Picapes Americanas Antigas

Picapes Americanas Antigas

As picapes são uma verdadeira paixão dos americanos. Elas representam para eles bem mais do que apenas um carro, um meio de se locomover. É um estilo de vida, algo que ultrapassa (e muito) o antigo conceito para qual ela foi criada, que era ser usada para o trabalho.

A picape se transformou em um dos veículos mais vendidos dos Estados Unidos, segundo levantamentos feitos nos últimos anos. É um tipo de automóvel que inspira esporte e lazer, pois é possível transportar bicicletas, triciclos, barraca de acampamento, e até mesmo carregar um trailer!

São conhecidas por serem muito grandes e fortes, porém sem esquecer de uma boa potência, é claro! Podem ter cabine simples, estendida e dupla.

No artigo de hoje, você irá conhecer um pouco mais da história desse fascinante tipo de veículo, e alguns dos modelos mais marcantes!

Criação

A primeira caminhonete foi criada em 1913, a partir de uma modificação baseada no Ford Model T. Na época, foi vendida nos EUA pelo preço de 281 dólares. Porém esse conceito fez tanto sucesso, que logo várias montadoras concorrentes, como a Dodge, a RAM, a GM, entre outras, começaram a fabricar seus próprios modelos, aumentando cada vez mais a caçamba, e a paixão dos fãs, é claro.

Modelos Antigos que Marcaram Época

1 – Ford Modelo A Pickup, 1929

A picape que redefiniu o conceito desse tipo de veículo, e se aproximou mais de como conhecemos hoje, foi justamente essa. Além de servir para o trabalho na fazenda, era muito usada como meio de lazer para toda a família, inclusive levando-os à igreja no domingo.

É um modelo muito bonito, e ainda hoje, quase 100 anos depois, é usada de base para criação dos hot rods!

2 – Chevrolet Cameo Rider, 1955

Picape Americana Antiga

Picape Americana Antiga

Em meados dos anos 1950, as montadoras perceberam o que o público mais queria nas picapes, pois elas não eram usadas apenas para trabalho, e sim como forma de lazer e diversão.

E foi pensando nisso que a Cameo Rider foi criada. Ela tinha motor V8, câmbio automático, um estofado de maior qualidade, uma cabine maior, seu interior era mais bem desenhado, entre outras qualidades. Era tida como um artigo de luxo na época, e foi muito influente.

Foi o carro que mudou a percepção que as picapes tinham antigamente. Seu sucesso foi tanto, que chegou a ser usada até mesmo na NASCAR, corrida americana muito tradicional, modificada pelo Smokey Yunick, que é condiderada uma lenda na mecânica do automobilismo.

3 – Chevrolet El Camino, 1959

Foi lançada devido ao enorme sucesso de sua concorrente Ford Ranchero, e acabou ficando ainda maior. Além de ser uma picape, era também um muscle car, que são carros com alta potência, com duas portas, motor V8 e uma carroceria leve.

O sucesso do El Camino foi tanto, que foi produzido entre 1959 e 1987, durante quase 30 anos. Tinha 175 cavalos de potência e até hoje continua sendo um dos modelos mais bonitos desse estilo. Contava com câmbio automático e molas helicoidais.

Foi o carro que uniu todo o conforto de um automóvel, com a praticidade de uma caçamba enorme, que transportava de tudo um pouco.

4 – Dodge Lil’ Red Express, 1978

No final da década de 1970, os muscle cars começaram a perder sua força com o público, devido à alta no preço e a criação de legislações antipoluição.

E foi pensando justamente nisso que a Chrysler criou esse carro, que era o mais rápido dos EUA, de 0 a 100 milhas na época, atingindo a velocidade em 19,9 segundos.

Ficou marcado por ser vendido apenas na coloração vermelha, com escapamentos cromados, rodas largas e acabamento de madeira na caçamba. Tinha 225 cavalos de potência, e usava o motor V8 de 5,9 litros.

5 – Land Rover Defender 110, 1982

Esse é sem dúvida um veículo que ficou marcado na história, conquistou uma legião de fãs, e segue vivo na memória dos consumidores até os dias de hoje. O Land Rover Defender teve uma fama internacional, devido a sua enorme robustez e versatilidade.

Foi produzido inicialmente em 1948, continuando até 2011, por 63 anos. E vendeu mais de dois milhões de unidades. A versão de 1982 entrou nessa lista justamente por ser a mais conhecida.

Foi lançado em duas versões, a 90, com eixos de 90 polegadas (ou 2,28 metros) e a 110, com eixos de 110 polegadas (ou 2,79 metros). Tinha sistema de tração nas quatro rodas, sistema de direção hidráulica e uma suspensão com molas helicoidais.

Seu sucesso foi tanto, que chegou até mesmo a aparecer nos cinemas, no filme 007 Contra Spectre, de 2015!

6 – Ford Ranger, 1983

A Ford Ranger é um dos modelos mais conhecidos de picape até hoje. A original era vendida com um motor 2.0, dois eixos de 1,83 metros e 2,13 m.

Com alguns meses de mercado, foi lançada nas versões 2.2 e 2.6, com motores usando óleo a diesel.

É um modelo com um sucesso estrondoso, sendo produzido até hoje em fábricas de 6 países diferentes: Estados Unidos, Argentina, Tailândia, África do Sul, Vietnã e Nigéria, sendo comercializada para o mundo todo.

Sem dúvida é um carro que marcou a história, e vai continuar marcando por um bom tempo.

Ford Antigo e Enferrujado

Ford Antigo e Enferrujado

7 – Chevrolet Silverado 1998

Uma das picapes de maior sucesso da Chevrolet, tanto na versão cabine simples, quanto na estendida e dupla. Vinha disponível em duas versões diferentes: com gasolina e a diesel.

O motor movido à gasolina era V6 com 180 cavalos, 4200 RPM, e um torque total de 34,7 kgfm. Já no movido a diesel, sua potência era de 168 cavalos, com 3800 RPM e 43,3 kgfm de torque.

Depois de um tempo no mercado, foi lançada a versão V8, com um câmbio automático de 4 velocidades.

Ficou marcada pelo seu design limpo e simples, e por ter faróis retilíneos duplos, que eram divididos por uma barra cromada, que tinha o logo da Chevrolet dourado.

Serviu de clara inspiração para o modelo GMC Sierra, que é um dos braços da General Motors, sendo ambos muito bem vendidos.

Os amantes desse estilo de veículo adoram conferir sobre a sua história e curiosidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Antigos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *