Caminhão 1113

Um caminhão pode ser um grande companheiro e também uma fonte de renda para quem deseja um trabalho flexível e que tenha fortes emoções. Para quem está pensando em comprar um caminhão vamos dar boas dicas para acertar na escolha da forma de pagamento que é uma questão tão ou mais importante do que a escolha entre diferentes marcas e modelos.

Considerações

A forma mais barata de comprar um caminhão é com certeza pagar a vista, no entanto, isso é quase impossível para muitas pessoas. Quando o pagamento é feito a vista é possível evitar o pagamento de juros e taxas para os bancos e instituições financeiras. Além disso, aquele que compra o caminhão pagando a vista ainda tem um maior poder de barganha junto à concessionária.

Quem não tem o dinheiro necessário para comprar o seu caminhão a vista precisará pensar na melhor alternativa de parcelamento. É importante estar consciente que o seu gasto não se resumirá somente no valor do caminhão, pois devemos considerar que existem diversas taxas e impostos que precisam ser pagos.

Gastos

Como já dissemos além de comprar o caminhão será necessário fazer o emplacamento, pagar o licenciamento que é pago anualmente, o valor do IPVA todos os anos, o DPVAT (seguro obrigatório pago anualmente), seguros para o caminhão, a manutenção por meio de revisões, trocas de óleo entre outros.

O Momento

Analise o momento econômico para saber se é oportuno fazer o investimento num caminhão. Quando as vendas estão em baixa as montadoras e as concessionárias oferecem bons descontos para a sua compra. Observe ainda o quanto está fácil ou não obter crédito com bancos e financeiras.

Formas de Pagamento do Seu Caminhão

Consórcio

O consórcio é ideal para quem não tem pressa para ter acesso ao caminhão e não deseja pagar os juros provenientes de financiamentos. Nessa modalidade o valor do caminhão pode ser dividido em até 100 parcelas fixas, consiste numa espécie de poupança. É importante saber que o consórcio tem taxas de administração e que os fundos de reserva acabam sendo dissolvidos nas parcelas.

Fique atento, pois essas tacas podem acabar representando uma taxa de até 25% do valor do caminhão. As taxas cobradas pela administradora também devem ser analisadas. Antes de escolher a empresa através da qual fará o seu consórcio pesquise a sua atuação no mercado para ter certeza que se trata de uma empresa de confiança.

Dica

Você pode fazer a consulta a respeito das empresas de consórcio acessando o site do Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br). Para ter mais segurança você pode usar o serviço de consórcio das próprias montadoras.

Leasing

O leasing pode ser chamado ainda de arrendamento mercantil e é a forma de compra mais indicada para as empresas. Basicamente nessa modalidade o caminhão é comprado pela empresa arrendadora para que o arrendatário (o seu cliente) possa usar durante um período pré-determinado. O arrendatário paga prestações mensais para poder usar o caminhão.

Quando esse prazo termina o cliente pode escolher pagar o valor residual e fazer a transferência do caminhão para o seu nome. Em geral para essa operação é cobrada a TAC (taxa de abertura de crédito) cujo valor gira em torno de R$ 500,00. Nessa modalidade o cliente se beneficia com prazos longos entre 24 a 42 meses. Contudo, fique atento para os elevados juros que não serão dissolvidos mesmo que sejam antecipadas parcelas.

CDC

A modalidade de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é o melhor financiamento para pessoas físicas. Basicamente nesse tipo de financiamento o cliente passa a ter uma dívida com a financiadora ou com o banco. Para que fique mais claro é importante dizer que o caminhão fica no nome do cliente, mas o veículo é dado como garantia da dívida contraída.

Nessa modalidade também é cobrada a TAC (taxa de abertura de crédito) que tem um valor médio de R$ 500,00. O CDC oferece um prazo de até 24 meses tendo taxas em torno de 1,80% por mês que são mais elevadas que as taxas praticadas pelo leasing. Porém, nesse tipo de financiamento é necessário dar uma entrada. Para quem antecipar o pagamento das parcelas existe o abatimento dos juros.

Finame

Trata-se de uma alternativa de financiamento que tem juros reduzidos e prazos mais longos. Pode ser uma opção mais em conta para quem deseja comprar o seu caminhão parcelado. No momento o Finame somente está disponível para caminhões zero quilômetros. Uma das vantagens desse tipo de financiamento é que não é necessário dar entrada e tem um prazo de carência que fica entre 3 a 12 meses.

Os juros são pagos também durante o período de carência. O valor total pode ser financiado em até 60 meses tanto para micro como pequenas e médias empresas. Essa operação tem custo financeiro composto por juros e remunerações bem como pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) de 6,25%.

Caminhões Usados

De todas as modalidades que apresentamos acima somente o Finame não pode ser usado para a compra de um caminhão usado, as demais todas podem ser opções. A grande dica é estar atento a algumas questões práticas na hora de comprar o seu caminhão usado. Prefira os caminhões que tem a garantia da concessionária e não deixe de fazer a consulta do Detran para saber se o veículo não é roubado, não está em sinistro, possui multas ou outros problemas.

Observe se o número do chassi está de acordo com o número presente no documento e saiba quantos proprietários anteriores o caminhão já teve. Também se informe a respeito do histórico de manutenção do veículo para saber se ele tem algum tipo de problema mecânico persistente.

Se você comprou o seu caminhão usado através de um leilão e o valor do mesmo está abaixo do valor de mercado saiba que o valor precisa ser pago à vista e fica a cargo do comprador pagar o IPVA e as possíveis multas. A compra do seu caminhão, seja novo ou usado, pode ficar bem mais simples quando você encontra a melhor forma de pagar.

Você já parou para pensar em como seriam as negociações comerciais de milhares de produtos sem a existência dos caminhões? Se pensarmos bem quase todos os produtos que consumimos diariamente chegaram ao nosso alcance através de um caminhão, sendo assim eles são de suma importância para a economia do país e do mundo.

Os Mais Conhecidos

São muitas as marcas e modelos de caminhões existentes, mas entre estes destacamos o caminhão 1113, presença marcante em estradas e rodovias de nosso país. Este caminhão é um Mercedes-Benz e por muitas décadas esteve a frente dos transportes de carga do Brasil. Mesmo depois de sua produção ter sido encerrada, em meados de 1989, os caminhões 1113 seguiram com forte influencia no mercado, ou seja, as negociações envolvendo este modelo ainda aqueceram o mercado de usados por muitos anos. Com 130 cavalos de potência, o caminhão 1113 tem capacidade para suportar 11 toneladas, além disso, ele se apresenta em diversas estruturas, pipa, baú, carroceria em madeira, basculante, etc., desta forma servindo a várias espécies de carga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caminhões e Carretas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *