Claro que nem todo mundo é mecânico. No entanto, quem conhece bem o assunto sabe que um motor de veículo é formado por uma série de componentes, como cilindros e pistões. Aliás, o artigo a seguir vai abordar um tema interessante sobre essa profissão: como funciona o cabeçote do motor.
Afinal, nem todo condutor conhece esses equipamentos nem seus itens mais básicos. Sendo assim, a leitura fica imprescindível para quem quer entender mais sobre esse sistema e o funcionamento do motor. Dessa forma, você verá como prevenir problemas e estar preparado para entender quando seu veículo der algum problema.
O Que é o Cabeçote do Motor?
Em linhas gerais, cabeçote é a peça situada na parte superior do motor. Na prática, ele em como objetivo principal atuar como uma tampa para esse sistema vital a qualquer meio de transporte. Aliás, o nome dessa peça este baseado na sua localização, visto que ele fica num local que pode ser popularmente chamado de “área da cabeça”.
Em relação a suas principais funções, o cabeçote ajuda a controlar o combustível e o ar que entram e saem pelas válvulas presentes nos cilindros. Para isso, ele fica anexado ao bloco do motor por meio de parafusos. Ou seja, sem essa peça não poderia haver a dissipação do calor.
Como resultado, um motor pode aquecer até parar de funcionar. Em outros casos, ele pode até explodir. Sendo assim, o senso mais comum é que o cabeçote seja confeccionado apenas com matérias-primas especiais.
Afinal, ele precisa suportar altas temperaturas e, assim, evitar casos de superaquecimento. Enfim, por conta do cabeçote você pode rodar muitos quilômetros, mantendo o motor do veículo em funcionamento adequado. Além do mais, apesar de estar situado sobre a câmara de combustão, ele ainda possui válvulas e velas, demonstrando um papel importante no controle de saída e entrada de ar.
Vale lembrar ainda que entre o bloco de cilindros do motor e o cabeçote existe outra peça vital do veículo: a junta do cabeçote. Afinal, é ela que mantém as câmaras de combustão vedadas, permitindo a lubrificação e a refrigeração do motor. Para isso, basta uma manutenção correta dos circuitos de óleo e água. Caso contrário, um superaquecimento pode romper as juntas, resultando em problemas de vedação no motor e a provável perda de potência e comprometimento das partes metálicas.
Como Funciona Um Cabeçote de Motor?
Conforme você já viu, dentro de um cabeçote estão as válvulas de escape e de admissão, controladas por essa peça. Sendo assim, o controle da entrada e da saída de ar do motor e o funcionamento das válvulas é feito pelo cabeçote. Além do mais, ele controla a potência do veículo
Ou seja, quanto mais ar entra pela válvula de admissão do motor e mais rápida sua circulação no interior, maior compressão será gerada pelo motor. Em outras palavras, com um fechamento da válvula de admissão e um cabeçote com abertura de válvula lentos, menos potência você terá no veículo. Em suma, é o cabeçote do motor que garante um melhor desempenho do sistema.
Problemas no Cabeçote do Motor
Em muitos casos, o cabeçote pode apresentar problemas. Assim, o bom funcionamento do motor do seu veículo vai ficar comprometido. Nestes casos, basta investir em reparos por meio de retificações. Assim, procure ficar de olho em certos sinais que indicam que seu cabeçote pode estar com problemas. Sendo assim, note os seguintes sinais:
- Motor está superaquecendo;
- Líquido de arrefecimento baixo;
- Escapamento exala fumaça em excessivo.
Como Funciona a Retífica de Cabeçote
Assim como vários sistemas de um carro, o processo de manutenção de motores pode ser complexo. Isso porque, de acordo com o problema, cada peça vai precisar de um diagnóstico para a definição de qual medida precisa ser tomada. Ainda assim, na maioria dos casos, pode ser inevitável você ter que retificar o cabeçote.
Afinal, estamos falando sobre uma das peças mais exigidas por um motor a combustão. Nesse sentido, é comum muita gente confundir o que retífica de motor e retífica de cabeçote. Para saber mais sobre o assunto, confira a seguir qual a definição de o que é a retífica de cabeçote.
A Retífica de Cabeçote
Primeiro, vale relembrar que o cabeçote é a peça superior do motor. Além do mais, é ele que fecha o sistema é garante praticamente todo o funcionamento. Ou seja, o cabeçote tem muita importância pelas funções que exerce na máquina, como comandar as saídas e entradas de ar e combustível no motor.
Em geral, os motores mais modernos possuem comando de válvulas no cabeçote. Assim, sabemos que o funcionamento do motor é feito pelo comando de válvulas. Dessa forma, em caso de problemas, seu veículo não funcionará corretamente. Enfim, a primeira medida que você precisa tomar para uma retífica correta de cabeçote é procurar um mecânico de confiança para fazer um orçamento.
Afinal de contas, esse profissional precisa avaliar e explicar quais problemas foram verificados. Aliás, no cabeçote os mais comuns são falhas de folga e assentamento. De qualquer forma, esse processo de retífica de cabeçote pode parecer simples. No entanto, exige dos mecânicos uma atenção extra para detectar essas falhas e folgas.
Quando Precisa Retificar o Cabeçote?
Além do conhecer a necessidade de uma retífica veicular, você precisa conhecer quais sinais podem deixar evidente sua necessidade. Em primeiro lugar, vamos começar pelo consumo excessivo de combustível e o baixo desempenho do motor. Sendo assim, quando há consumo e queima de óleo em excesso, seu motor começa a mostrar algo fora do normal.
Aliás, em certas situações seu veículo também vai começar a apresentar falhas de funcionamento. Entre elas, saiba que os cilindros podem não operar de forma correta causando falhas no motor. Assim, isso é provocado pelo desgaste interno de componentes, exigindo a retífica imediata do motor para voltar às condições normais.
Além do mais, esse desgaste ainda pode ser provocado por certas situações, como uma manutenção malfeita ou a falta de manutenção adequada. Na prática, isso quer dizer que há descuido por parte do próprio dono do veículo ou de seu mecânico. Seja como for, fique atento a sinais como:
- Barulhos fortes vindos do motor;
- Escapamento expelindo excesso de fumaça;
- Alto consumo de óleo lubrificante;
- Aumento do consumo de combustível;
- Baixa potência;
- Motor em funcionamento com superaquecimento.
Itens Essenciais Numa Revisão de Carro
Para melhorar a vida útil do seu veículo, além do cabeçote você também precisa manter certas partes do sistema funcionando adequadamente. Na realidade, é a partir de revisões periódicas que seu veículo dura mais. Além do mais, essa é uma forma econômica de mantê-lo em bom estado.
Sem contar que tais procedimentos garantem mais segurança àqueles que o utilizam. Enfim, você sabe quais peças e sistemas precisam ser revisados periodicamente? Para fechar esse artigo sobre cabeçote de motor, confira a seguir alguns itens essenciais que você precisa manter em ordem e dentro de toda revisão.
- Filtro de ar e de combustível;
- Embreagem;
- Freios;
- Óleo do motor;
- Luzes e faróis;
- Arrefecimento;
- Pneus.