Como Preparar o Carro Para a Inspeção Veicular?

Estatísticas do DENATRAN apontam cerca de trinta por cento dos veículos reprovados nos testes da inspeção veicular na média por ano, fato que irrita parte das pessoas que querem estar de acordo com a lei sem perder maior tempo com nova agenda para revisar.

Motor e Inspeção Veicular

Talvez seja o principal ponto a se considerar na hora da inspeção veicular.  Verifique o nível de sujeira que existe na superfície e procure limpar os vestígios. Os cabos de vela que não estão dentro do prazo de validade poluem em nível alto e contra os limites para poluir a atmosfera de acordo com as leis ambientais da cidade.

Não se trata apenas da questão ambiental como também da segurança para quem está dentro do carro. Quando as velas estão velhas existem ricos do motor explodir. A vela tem o trabalho de atuar na câmara de combustão e quando deixa de estar em condições ideais não conseguem passar na avaliação dos mecânicos.

Coloque o ouvido para trabalhar no sentido de encontrar ruídos, tenha em mente de que apenas estão regulares os motores que trabalham sem fazer barulho. Por esse motivo que também representa ponto vital regular as válvulas de acordo com a demanda do carro. A regulagem precisa acontecer também para evitar com que o óleo vaze para fora da estrutura veicular.

Substituir Filtros

Outro ponto que faz reprovar por causa de motoristas que não possuem memória boa está no conjunto de filtros do carro. Todos os tipos precisam de troca para garantir a nota que aprova na inspeção. Na prática apenas existe pontos a ganhar, visto que a nova estrutura melhora o trabalho nas pistas. Ao pisar no acelerador se pode notar a diferença.

De Olho No Escapamento

O sistema que serve para exaustar o carro precisa estar em condições perfeitas para funcionar e não reprovar na hora de inspecionar. A atenção deve se ater em principal por causa dos vazamentos. Além de oferecer condições perfeitas também precisa ser original.

Qualidade Do Óleo

Substituir o óleo poucos dias antes da data para inspecionar o veículo pode ajudar a trazer resultados melhores nas análises dos mecânicos com licença para atuar e investigar o nível poluente que existem nos carros que trafegam por São Paulo. Procure por aditivos no mercado que servem para diminuir fumaças.  Aproveite ainda a função de detergente e deixe a estrutura do motor livre de impurezas.

Dicas Para Preparar o Carro à Inspeção Veicular  

  1. Procure a oficina mecânica e solicite a revisão de acordo com as principais buscas dos agentes da inspeção veicular;
  2. Converse com amigos para saber se existiram problemas com os carros na hora de inspecionar;
  3. Busque informações oficiais nos sites do poder público para saber sobre as estatísticas, caso do DENATRAN, por exemplo;
  4. Não se esqueça de analisar como estão as condições do conjunto no freio e troque caso qualquer componente esteja perto de expirar o limite máximo. Trocar as pastilhas pode ser o bastante, mas em outros casos também existe a necessidade de substituir o disco.
  5. Necessário verificar o estado do amortecedor, responsável por deixar os pneus grudados na pista e por consequência trazer maior equilíbrio para quem comanda o volante;
  6. Dica que não pode ser esquecida está em colocar novo óleo para lubrificar os motores. Aproveite a força de detergente que existe no produto para fornecer vida à motorização;
  7. Os pneus também precisam de troca imediata para atender os pontos de defesa aos condutores e condutoras.

Preparar As Peças Do Carro Para Inspeção Veicular

Apenas porque o catalisador funciona sem problema aparente o carro não vai passar por inspeções sem ter problemas. Isso acontece porque os agentes públicos também se preocupam com outros pontos. O sistema de injeção irregular também reprova, assim como as velas fora da validade, responsáveis por danificar o meio ambiente e a saúde do povo.

Nos carros populares os principais itens inspecionados são: Freios, condições da lataria, conjunto da suspensão, estrutura do sistema elétrico, motores e pneus. Se assegure de que todas essas peças estejam em condições perfeitas de uso para não reprovar na hora de inspecionar o veículo, esse representa ponto elementar para não perder tempo.

Na prática o governo não planeja saber o nível mecânico e se as peças funcionam bem ao implantar necessidade de existir inspeção veicular. Na prática apenas procuram vestígios de fontes poluentes à atmosfera.

Adiantar o IPVA e Inspeção Veicular

De acordo com as regras oficiais as pessoas que resolveram antecipar o licenciamento recebem o certificado, mas não possuem a isenção da regra. Ou seja, ao antecipar o IPVA se faz preciso seguir o calendário de forma oficial para inspecionar o carro. Conforme as regras, proprietários sem inspeção veicular não podem licenciar no próximo ano. Sem contar que aumentam as chances de acontecerem problemas caso os fiscais descubram que as obrigações ambientais estão irregulares.

Cuidados Extras Na Inspeção Veicular!

Por vezes tomar as medidas necessárias para deixar o veículo ideal para ser inspecionado pode não resultar no ponto ideal, momento no qual os motoristas precisam buscar serviços de especialistas para saber ao certo o principal problema de poluição do carro. Caso não conheça a mecânica automotiva ao fundo procure não arriscar ao desmontar as peças.

Outra dica que os especialistas recomendam está em aquecer o motor do carro antes de passar no processo. Esse fato faz com que o veículo tenha menores chances de morrer na hora de iniciar a partida. Quando a estrutura está quente a gasolina traz melhora no processo que faz queimar a energia para ligar o carro.

Procure deixar o veículo sem excesso de peso na hora de fazer a inspeção, os valores adicionais podem trazer influência negativa para os resultados. Caso os freios não estejam em condições ideais procure reagendar nova data para inspecionar e correr menos riscos de reprovar. Troque os pneus, em principal quando estiverem com a aparência velha. Procure ajustar a suspensão, caso esteja desregulada os mecânicos do governo podem não aprovar o carro.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *