Como Funciona o Motor Flex?

Os veículos que utilizam com combustível Flex podem rodar com gasolina comum ou uma combinação junto com etanol, feito de açúcares de plantas. Milho e açúcar são duas fontes comuns usadas para produzir etanol.

Considerado correto de maneira ambiental porque é feito de recursos renováveis e possui combustível mais limpo do que os existentes na gasolina. O tipo mais comum de Flex vendido nos Estados Unidos é chamado de E85: 85% Etanol e 15% gasolina.

Como Funciona o Motor Flex?

Como Funciona o Motor Flex?

Combinação com 85% de etanol e 15% por cento de gasolina. O uso de combustível Flex não faz mal ao motor que é projetado. O desempenho é o mesmo quando se utiliza combustível Flex ou gasolina comum.

Carro movido com combustível flexível obtém menos de quilômetros por litro porque o etanol não contém tanta energia quanto à gasolina. Um carro movido a E85 pode obter entre 20 a 30% milhas por galão necessitado por veículos a base de gasolina.

Motor: Veículo Flex

O motor de um veículo Flex é quase o mesmo que os motores a gasolina regular. Possuem pequenas alterações no sistema de combustível para permitir que funcione com combustível flex.

Motor: Veículo Flex

Motor: Veículo Flex

O etanol é um combustível mais abrasivo e produz mais oxigênio. Veículos Flex têm alterações do sistema que lhes permitem executar de forma correta no combustível misto. Mudanças sistemáticas incluem alterações no sistema de combustível e sensores de oxigênio.

Carros a gasolina podem ser convertidos para rodar com combustível Flex. Desconhecido para os seus proprietários, muitos carros na estrada hoje são capazes de funcionar com o sistema.

Preocupações Sobre Motores Flex

Alguns ambientalistas estão preocupados com o potencial que o etanol usado no Flex pode causar mais poluição do que a gasolina normal sozinha. A preocupação surge a partir do processo de produção de etanol. Nos Estados Unidos, é feito a partir de milho, cultivado com o único propósito de produção de etanol.

A fim de manter as demandas de etanol o milho é cultivado em áreas onde não crescem bem. A colheita e do processo utilizado para produzir criou um monte de gases de efeito estufa. Ambientalistas dizem que as melhores técnicas de produção de etanol são necessárias antes que o uso fosse considerado alternativa amigável em nível ambiental.

Motor Flexivo

Em resumo, um veículo com combustível flexível é aquele que pode funcionar com outras formas alternativas de gasolina linear, tais como o etanol ou quase qualquer proporção junto com gás, em conjunto no mesmo tanque.

Os consumidores tiveram a opção de comprar os modelos nos Estados Unidos desde 1995. Mas o Brasil é, na verdade, o mercado mundial de maior veículo flex. Mais de 90 por cento dos veículos vendidos hoje no país têm motores do gênero.

Os motores Flex custam mais para serem construídos. Do ponto de vista químico, o etanol é diferente do gás em duas formas principais. É mais corrosivo e condutor. Ela também queima em temperatura mais quente, por isso tem maior octanagem. Um motor Flex deve ser construído para lidar com esses desafios técnicos.

Resistência a Níveis Corrosivos

Em veículos Flex o tanque de combustível e dos componentes é construído para resistir a níveis corrosivos do etanol. Da mesma forma, as linhas de combustível, juntas, retentores e mangueiras de borracha possuem poder à corrosão.

O mesmo vale para componentes internos do motor. Assentos de válvulas, anéis de pistão, válvulas e outras peças são feitos de materiais que correm com facilidade. Elas também são construídas para diminuir a possibilidade de dano resultar devido à tendência de etanol em quebrar e limpar lubrificantes de motor.

Condutividade é outra preocupação. Todas as peças elétricas do sistema de combustível, incluindo fiação, devem ser isoladas contra maior condutividade do etanol. Além disso, as peças de enchimento de combustível têm características de ignição que reduzem o risco de faíscas de rua ou eletricidade estática.

Preocupações elétricas de lado, o etanol tem uma densidade de energia menor do que a gasolina, assim que o motor precisa de mais combustível para atingir alto desempenho. Assim, injetores de combustível são criados para atingir maiores taxas de fluxo de combustível – caso contrário, o motor seria uma redução drástica no poder geral.

Principais Diferenças: Motores Flex e Comuns

As principais diferenças são a densidade de energia e de CO2 (dióxido de carbono). Densidade de energia mais baixa significa apenas que há menos fonte energética em galão de etanol do que na gasolina comum. Neste sentido os motoristas precisam queimar mais para percorrer a mesma distância que você faria com gasolina.

Especialistas apontam que a quilometragem por tanque pode cair entre 15% e 30% ao alternar para o etanol. Basicamente, a estratégia do governo é incentivar o uso de mais etanol, subsidiando agricultores, mas reduzindo a dependência do petróleo estrangeiro.

Motores Flex possuem tecnologia madura que não requer habilidades adicionais à adaptação por parte dos consumidores. Tudo que precisa fazer é encontrar um dos milhares de postos de gasolina que oferecem o combustível E85 e trafegar com a mesma naturalidade.

Principais Vantagens: Motor Flex

Impacto Ambiental: Etanol queima com maior limpeza do que a gasolina e, portanto, é responsável por menos fumos tóxicos, fato vantajoso do ponto de vista antipoluição. Etanol não contribui de maneira significativa ao crescimento dos gases de efeito estufa, o torna alternativa popular entre a consciência ambiental.

Queima com Facilidade: Possivelmente a maior vantagem é que o veículo Flex foi concebido para queimar qualquer que seja proporção de mistura, na câmara de combustão. Sensores eletrônicos avaliam a mistura, enquanto microprocessadores ajustam a injeção de combustível e tempo.

Benefício fiscal: Outra vantagem significativa da condução de veículo Flex está no crédito fiscal, que substituiu a dedução de queimada limpa de combustível e pode até eliminar a obrigação do contribuinte fiscal.

Inspeção Veicular: Como estão mais preparados para lhe dar com a atmosfera existe maior probabilidade não acontecer reprovação em virtude da inspeção veicular.

Desvantagens: Motor Flex

Alimentação: O sistema pode aumentar os preços de alimentos para animais que poderiam de outro modo ser derivado a partir deles. Milho, em particular, é uma cultura de trabalho intensiva para cultivar e propensa a estimular secas, condições meteorológicas e doenças adversas.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *