As férias são momentos esperados o ano inteiro. A família inteira pode entrar no carro para seguir viagem. Mas, espere! Será que os procedimentos básicos de inspeção estão em dia no sentido do veículo aguentar a ida e volta sem demonstrar problemas mecânicos ao caminho que podem prejudicar e estressar no roteiro que foi traçado para relaxar.
Existem oficinas mecânicas de grande porte que ofertam serviços de inspeção dos carros para longas viagens, consiste em opção para quem não tem tempo e está com dinheiro disponível para fazer qualquer tipo de reparo que aumente a segurança no veículo.
Quem não fazer a revisão de forma correta não apenas aumenta as chances de gerar acidentes no trânsito como também de receber infrações de trânsitos lavradas por policiais ou das companhias públicas que trabalham no sentido de inspecionar o trânsito em nível estadual.
Quais Principais Tipos de Peças Checadas na Revisão?
1. Caixa de Volante: Necessário ter em mente de que caso exista algum tipo de problema no cubo da direção de ordem analógica ou eletrônica podem acontecer travadas que colocam em cheque a segurança ao virar ao lado nas curvas.
2. Freio: Representa ponto principal a ser revisado antes de seguir com o carro para locais distantes. Conforme aponta parte dos especialistas em frenagem a estrutura precisa ter manutenção em cada dez quilômetros trafegados, valores superiores trazem risco de o sistema falhar ou ficar com desempenho piorado, atrasando o momento de fazer a freada e aumentando as chances de derrapar.
Procure levar o veículo para mecânicos especializados e que são de confiança ao ponto de não recomendar trocar os componentes do freio por inteiro quando o problema acontece apenas por conta das pastilhas de freio que estão gastas.
3. Rodas: Tenha em mente de que inclusive o estepe precisa estar com as medições iguais aos modelos que existem no eixo do carro.
4. Óleo: Outro ponto elementar no que tange o longo tráfego pra viagens distantes. Verifique inclusive se existe vazamento, o que pode representar índice de que o motor está com algo errado cuja necessidade de manutenção deve acontecer de forma imediata para não comprometer o veículo. Verifique também o nível para saber se há quantidade e qualidade para seguir à viagem.
5. Pneu: Não se pode ignorar o valor que existe para esse tipo de manutenção preventiva aos longos trajetos. Não apenas o balanceamento como alinhamento também precisa estar em plenas condições para que não aconteça consumo excessivo de combustível ou desgaste prematuro de partes importantes do veículo.
6. Suspensão: Consiste no sistema que quase nunca precisa de substituição antes de fazer longos trajetos com o carro. Porém, quando há necessidade, condutores precisam preparar o bolso para gastar altos preços com a troca ou manutenção de partes que comprometem o desempenho do sistema. Amortecedores e molas são pontos que não podem ser ignorados nas revisões para viagens.
7. Acessórios de Segurança: Motoristas que não consideram os aspectos possuem o risco de receberem multas se os policiais fizeram vistorias na estrada, fato que não é difícil de acontecer. O extintor precisa estar na validade. Necessária a presença do macaco que funcionar para levantar os carros e trocar o estepe – outro acessório indispensável.
Como Funciona a Inspeção em Concessionárias?
Modo de economizar pelo menos com o orçamento está em inspecionar nas concessionárias oficiais que venderam o veículo. Quando estão dentro do prazo de validade a troca pode sair de forma gratuita. Depois do período promocional, apenas o orçamento não entra no processo de cobrança.
Especialistas apontam que na média existe cerca de trinta itens checados por profissionais especializados, ou seja, existem chances de ter no mínimo uma coisa errada e que precisa de manutenção ou troca para que o carro não demonstre problemas no caminho.
Quais Melhores Períodos a Revisar o Carro Antes de Viajar?
Quem aprecia o fato de economizar para fazer a manutenção não deve investir no serviço ao primeiro ou último mês do ano, período no qual os preços aumento junto com a grande demanda. Como o período de férias no meio do ano não tem longos feriados ao público adulto os valores para revisar antes de viajar caem em níveis a se considerar de forma positiva aos motoristas que querem economia e qualidade.
Quanto Tempo Demora o Checklist?
Especialistas apontam que em média o serviço para revisar o carro de forma completa e conquistar o alvará para viajar com segurança não demora tempo além do que noventa minutos. O tempo não varia em excesso para o caso dos reparos simples. Porém, quando existem problemas sérios aumentam as chances de aumentar o prazo de serviço.
Ao levar em conta que também existe a necessidade de abastecer o tanque com gasolina os motoristas precisam de pelo menos duas horas a deixar o carro pronto para receber a bagagem e seguir viagem.
Não se pode ignorar o fato de que quanto maior o descuido mais chances existem de acontecer problemas no veículo que atrasam o período da revisão pré-viagem. Sem contar que aumenta o prejuízo financeiro em nível a se considerar de forma negativa entre perfis que ambicionam a economia nas finanças pessoais.
Qual a Importância de Fazer Revisão do Carro Antes de Viajar?
A segurança nas pistas consiste no grande ganho ao que tange as revisões que acontecem no sentido de fazer o carro estar preparado para grandes viagens. Não há como as pessoas estarem seguras na parte interna do veículo se que a manutenção das principais peças estarem em dia. Motoristas correm o risco de ter o sistema parado no meio do trafego em locais distantes e isolados, aumentando as chances de prejuízos financeiros.
Sem contar que de acordo com o Código Nacional de Trânsito os motoristas precisam trafegar com veículos que estejam em plenas condições de uso ao existe a possibilidade de receberem multas de trânsito. De acordo com as regras atuais os motoristas perdem cinco pontos na carteira apenas por causa dos extintores de incêndio que estão fora do prazo da validade, ou mesmo por conta do limpador de para-brisa que não funciona de forma correta.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier