Os amantes da navegação esportiva começam a se mobilizar com a aproximação do verão, e sabem o quanto é importante cuidar da manutenção de um motor de popa, pois dele vai depender a segurança de sua navegação. Para evitar imprevistos e contratempos durante os passeios de barco é preciso ficar atento a alguns pequenos cuidados essenciais ao bom funcionamento do motor.
Defeitos ou Descuidos
Muitas vezes não sabemos como surge os defeitos de um motor de popa, pois saiba que a maioria dos problemas decorrem da falta de uso, portanto ligue o motor do seu barco sempre que possível, ou ao menos 1 vez em cada 15 dias. Caso o motor não responda ao tentar ligar observe o manete, este não deve estar engatado, este descuido ocorre com bastante frequência. Verifique se há combustível, parece óbvio, mas é um detalhe esquecido. Observe o óleo e troque-o se necessário.
O Combustível
O uso de aditivos à gasolina são recomendáveis, pois além de melhorar o desempenho de seu barco eles tem a capacidade de prolongar a vida útil dos combustíveis que ficam depositado no tanque. Em caso de motores a diesel recomenda-se a instalação de descontaminadores magnéticos em todas as mangueiras de combustível, pois eles destroem as bactérias que surgem em seu tanque em função da umidade.
Para evitar que o combustivel “envelheça” no tanque, o ideal é manter o seu tanque cheio enquanto o barco estiver sem uso, mas não ultrapasse o período de um mês, desta forma estará evitando a condensação de água e a oxidação dentro do tanque. Quando a água se mistura ao combustível ela pode danificar os sistemas de alimentação de seu motor, além disso ela faz com que o motor apague ou não pegue. Caso o barco vá permanecer seu uso por tempo muito longo recomenda-se o esvaziamento total do tanque.
Revisões
As revisões recomendadas devem ser feitas rigorosamente, e podem ser entre 50 e 200 horas de utilização do motor, de seis em seis meses ou ainda uma ao ano, vai depender das recomendações do fabricante. Desta forma é possível que seja necessária apenas a troca de velas, correias, filtros, graxa nas articulações, spray lubrificante e óleo.
Pintura
Ao surgirem bolhas na tampa, em sua pintura externa ou no próprio motor, pode estar ocorrendo um superaquecimento, neste caso chame um profissional que poderá resolver a situação de forma adequada. Motores de popa devem ser adoçados sempre que retornam de passeios marítimos, ou seja, ligue-o em água doce para que o sal seja retirado de seus sistemas de refrigeração.
Para isso encaixe uma mangueira de água na rabeta, na entrada, mas nunca permita que falte água durante o processo, pois isto fundirá o seu motor. Os motores possuem uma peça chamada anodo de sacrifício, responsável pela absorção da corrosão no motor, esta peça deve ser frequentemente substituída como forma de proteção do motor.