10 Dicas para Aumentar a Vida Útil do Escapamento

O escapamento está entre as peças importantes do veículo no sentido de soltar os gases que são frutos dos trabalhos dos motores. Outras peças se relacionam de forma direta com o sistema, como o filtro de combustível também que deve ter manutenção preventiva no sentido de diminuir os riscos de danos futuros que são custosos e prejudicam o orçamento doméstico.

Nos dias de hoje existem diversos tipos de dicas que servem para ajudar no trabalho feito por escapamentos de automotivos. Filtro em dia consiste em defesa contra poluentes que podem afetar o motor. Conheça dez dicas para aumentar a vida útil do escapamento.

A: Atenção ao Dirigir e Cuidados com Escapamento

Especialistas apontam que o costume do motorista no volante se relaciona de forma direta com a necessidade ou não de fazer a troca por causa do desgaste. Tenha em mente de que quem não dirige bem pode proporcionar choques que amassam e por vezes geram danos que prejudicam ao ponto de fazer a troca antes do recomendado no manual dos proprietários, documento que também traz informações importantes sobre o escapamento.

B: Evitar Danos nas Partes Metálicas do Escapamento

Por mais que a parte exterior tenha estética rústica de força na verdade qualquer pequeno dano na estrutura pode fazer com que aconteçam maiores problemas ao ponto de prejudicar o trabalho do motor. As partes metálicas não podem ser comprometidas. Entre os principais cuidados do gênero existe o ato de ultrapassar de forma correta os quebra-molas, com o carro reto e não em diagonal. Evite também fazer o tráfego em estradas que estão repletas de buracos, de forma principal ao usar veículos com suspensão baixa.

C: Abastecer Combustível com Qualidade. Cuidados ao Escapamento

Atenção quando abastecer o veículo! Por vezes os postos que oferecem preços baixos na gasolina também ofertam combustível adulterado e que prejudica o desempenho do veículo e a qualidade das peças internas e quantidade de poluentes que segue na fumaça via escapamento. O principal problema consiste no conjunto de solventes que a pirataria usa para adulterar. Acontece que as substâncias agem com poder corrosivo que afeta de forma principal as partes metálicas.

D: Abastecer em Posto de Confiança. De Olho no Escapamento        

Como os poluentes causam a corrosão do escapamento não há como proceder a não ser abastecer o veículo com postos que oferecem preços que estão na média e são marcas conhecidas por teres selos de qualidade. Informações do gênero podem ser encontradas nos sites da internet dos postos.

Por exemplo, de acordo com informações no blog Shell o produto ofertado nos postos da empresa traz combinação química que fabrica espécie de camada protetora na estrutura da motorização. Especialistas indicam que o principal sintoma de presença do combustível ruim no tanque está no excesso de água que escapa no escapamento.

E: Trajetos Curtos e Riscos no Escapamento

Quando carros ficam por mais tempo parados do que em movimento existem problemas que podem influenciar no desempenho automotivo. Isso acontece por causa do excesso de umidade que aumenta conforme o veículo fica parado na garagem, que são ambientes conhecidos por serem úmidos. Nesse sentido, veículo que trafegam todos os dias por trajetos longos conseguem eliminar o excesso de umidade que acontece quando os carros ficam estacionados.

Nesse sentido, ao fazer trajetos curtos com outro tipo de transporte, como a bicicleta, ou mesmo caminho e faça um pouco de exercício físico. Quem não tem a urgência de fazer tráfego para locais distantes deve economizar ao invés de comprar o carro e ter que fazer a manutenção das peças antes do tempo, inclusive do escapamento.

F: Revisar Borrachas e Coxins. Cuidados com Escapamento

Diversas partes do sistema são conectadas por causa da ação de coxins e borrachas. Essas pequenas partes também precisam de revisão, por mais incrível que possa parecer. Em termos práticos, todos os detalhes dos produtos devem estar em dia para ajudar no resultado da fumaça que sai do carburador.

Quanto menos poluentes na peça que faz o gás sair melhor para as condições. Especialistas convergem entre si ao apontar que a revisão das borrachas precisa acontecer de forma anual. Fazer esse tipo de manutenção traz maiores vantagens em evitar que o escapamento de solte.

G: Cuidado com Adaptações e Escapamentos      

Por mais que possa parecer atraente deixar o veículo potente ao aumentar a boca do escapamento, especialistas contraindicam fazer qualquer tipo de modificação. Por sinal, na hora de fazer a troca existe a necessidade de colocar unidades originais.

Outro ponto que deve ser dispensado está no fato de evitar investir em qualquer forma de silenciador ao levar em conta que o componente pode trazer a exaustão do sistema, prejudicando de forma direta outras partes do veículo que estão novas. Não se esqueça de usar catalisadores de qualidade, que possuem o alvará do INMETRO, órgão responsável por verificar os produtos que estão no mercado nacional.

H: Pegar no Tranco. Cuidados com Escapamentos

Ao fazer o carro pegar no tranco existe diversos tipos de problemas que podem prejudicar o veículo, como no caso dos danos ao catalizador. Quando for verificar a manutenção não se esqueça de se ater à exaustão que traz diversos tipos de peças importantes ao escapamento.

I: Catalisador e Escapamentos

Não se pode ignorar o fato das condições das pistas interferirem de forma direta na qualidade do catalisador e desempenho do escapamento. Em estradas repletas de buracos existem maiores chances de acontecerem danos. Nos termos práticos se pode dizer que a peça pode durar até cinquenta mil quilômetros, desde que seja original. Quando se instala a composição a durabilidade diminui para a metade.

J: Água no Radiador e Cuidados com Escapamentos

Outro ponto importante para evitar o excesso de danos nos escapamentos que podem ficar corroído está no fato de colocar água que esteja filtrada e purificada ao máximo. Ao colocar qualquer tipo de H2O existe a possibilidade dos poluentes entrarem no sistema ao ponto de prejudicar inclusive o sistema de arrefecimento e os gases que saem da peça como fruto do trabalho da estrutura de motor.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *