A gasolina é cara e motoristas procuram meios possíveis para poupar dinheiro na bomba. Há pessoas que coíbem o uso de combustível Premium ao imaginar que o carro não necessita da substância especial. Certos carros para economizar alguns centavos por galão param no posto de gasolina pirata. Será que o combustível barato danifica o motor? Essa representa dúvida frequente inclusive para o público especialista.
Variações Do Motor
Devido aos avanços na tecnologia do motor, o computador de bordo de um carro é capaz de ajustar às variações inevitáveis em combustível. Na prática, a maioria dos motoristas não vai notar queda no desempenho entre diferentes marcas. Ainda assim, gastar alguns centavos adicionais por litro pode proporcionar paz de espírito para quem acabou de comprar o carro e pretende manter ao maior tempo possível. Pessoas com carros antigos podem não ter problemas com duração e apostam na gasolina parada sem ficar com peso na consciência.
Procure Saber Se Existem Aditivos
O combustível a partir de diferentes postos de abastecimento vem de fonte comum: “Gasolina de base” a partir de refinaria. Trabalhadores misturam aditivos que também servem para limpar o motor e ao mesmo tempo reduzir as emissões. A diferença fundamental é que as grandes marcas colocam maior quantidade na gasolina e afirmam ter ingredientes secretos. A dose-extra é capaz de fornecer nível adicional de limpeza e proteção.
A diferença real está na quantidade de aditivos que se encontram na gasolina. Montadoras e empresas de petróleo acreditam que a quantidade imposta por governo não é suficiente para proteger os motores. Cientistas criaram a gasolina Top. Isso significa que as marcas de gasolina vendem combustíveis que podem oferecer maior conjunto nos níveis de defesa.
Solicitar Testes Reais
Especialistas recomendam que os motoristas olhem no manual do proprietário do carro para ver o que a montadora recomenda e, quando possível, seguir as regras. As pessoas que se preocupam com a qualidade da gasolina solicitam à companhia de petróleo os testes independentes para comprovar as afirmações.
As grandes companhias de petróleo gastam milhões de dólares para convencer os compradores de que o combustível é superior ao criar de anúncios. Por exemplo, quem compra gasolina especial da Shell, por exemplo, se consegue acúmulo de “gosma” que protege o motor conforme as promessas de publicidade.
Palavras De Especialistas
Pergunte a qualquer mecânico de automóveis e a maioria vai concordar que o combustível “barato” pode diminuir o desempenho, a economia de combustível e causar problemas no sistema de injeção de combustível. Compreender os benefícios do uso de um combustível ajuda nas escolhas corretas e baratas no futuro. Isso porque especialistas também apontam existir gasolina boa e com preço acessível.
Principais Prejuízos
De fato, combustíveis que não atendem qualidade máxima contêm níveis baixos de detergentes que podem levar ao acúmulo de carbono em torno dos injetores de combustível e válvula de admissão. Danifica o catalisador ou exige reconstruir a cabeça do cilindro. Esse fato dificulta o poder do sistema de combustível e veículos com perda de potência, problemas de arranque, marchas lentas irregulares, emissões, maiores e menor economia de combustível.
Quem usa de forma regular combustível barato deve considerar serviço de limpeza do motor sugerido para os veículos não sofrerem no desempenho por causa do excesso de carbono.
Os serviços indicados utilizam líquidos de limpeza para as zonas com danos para despir os níveis de depósitos e restaurar o desempenho. Independente do tipo de combustível, a prática beneficia o desempenho do veículo.
Segredo De Octanagem
Encha o tanque de gasolina de baixa octanagem, ou que se apropria ao carro. A não ser que carro requeira gasolina Premium, encher com alta porcentagem representa desperdiçar dinheiro. Gasolina cara não aumenta a economia de combustível ou desempenho dos carros.
Se não tiver a certeza de qual grau de combustível funciona melhor para o seu carro procure abrir o manual do proprietário e tirar as dúvidas. Tenha em mente de que o combustível evapora do tanque de gasolina se tiver fuga no sistema.
Local Da Sombra
Pare sempre na sombra. O sol quente de verão que faz o interior do carro se sentir como uma sauna também prejudica o combustível do tanque. Se deixar o automóvel no sol vai haver maior quantidade de chances de acontecer emissões evaporativas do que ao estacionar em local fresco. Estacione o carro ao lado de um edifício ou embaixo da árvore sempre que possível.
Pressão De Pneu
Verifique a pressão dos pneus uma vez por mês. Compre um medidor digital e mantenha em seu porta-luvas. Compare a pressão dos pneus com a pressão que se recomenda nas listas no manual do proprietário. Em seguida, encha os pneus, conforme os valores necessários. Certifique de verificar a pressão quando estiverem frios. Um bom momento está no início da manhã, depois do carro ficar em estado ocioso durante a noite.
Dicas Para Economia De Combustível
Mantenha o motor afinado. Carro que está fora de sintonia aumenta o consumo de combustível em cerca de quatro por cento, na média. Então não se esqueça de dar ao seu carro manutenções constantes.
Substitua os filtros de ar. Mantenha um olhar atento sobre o filtro do motor. Trocar o filtro de ar entupido melhora a milhagem de gasolina em até dez por cento. Consiste em boa ideia verificar o filtro de ar a cada troca de óleo, conforme aponta grande parte dos especialistas.
Use o óleo de forma certa. Possível melhorar o consumo de combustível do carro entre um a dois por cento. Utilize grau que o fabricante do óleo de motor recomenda e não economize na manutenção, visto que o desempenho depende dela.
De Olho Nos Aditivos
Fique com a atenção em dobro quanto à quantidade de aditivos que se encontram na gasolina. Montadoras e empresas de petróleo acreditam que a quantidade imposta pelo governo não é suficiente para proteger os motores. Isso significa que as marcas de gasolina vendem combustíveis que oferecem melhores níveis de proteção, cabe aos consumidores iniciar pesquisa e escolher de acordo com as necessidades do carro.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier