam acontecer em doses pequenas e em partes distintas para que o processo funcione de modo adequado. Por esse motivo antes de começar o trabalho os limpadores precisam idealizar a divisão na qual vai acontecer o processo. Comece com o capô, siga para cada lado e encerre com a parte traseira.
C: Ao começar o processo coloque um pouco de cera em pano de algodão que esteja limpo e começar a fazer os movimentos que precisam acontecer de forma circular de acordo com cada parte do automotivo que recebe a cera. No momento em que encerrar existe a necessidade de esperar por alguns minutos para que o brilho comece a florescer. Quem realiza o processo precisa ter em mente de que existe a demanda de saber qual o momento correto de passar a cera, ou seja, no momento em que o elemento começa a ficar branco. Vale ressaltar que quem aplica o produto jamais pode deixar com que aconteça a secagem. Quando perceber que a estrutura começa a secar não pense duas vezes em recomeçar o procedimento de forma circular e por consequência aumentando o brilho.
D: Atenção! Antes de começar o processo que objetiva encerar o veículo de forma correta existe a necessidade de colocar fita adesiva nas partes que não devem receber o produto, como no caso das maçanetas ou dos retrovisores, visto que existe o risco da cera manchar a estrutura.
E: De forma prévia ao realizar o procedimento existe a necessidade de retirar todo o excesso de pó que pode existir na parte externa da estrutura automotiva. Qualquer partícula, por menor que seja, pode estragar o processo de cera no sentido de fazer com que os panos causem arranhões da estrutura de pintura.
F: Procure realizar o procedimento nos locais em que se localizam a sombra, do contrário as luzes solares podem trazer prejuízos no processo. No sentido de realizar o procedimento a parte externa do automotivo precisa estar fria para que a cera não se evapore com velocidade rápida.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier