10 Cuidados Ao Lavar o Motor Do Carro

No mundo automotivo existe a dúvida se limpar o motor pode ser ou não útil para o veículo. Há quem diga poder existir riscos no que tange aos componentes eletrônicos. Porém, grande parte dos especialistas diz que fazer o tipo de limpeza aumenta a própria vida útil da estrutura na motorização.

Com a prática e uso acontece o excesso de umidade ou de outros tipos de sujeiras que prejudicam de forma direta na estrutura da motorização. Quando o motor está com excesso de poluentes acontecem problemas sérios em termos significativos nas correias. Os contatos elétricos também são pontos que devem ser observados. Não se pode ignorar o fato de que motores limos são responsáveis por aumentar o nível de refrigeração.

Proteção Das Partes Elétricas: Lavar Motor De Automóvel

Para evitar qualquer tipo de danos nas partes elétricas o segredo está em proteger as partes eletrônicas antes de aplicar água para fazer a limpeza. Nos dias de hoje o mercado oferecem coberturas de plásticos com longa durabilidade que servem para fazer esse tipo de proteção de forma específica. Jamais arrisque a qualidade na estrutura de motorização em não proteger o conteúdo elétrico. 

Cuidado Com a Temperatura: Lavar Motor De Carro

Outro cuidado que deve ser levado em conta no sentido de lavar o motor com cuidado está no fato de fazer a lavagem apenas quando a motorização está fria. Ao levar o automóvel aos lava-jatos existe a necessidade de fazer com menos de dois quilômetros no tráfego.

Depois do serviço também existe a necessidade de esperar por certo tempo antes de iniciar a partida, pelo menos até esfriar o propulsor. Acontece que os componentes podem sofrer danos por conta da água metalizada e plástico que aquece de acordo com o funcionamento do motor. Nesse sentido, espere por pelo menos uma hora para ligar o veículo depois da limpeza na estrutura de motorização.

Quando Lavar Motores De Carros?

Em termos práticos não existe o dia certo para fazer esse tipo de limpeza. Por vezes nem mesmo o manual do proprietário traz esse tipo de conteúdo informativo. Na prática o tempo varia de acordo com o costume de quem está no controle do volante e estrutura da pista. Por exemplo, quem dirige apenas em pistas pavimentadas e sem buracos tem menos chances de ter que lavar ao comparar o cenário de motoristas que percorrem em caminhos de terra ou areia na grande parte da vida útil do carro.

Cuidado Com a Periodicidade!

Não existem problemas de lavar o carro em cada duas semanas na parte externa, que fica mais exposta e traz maiores chances de sofrer danos que desvalorizam o veículo. Por outro lado, especialistas contraindicam manter o mesmo ritmo de periodicidade ao lavar motores ao levar em conta que as estruturas ficam protegidas.

Quanto Custa Lavar Motores De Carro?

No Brasil a limpeza dos motores custa em média cinquenta reais, o que pode variar para mais ou menos de acordo com a região. Quem não quer correr nenhum tipo de risco pode investir no sistema a seco que não trabalha com água, mas em processos químicos com uso de elementos que servem para desengordurar.

No sistema a secos os funcionários especialistas aplicam o produto e espera por dez minutos no sentido de fazer o produto agir. Depois de alguns minutos a sujeira fica nítida, com isso basta aplicar a flanela para encerrar o processo que objetivo lavar o motor. Por vezes o processo que não leva água pode custar valores menores do que os sistemas tradicionais de lavagem na estrutura da motorização.

De Olho Na Água Limpa

Ao colocar qualquer tipo de água existe a possibilidade dos poluentes entrarem no sistema ao ponto de prejudicar inclusive o sistema de arrefecimento e os gases que saem da peça como fruto do trabalho da estrutura de motor. Por esse motivo tenha a certeza de que o conteúdo a trabalhar para limpar esteja purificado e filtrado. 

10 Dicas Gerais Para Lavar Motor Do Carro!

  1. Motores não são como carroceria que pode ter lavagem quase que de forma diária. Fala a limpeza apenas quando for necessário.
  2. Partes eletrônicas podem sofrer danos quando ficam expostas durante o processo que objetiva lavar motores. Jamais coloque água no motor sem ter nenhum tipo de proteção.
  3. Lavar de forma constante está proibido. O que não impede o ato de aplicar panos úmidos de forma ligeira para limpar as diferentes partes que compõe a estrutura do motor.
  4. Especialistas indicam que água e bateria são dois tipos de composições que não combinam e pode trazer danos a se considerar de forma de forma negativa.
  5. Em motores antigos existe a possibilidade de trabalhar com a lavagem composta de forma básica por água. Por outro lado, estruturas modernas possuem partes eletrônicas que podem sofrer danos custosos para donos de carros. 
  6. Injeções eletrônicas são componentes que podem sofre danos por causa da lavagem incorreta. Quando há apenas carburador e sistema distribuidor existe a possibilidade de lavar com água, o que acontece de forma básica com carros antigos.
  7. Isole as partes da estrutura do motor que não pode receber a presença de água. De acordo com grande parte dos manuais de proprietário de veículo modernos não se recomenda lavar o motor.
  8. No sentido de evitar qualquer tipo de dano em partes elétricas procure proteger as partes eletrônicas antes de aplicar água para fazer a limpeza. Atualmente há coberturas de plásticos com longa durabilidade que servem para fazer esse tipo de proteção de forma específica.
  9. Ao verificar lojas online é possível perceber a diversidade de modelos de proteção disponíveis para a compra e entre na porta de casa. Lojas especializadas em pelas automotivas também podem dispor das peças do gênero às vendas.
  10. Depois de lavar espere por certo tempo antes de iniciar a partida, pelo menos até esfriar o propulsor. Acontece que os componentes podem sofrer danos por conta da água metalizada e plástico que aquece de acordo com o funcionamento do motor.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *