Veículo híbrido utiliza uma ou mais fontes de energia distintas para se mover. O termo está referido aos carros elétricos (VHE) que combinam motor de combustão interna e motores elétricos.
Ciclomotores, bicicletas elétricas e até mesmo Scooter são formas simples de híbridos. O poder é entregue tanto através de motor de combustão interna como nos elétricos. Primeiros protótipos de motocicletas no final do século XIX usavam os mesmos princípios, praticamente.
Em bicicleta paralela híbrida humana a potência do motor está acoplada de maneira mecânica ao trem de acionamento do pedal ou na parte de trás da frente do volante, por exemplo, usando motor do cubo, rolo de pressão para pneu e ligação a uma roda com um elemento de transmissão. Torques humanos e motores são somados. Quase todos os modelos fabricados possuem este sistema.
Melhorias Ao Meio Ambiente
A decisão do consumidor de petróleo traz impacto maior no meio ambiente. Carros híbridos oferecem aos motoristas opções inovadoras, eficientes e acessíveis. Depois de anos de desenvolvimento, carros a gás e elétricos se tornaram opção prática para os consumidores.
O motor elétrico é alimentado por baterias que recarregam de forma automática enquanto o carro está ligado. Em um carro híbrido paralelo, o motor a gasolina e elétrico trabalha em conjunto para movimentar do carro para frente.
Características Dos Carros Híbridos
- Motores Menores e Mais Eficientes;
- Frenagem regenerativa: Motor elétrico que impulsiona o híbrido também pode desacelerar o carro. Neste modo, a modalidade elétrica atua como geradora e carrega as baterias enquanto o carro está a abrandar. Menos risco de acidente.
- DESLIGAR: Quando carro híbrido está parado no trânsito, o motor é desligado temporariamente. Ele reinicia de maneira automática quando colocadas de volta na engrenagem.
- Aerodinâmica avançada para reduzir o arrasto.
- Baixa resistência ao rolamento, pneus mais duros têm menos arrasto.
- Materiais leves aumentam a eficiência dos carros híbridos.
Carros híbridos custam mais do que os homólogos não híbridos, mas devido aos ganhos constantes em tecnologia o preço híbrido está descendo. Novos valores estão acessíveis aos sedãs híbridos.
Um desenvolvimento interessante está no “plug-in” dos carros híbridos. Estes modelos oferecem os mesmos benefícios que os carros híbridos, com a vantagem de poder ser plugado em tomadas elétricas para recarregar em casa quando não está em uso.
Como Funciona Automóvel Híbrido?
- Um carro movido a gás tem um tanque de combustível, que fornece gasolina para o motor, que vira uma transmissão e gira as rodas.
- Um veículo elétrico, por outro lado, tem conjunto de baterias que fornece energia elétrica ao motor que gira a transmissão que provoca força no sentido de ativar o funcionamento das rodas.
O híbrido é um compromisso. Ele tenta aumentar significativamente a quilometragem ao reduzir as emissões de um automóvel movido a gás. A tecnologia serve para superar as deficiências do carro elétrico. Para ser útil deve atender certas exigências mínimas. O carro deve ser capaz de:
- Dirija pelo menos 300 milhas (482 km) antes de reabastecimento;
- Ser reabastecido de maneira fácil e rápida;
- Segurança no tráfego na estrada
Um carro a gasolina atende a esses requisitos, mas produz quantidade grande de poluição. Veículos elétricos produz quase nenhuma poluição, mas apenas pode trafegar 50-100 milhas (80-161 km) entre as cargas. Lento e inconveniente para recarregar.
Automóvel a gasolina-elétrico combina essas as configurações em sistema que aproveita o poder de gás e da energia elétrica.
Principais Partes Dos Carros Híbridos
- Motor a Gasolina: O carro híbrido tem motor a gasolina muito parecido com encontrado na maioria dos carros. No entanto, o híbrido é menor e usa tecnologias avançadas para reduzir as emissões e aumentar a eficiência.
- Tanque de Combustível: O tanque de combustível em um híbrido é o dispositivo de armazenamento de energia para o motor a gasolina, que tem densidade de energia superior se comparado com as modalidades de baterias.
- Motor elétrico: O motor elétrico em um carro híbrido é muito sofisticado. Eletrônica de ponta permite que funcione também como gerador. Por exemplo, quando for necessário, pode extrair energia das baterias para acelerar o carro.
- Gerador: O gerador é similar ao motor elétrico, mas age apenas para produzir energia elétrica. Utilizado de forma principal nos híbridos produzidos em série.
- Baterias: Dispositivo de armazenamento de energia para o motor elétrico. Ao contrário da gasolina no tanque de combustível, o motor elétrico em um carro híbrido pode fornecer energia para as baterias, bem como retirar energia delas.
- Transmissão – Em um carro híbrido executa a mesma função básica que a transmissão convencional. Alguns, como o Honda Insight, têm transmissões convencionais. Outros, como caso do Toyota Prius, possuem transmissão diferente em níveis radicais.
É possível combinar as duas fontes de energia encontradas em carro híbrido de diferentes maneiras. Uma forma, conhecida como um híbrido paralelo tem reservatório de combustível que abastece gasolina para o motor e conjunto de baterias quê fornece energia para o motor elétrico.
A estrutura do carro híbrido aproveita duas fontes de energia para aumentar a eficiência e fornecer o tipo de desempenho à maioria que procura um veículo.
Carro Híbrido: Desempenho
A chave para um carro híbrido é que a gasolina no motor pode ser menor do que o convencional e, por conseguinte, mais eficiente. A maioria dos carros necessita de um motor grande para produzir energia suficiente e acelerar o carro rapidamente.
Em um motor pequeno, no entanto, a eficiência pode ser melhorada, mais leves partes, através da redução do número de cilindros e fazem funcionar o motor para aproximar a carga máxima. Existem várias razões pelas quais os motores menores são mais eficientes do que os maiores:
O motor grande é mais pesado do que o motor pequeno, o automóvel usa energia adicional sempre que acelera ou dirige até a colina.
Os pistões e outros componentes internos são mais pesados, exigindo maior energia cada vez que estão para cima e para baixo no cilindro.
O deslocamento dos cilindros é maior, mais combustível é exigido por cada um dos cilindros.
Isso explica por que dois dos carros mesmo com modelo de motores semelhantes podem obter diferenças na quilometragem. Se ambos os carros estiverem dirigindo ao longo da rodovia com a mesma velocidade, um motor pode usar menos energia do que o outro.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier