Fuscas Antigos

O Fusca é um carro de visual único e que construiu uma história bastante interessante ao longo do tempo sendo um dos carros favoritos dos colecionadores de veículos antigos. Um carro tão querido por suas características que manteve praticamente o mesmo design ao longo dos seus 65 anos de produção.

Os primeiros Fuscas foram produzidos na Alemanha no ano de 1938 e os últimos no México em 2003 quando a produção foi encerrada. Mesmo não havendo produção desse carro há mais de uma década ainda é possível se deparar com Fuscas no mundo inteiro. Os proprietários mais zelosos que mantém os itens originais desse carro nos brindam com parte da história automobilística em movimento.

A História do Fusca

O Fusca foi projetado por Ferdinand Porsche para ser um carro popular para o povo alemão, ele foi contratado em 1938 por Adolf Hitler. O carro foi considerado bastante confortável, levando em consideração os modelos da época, e com um preço que cabia no orçamento da população mais humilde que adquiria os carros por meio de um consórcio. Houve a produção de uma pequena quantidade de Fuscas em 1939, as linhas de montagem foram interrompidas pelo começo da Segunda Guerra Mundial.

Fusca de Guerra?

Com o conflito iminente o governo alemão encomendou versões de uso militar do Fusca. Dentre as versões mais robustas desenvolvidas estão o anfíbio Schwimmwagen e o jipe Kübelwagen. Em aparência esses modelos de guerra nada parecem com o Fusca, contudo, a parte mecânica e o chassi eram quase os mesmos. Os oficiais de alta patente do exército tinham seus Fuscas civis também.

Conheça o Fusca Mais Antigo do Mundo

O modelo Fusca Käfer 1942, do alemão Otto Weymann, recebeu a alcunha do Fusca mais antigo do planeta. Esse carro foi produzido como um Kübelwagen, chassi nº 8032 na data de 20 de maio de 1942 em plena guerra. Por algum tempo o veículo foi usado por um escritório de Kassel que tinha finalidades militares. O passo seguinte na vida desse Kübelwagenfoi ser usado pela Wehrmacht que eram as forças armadas instituídas para o Terceiro Reich.

Depois disso o veículo foi levado para uma base aérea em Riem, na cidade de Munique. Quando a grande guerra chegou ao fim, os Estados Unidos, confiscaram armas, equipamentos e veículos dos alemães, incluindo o Kübelwagen. O carro foi levado para a fábrica da Volkswagen e passou por uma transformação que trocou a sua carroceria de Kübelwagen por uma de Fusca.

Mas, Afinal é ou não é um Fusca?

O segmento de colecionadores de Fuscas antigos conta com pessoas muito engajadas e um grupo acredita que o Kübelwagen transformado não é verdadeiramente um Fusca. Esse grupo alega que o que conta é o número do chassi que nesse caso pertence a um Kübelwagen de guerra e não a um Käfer independente da sua carroceria. Ressaltamos ainda que existem Fuscas mais antigos do que esse, porém, em circulação não há nenhum que bata esse recorde.

A História de Otto e o seu Fusca Käfer

O dono desse Fusca que é considerado o mais antigo em atividade no mundo, Otto Weymann, tem apenas 5 anos a mais que o automóvel, ele nasceu em 1937 e é um ourives aposentado. Para este senhor alemão pouco importa o que está por baixo da bela carroceria do seu Fusca. Otto não é o primeiro dono do carro, mas é o que está há mais tempo com ele, comprou o veículo em 1975.

A história de como o Käfer chegou as mãos de Otto é bastante interessante, em 1974 ele avistou numa sessão de classificados de uma revista especializada em carros Volkswagen o anúncio do carro. Até esse momento pelo menos outros cinco donos tinham conduzido o carro sendo o primeiro da lista o encanador Albert Ludwig em 1950. O proprietário seguinte foi o pianista Heinz Clemens que o comprou no ano de 1951.

Em 1952 foi a vez do médico veterinário Erich Scheurer comprar o Fusca, em 1957 ele vendeu o carro para um amigo da mesma profissão, o Dr. Heinz Nützel que por sua vez vendeu o veículo para um homem chamado Markus Hermann que achou o porta-malas pequeno e então o vendeu em 1967. O Fusca ficou desde então abandonado num depósito até que em 1974 encontrou o seu atual dono.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Antigos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *